Romeu Zema participa de lançamento do planejamento estratégico da Polícia Civil de Minas Gerais
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Romeu Zema participa de lançamento do planejamento estratégico da Polícia Civil de Minas Gerais

Romeu Zema participa de lançamento do planejamento estratégico da Polícia Civil de Minas Gerais

Plano que traça diretrizes para os próximos cinco anos pretende ampliar transparência e aprimorar atendimento e proteção ao cidadão

Belo_Horizonte_MG, 12 de Novembro de 2020
O Governador de Minas Gerais Romeu Zema participa da Cerimônia de Lançamento do Planejamento Estratégico da Polícia Civil de Minas Gerais
Foto: Pedro Gontijo / Imprensa MG

O governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (12/11), do lançamento do planejamento estratégico 2020-2025 da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). O plano contém as diretrizes da instituição para os próximos cinco anos e foi entregue pelo chefe da Polícia Civil, delegado Wagner Pinto, e os 12 conselheiros da instituição.

As iniciativas abrangem a racionalização dos procedimentos internos para maior agilidade, qualidade da atuação e maior alinhamento e interação com a sociedade.

O governador Romeu Zema destacou a importância das diretrizes para nortear o trabalho da segurança.

“É uma satisfação enorme saber que a Polícia Civil tem essa preocupação e está fazendo algo tão importante como este planejamento estratégico. Também é muito bom saber que temos todo esse aparato estruturado para que a instituição saiba o caminho que seguirá. Isso está dentro do contexto de melhoria e mais eficiência da máquina que nós tanto precisamos”, afirmou.

Resolutividade de crimes

Zema também ressaltou que o plano vai ao encontro do esforço do Executivo para fortalecer a segurança pública no Estado.

“Com toda certeza, o planejamento está focado em maior resolutividade de crimes, em melhorias das operações, e isso tudo vai refletir para o cidadão. É o que nosso governo tem procurado”, disse.

Neste ano, o governador nomeou 112 escrivães e 25 delegados, que concluíram o curso de formação no mês de abril. Em 2019, houve a formatura de 520 novos investigadores para ampliar o efetivo da instituição.

Serviço à população

O delegado Wagner Pinto enfatizou a importância desse apoio para melhorar o serviço oferecido à população.

“Agradeço ao governador e ao vice-governador por essa sensibilidade e preocupação em relação à situação da Polícia Civil do Estado de Minas. Para nós, policiais civis, é de suma importância a modernização e reestruturação para que possamos fazer trabalho de excelência e investigação criminal de qualidade. Nosso principal objetivo é continuar contribuindo com a redução dos índices de criminalidade”, afirmou.

Também participaram da entrega o vice-governador, Paulo Brant; o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet; o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), general Mario Araujo; o controlador-geral do Estado (CGE), Rodrigo Fontenelle; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel Rodrigo Sousa; entre outras autoridades.

As 10 diretrizes definidas no plano

1 – Fomentar a cultura de gestão estratégica e governança: Criar e implantar ferramentas, procedimentos, metodologias e modelos de gestão para direcionar, monitorar e avaliar o desempenho institucional.

2- Fortalecer a gestão de processos: Racionalizar os processos internos da organização em todos os níveis desde sua identificação até seu mapeamento, diagnóstico e aperfeiçoamento.

3- Desenvolver competências e valorizar o servidor: Avaliar o mérito profissional e valorizar o corpo funcional, motivando todas as categorias e formando um grupo coeso e de alto desempenho.

4- Garantir a utilização oportuna e sustentável dos recursos logísticos e financeiros: Racionalizar o emprego do patrimônio e dos recursos materiais da instituição. Inclui o acompanhamento e controle sistemáticos dos processos de aquisição de bens e serviços, bem como da execução dos contratos, agindo de forma proativa e preventiva.

5- Aprimorar os instrumentos de monitoramento e avaliação de resultados: Definir metodologias e adotar medidas destinadas à construção de indicadores para acompanhamento e avaliação dos resultados das iniciativas desenvolvidas, contribuindo para superar déficit de dados, indicadores e informações sobre segurança pública.

6- Fortalecer a gestão do conhecimento: Desenvolver, sistematizar e disseminar os conhecimentos, habilidades e práticas dos servidores.

7- Ampliar a transparência na gestão pública: Adotar ações de prevenção, orientação, detecção e supervisão das atividades, visando ao estabelecimento de ferramentas de controle abrangentes e razoáveis para apuração de desvios de conduta, bem como de prestação de contas à sociedade.

8- Aprimorar e ampliar o atendimento e a proteção ao cidadão: Elevar o índice de satisfação do cidadão com os serviços prestados pela PCMG. Inclui o desenvolvimento e implantação de melhorias nos protocolos de atendimento ao cidadão, especialmente às populações vulneráveis.

9- Fortalecer a imagem institucional: Aumentar a credibilidade institucional, a proteção da imagem, defesa e segurança institucionais.

10- Garantir que a investigação criminal e seus resultados sejam oportunos: Elucidar infrações penais de forma técnica e célere, assim como exercer com excelência as funções de polícia judiciária.

Fotos: Pedro Gontijo / Imprensa MG

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