Fhemig conquista 2º lugar em sua primeira participação no FestQuali
Minas Gerais

Fhemig conquista 2º lugar em sua primeira participação no FestQuali

Fhemig conquista 2º lugar em sua primeira participação no FestQuali

Projeto #AcreditaFhemig é destaque em categoria que premia experiências profissionais em gestão da qualidade

O projeto #AcreditaFhemig alcançou a vice-liderança na primeira edição do prêmio do Festival da Qualidade e Inovação (FestQuali), realizado no início do mês em Curitiba, com a soma dos pontos obtidos na avaliação da comissão científica, defesa e votação popular.

Responsável pela apresentação do projeto, a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Qualidade da Fhemig, Izabella Bini, conta que o incentivo do festival aos profissionais da qualidade e às experiências no setor motivou a inscrição da Fhemig. Segundo ela, participar do FestQuali permitiu ao projeto ser avaliado por outros olhares e também ser divulgado, a fim de estabelecer parcerias.

“Recebemos com muita satisfação o resultado. Nos certificamos que estamos no caminho certo e que o projeto tem grande potencial. Além disso, ampliamos sua divulgação uma vez que, agora, ele está nas plataformas do FestQuali, o que pode contribuir para sua execução. Também fizemos alguns contatos de possíveis parcerias, que já estão se desdobrando em conversas e reuniões”, afirma.

Cultura da qualidade 

Para unir a oportunidade da acreditação à necessidade de resoluções rápidas e assertivas na gestão pública, foi criado o projeto #AcreditaFhemig. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Qualidade, a escolha pela acreditação valida os esforços da Rede Fhemig, ao longo dos anos, para alcançar uma gestão mais eficiente e reforça o compromisso de estabelecer a cultura da qualidade, no médio e longo prazos. Confirma, também, o empenho para a melhoria contínua, e de forma integral, dos processos da instituição.

“A possibilidade de parceria com entidades sem fins lucrativos é uma opção potencialmente favorável à operacionalização das políticas, com autonomia e flexibilidade na atuação estatal, e foco em mais eficiência na prestação dos serviços”, ressalta.

Izabella Bini esclarece que a Fhemig vai realizar as adequações que forem necessárias à celebração do contrato de parceria, para que suas unidades sejam acreditadas, de modo a fortalecer seu compromisso com a assistência ao cidadão-paciente, “que é a razão de sua existência”, pontua.

Segurança e confiabilidade 

Gestão da Qualidade é um conjunto de estratégias e ações adotadas, de forma coordenada e sistematizada, para melhorar, continuamente, os produtos e processos das instituições. Tem como fundamento a padronização, o monitoramento, a melhoria contínua e a satisfação do cliente.

“Quando pensamos no setor da saúde, é importante lembrar que estamos lidando com o que temos de mais precioso: a vida. Por isso, a Fhemig tem buscado implantar práticas de sucesso, experimentadas por entes públicos e pela iniciativa privada, com o objetivo de garantir um atendimento sistematizado, seguro e eficiente à população”, reforça Izabella.

A literatura especializada e as boas práticas mostram que a gestão da qualidade leva ao amadurecimento assistencial e administrativo, e confere mais segurança e confiabilidade aos processos, com melhor gerenciamento dos riscos e busca de soluções de contingenciamento, com impacto direto na assistência prestada ao paciente.

Práticas inovadoras 

O Núcleo de Qualidade, desde sua criação em 2020, e mesmo antes, como Serviço de Acreditação, monitora o que há de novo no mercado da saúde, visando trazer para a Fhemig práticas inovadoras para aprimorar o desempenho institucional.

A acreditação busca, por meio de padrões e requisitos definidos previamente, promover a qualidade e a segurança da assistência. As ações do #AcreditaFhemig visam, ainda, melhorar as condições de trabalho dos servidores e o atendimento à população.

O projeto requer um modelo de gestão para resultados, focado na eficiência e nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Daí a importância de parcerias com entidades sem fins lucrativos para obter e manter a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) pelas unidades assistenciais integrantes do projeto.

FestQuali 

O FestQuali busca promover e disseminar as melhores práticas, além de auxiliar e impulsionar os profissionais da qualidade. Atualmente, é o maior movimento de incentivo à qualidade no Brasil.

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu, em 1990, a segunda quinta-feira do mês de novembro, como “Dia Mundial da Qualidade”.

Promovida pelo Chartered Quality Institute (CQI) – órgão profissional do Reino Unido para especialistas na melhoria da qualidade do produto, projeto e serviço – a data tem o objetivo de destacar a importância da qualidade para a produtividade e a competitividade das instituições, como também para o desenvolvimento das pessoas e dos países.

Minas Gerais

Mais notícias da Categoria Minas Gerais

Bombeiros de Minas Gerais realizam mais de 1 mil salvamentos no RS

Bombeiros de Minas Gerais realizam mais de 1 mil salvamentos no RS

Portal Araxá 10/05/2024
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)

Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)

Portal Araxá 03/05/2024
Governo de Minas amplia investimentos na área da saúde da mulher

Governo de Minas amplia investimentos na área da saúde da mulher

Portal Araxá 03/05/2024
Governo de Minas repassa R$ 180 milhões para escolas estaduais

Governo de Minas repassa R$ 180 milhões para escolas estaduais

Portal Araxá 03/05/2024
MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

Portal Araxá 02/05/2024
Painel Indicadores do Sisema passa a monitorar ações de reflorestamento em Minas

Painel Indicadores do Sisema passa a monitorar ações de reflorestamento em Minas

Portal Araxá 02/05/2024