Campanha Vestibular 2019
Alunos de escolas públicas se destacam no concurso de redação do Fliaraxá
Educação

Alunos de escolas públicas se destacam no concurso de redação do Fliaraxá

Alunos de escolas públicas se destacam no concurso de redação do Fliaraxá

A participação dos estudantes no Festival Literário confirma que o evento tem contribuído para promover a formação de novos leitores e escritores

O Festival Literário de Araxá, o Fliaraxá em sua sétima edição reuniu na cidade dezenas de escritores de várias partes do Brasil e do exterior. Promovido de 27 de junho a 1° de julho, trouxe centenas de visitantes que prestigiam o evento com seus debates, mesas redondas, palestras, apresentações musicais e teatrais, aliadas á cultura e gastronomia. O Festival ofereceu espaços e atividades para todas as idades, leitores e famílias.

A prefeitura como parceira do evento participou ativamente da programação. O Núcleo de Incentivo à Leitura, da Secretaria Municipal de Educação participou de contação de histórias, a secretária de Educação Gessy Glória Lemos, conversou com o público através de uma mesa redonda sobre educação ambiental. Ela aproveitou para divulgar os projetos desenvolvidos nas escolas ou em parceria, para fortalecer nos alunos a consciência sobre a importância da preservação ambiental. No sábado, 29, uma das atividades de maior destaque para os alunos das escolas públicas e particulares de Araxá. A entrega da premiação do Prêmio de Redação Maria Amália Dumont. O concurso este ano trouxe como novidade a separação por faixa etária. Foram três as categorias: de 09 a 11 anos; 12 a 14 anos e 15 a 18 anos, com premiação de mil reais para o primeiro lugar e setecentos reais para o segundo, em dinheiro, por categoria. O prêmio de redação procura incentivar a escrita, revelar novos talentos e promover a leitura.

O idealizador do Fliaraxá, Afonso Borges, afirma que o Festival é feito para as pessoas de Araxá, se vier alguém de fora, faz bem visita a cidade. Ele ressalta que são inúmeras ações dentro do evento e entre tanta coisa destaque para o Prêmio de Redação. Afonso considera a entrega dos prêmios muito importante porque consegue mobilizar através da Secretaria de Educação quase 4 mil alunos de 29 escolas a escrever. “A escrita exige leitura, a leitura conduz e é a única forma de fazer uma ligação direta com cidadania. Estamos fazendo em Araxá uma experiência inédita no Brasil e não precisaremos fazer grandes pesquisas. Daqui a pouquinho a gente vai ver essas crianças e esses jovens assumindo posições importantes por aí”, reforça.

Segundo a secretária de Educação, Gessy, esse é um festival importantíssimo para Araxá, traz para os alunos e para a cidade escritores de renome e isso faz com que desperte nos estudantes o gosto pela leitura, o gosto pelos livros, contribui com um trabalho que a Secretaria vem fazendo diariamente. Ficamos orgulhosos, principalmente quando vemos os vencedores do concurso alunos de escolas mais distantes do centro cidade que são a Romália Porfírio de Azevedo Leite, instalada no Bairro Max Neumann e Aziz J. Chaer, no Orozino Teixeira. É uma demonstração de que os estudantes recebem o mesmo tratamento, o mesmo desenvolvimento pedagógico que todas as outras escolas que são centrais”, destaca.

Entre os homenageados no festival, as escritoras Marina Colasanti e Ana Maria Machado que participaram da entrega da premiação do concurso e elogiaram a iniciativa. A escritora Ana Maria Machado disse achar muito bom o concurso porque mobiliza a comunidade em torno de um objetivo que é muito positivo, o desenvolvimento da escrita. “Para qualquer coisa que você for fazer na sua vida você precisa saber escrever, defender seu ponto de vista, argumentar, apresentar suas ideias. É fundamental para a cidadania, que todo mundo possa escrever bem, claro e direito”.

Já a escritora Marina Colasanti aproveitou para fazer um pedido, que as ações de incentivo à leitura não se reduzam ao momento da feira e que as ações contaminem as cidades que abrigam os festivais literários. “Eu gostaria que a escrita não fosse só na hora do concurso, que a escrita fizesse parte do cotidiano das nossas escolas. É importante uma reflexão hoje sobre a escrita que continua sendo necessária, coisa que os jovens tendem a esquecer”, desabafa.

Como incentivadora do Fliaraxá, Maria Amália Dumont, que dá nome ao Prêmio de Redação, conta que se sente muito honrada em ter seu nome no projeto, mas sua maior alegria é ver o crescimento da formação de escritores e leitores na cidade. “Fico muito feliz. Quando a gente começou tinha umas crianças que hoje são jovens. Vemos que valeu a pena, a semente que nós plantamos está florescendo”, comemora.

Para a presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto, Régia Côrtes, o Festival já é um evento maravilhoso, atrai visitantes e autores do Brasil e do exterior. Virou referência nacional e tem divulgado Araxá na grande mídia, uma vez que a cidade recebeu jornalistas de diversas cidades brasileiras. “O maior objetivo do Fliaraxá é sem dúvida fazer um trabalho com as crianças e adolescentes, promover transformação e ele vem confirmando isso a cada ano. O evento tem contribuído com a construção e formação de um público que com certeza irá transformar Araxá nesta próxima década”.

Vencedores do Prêmio de Redação

Categoria de 9 a 11 anos

1° – Maria Vitória de Paula Ferreira, 11 anos, 6ª série – E. M. Professora Romália Porfírio de Azevedo Leite

2° – Rafaela Fernandes Balduino, 10 anos, 5ª série – E. E. Dr. Eduardo Montandon

Categoria de 12 a 14 anos

1° – Alexandre Porfírio Magriotis , 13 anos, 8ª série – Colégio Atena

2° – Yasmin Abadia Rodrigues de Oliveira, 14 anos, 9° ano – E.M Aziz Jota Chaer

Categoria de 15 a 18 anos

1° – Jordana Cárita de Oliveira Borges, 18 anos, 2° ano – E. E. Vasco Santos

2° – Ana Luiza Ribeiro Ferreira, 17 anos, 3° ano – Colégio Atena

Prefeitura Banner Prestação de Contas
Educação

Mais notícias da Categoria Educação

Prefeitura de Araxá abre cadastro escolar na rede municipal de ensino

Prefeitura de Araxá abre cadastro escolar na rede municipal de ensino

Portal Araxá 16/11/2018
UNIARAXÁ recebe Selo de Instituição Acessível

UNIARAXÁ recebe Selo de Instituição Acessível

Portal Araxá 13/11/2018
Prefeitura entrega uniformes para adolescentes do Programa Casa do Pequeno Jardineiro

Prefeitura entrega uniformes para adolescentes do Programa Casa do Pequeno Jardineiro

Portal Araxá 12/11/2018
Publicada resolução que define o calendário escolar de 2019 para as escolas estaduais

Publicada resolução que define o calendário escolar de 2019 para as escolas estaduais

Portal Araxá 12/11/2018
Feira do Conhecimento do Atena recebe centenas de visitantes

Feira do Conhecimento do Atena recebe centenas de visitantes

Portal Araxá 09/11/2018
Sempre Um Papo marcou a Parada da Leitura no UNIARAXÁ

Sempre Um Papo marcou a Parada da Leitura no UNIARAXÁ

Portal Araxá 08/11/2018