Guiatel
Arquitetura moderna marca a construção de duas novas escolas
Educação

Arquitetura moderna marca a construção de duas novas escolas

Arquitetura moderna marca a construção de duas novas escolas

As unidades de ensino instaladas nos bairros Vila Silvéria e Pão de Açúcar IV devem ser entregues para a comunidade no segundo semestre

Duas novas escolas serão sendo entregues até o fim do mês de junho para a população de Araxá. A construção das unidades é uma antiga reivindicação das famílias. A previsão é de que no segundo semestre, os alunos já sejam instalados nas escolas municipais Agar de Afonseca e Silva, no bairro Pão de Açúcar IV e Alice Moura, no Vila Silvéria.

De acordo com o Secretário de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Sebastião Donizete de Souza, a Escola Municipal Alice Moura ficou muito bonita, vai contar com um prédio que chama a atenção. “É uma escola que existe há muitos anos e é uma solicitação antiga de toda a comunidade, de todas as pessoas que têm seus filhos estudando na unidade de ensino. A obra representa a realização de um sonho, a concretização de um desejo de muitos anos atrás”, afirma.

Sebastião informa que na Alice Moura foram gastos R$ 4.707.102,79. As obras começaram em julho de 2017, o prédio tem 3 andares sendo 2.895,82m² de área construída. São 12 salas, laboratório de informática, biblioteca, sala de recurso (para atender crianças da inclusão), 2 salas multiuso, 1 sala de artes, 1 sala de reforço, secretaria, salas de supervisão, professores, direção, cozinha, refeitório, despensa de alimentos, depósitos, lavanderia, área de resíduos sólidos, estacionamento, área de carga e descarga, elevadores, banheiros adaptados, vestiários, escovário, trocadores, área livre para recreação, quadra poliesportiva, pátio coberto e jardim.

A unidade de ensino que funciona atualmente nas dependências do Uniaraxá com 239 alunos, na sede própria, terá mobiliário novo e atenderá 300 crianças do 2° período da Educação Infantil e do Ensino Fundamental séries iniciais do 1° ao 5° ano, com idades entre 6 e 10 anos.

O Secretário adianta que além da escola, a região deve contar em breve com uma praça e com o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Dom Pixote cuja licitação está sendo concluída. Um conjunto de três obras, projeto moderno dando uma nova visão, uma nova roupagem para todo o bairro. “Além da importância de se oferecer uma escola moderna para o funcionamento da educação, o objetivo do prefeito foi trazer uma nova arquitetura para aquela região da Vila Silvéria. A arquitetura da escola Alice Moura vai mudar o perfil arquitetônico daquele setor”, ressalta Sebastião.

A Administração Municipal também está entregando uma nova escola no bairro Pão de Açúcar IV. De acordo com o Secretário, é também uma escola de arquitetura moderna e necessária, num setor que já conta com várias moradias nos bairros Pão de Açúcar III, IV e V. “A escola também é uma reivindicação dos moradores diante de uma necessidade instalada no local, depois que a prefeitura construiu o Cemei Querobina Gomes Borges, no bairro. A obra é muito importante, vai atender a população carente de toda aquela região”, salienta.

A escola Agar de Afonseca e Silva começou a ser construída em agosto de 2016, obra que sofreu atrasos por causa de adaptações no projeto que precisaram ser analisadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Foram investidos R$ 1.505.000,00 na construção de seis amplas salas de aula, almoxarifado, arquivo, salas de diretoria, secretaria e de professores, sanitários, cozinha, despensa, depósito, área de serviço, vestiários, gás, lixo e reservatório de água, pátio e passarelas cobertos, muro de alvenaria estruturada no entorno de toda a escola, passeios de concreto, passarelas de acessos de pedestre, de veículos e de circulação interna, calçada pública e área livre para recreação.

São 868,00m² de área construída e a previsão é de atender 240 alunos da educação infantil. Vai receber estudantes do 1° e 2°período, com 4 e 5 anos; do Fundamental vão atender as séries iniciais, alunos do 1° ao 5° ano, com idades que variam de 6 a 10 anos.

Para a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Selma Maria de Oliveira, a construção das duas escolas demonstra a importância e o compromisso da Administração Municipal com a comunidade. “Oportuniza a oferta de dependências físicas de qualidade para o atendimento da educação. Também oferece aos alunos um ambiente agradável para a construção da aprendizagem”, destaca.

Escola Alice Moura

Escola Agar

Portal Araxá- Anuncie aqui – Super banner
Educação

Mais notícias da Categoria Educação

“Pimentas Nucleares” estão sendo cultivadas no UNIARAXÁ

“Pimentas Nucleares” estão sendo cultivadas no UNIARAXÁ

Portal Araxá 21/02/2019
Com recursos do Estado garantidos, prefeituras do Triângulo retomam início das aulas ainda em fevereiro

Com recursos do Estado garantidos, prefeituras do Triângulo retomam início das aulas ainda em fevereiro

Portal Araxá 15/02/2019
Equipe retorna do Projeto Rondon com grandes resultados

Equipe retorna do Projeto Rondon com grandes resultados

Portal Araxá 13/02/2019
Utramig lança editais para contratação de bolsistas do Pronatec

Utramig lança editais para contratação de bolsistas do Pronatec

Portal Araxá 08/02/2019
Candidatos na lista de espera do Sisu começam a ser convocados

Candidatos na lista de espera do Sisu começam a ser convocados

Portal Araxá 08/02/2019
Começam as Aulas no UNIARAXÁ

Começam as Aulas no UNIARAXÁ

Portal Araxá 07/02/2019