PI de Maio | Pref. Araxá – IPTU
Aumento de carga de energia elétrica no Distrito Industrial é solicitada por Fabiano
Política

Aumento de carga de energia elétrica no Distrito Industrial é solicitada por Fabiano

Aumento de carga de energia elétrica no Distrito Industrial é solicitada por Fabiano

Vereador se reuniu com Presidente da Câmara Setorial do DI para debater o problema

Um problema antigo, que prejudica as empresas que estão instaladas no Distrito Industrial de Araxá, inviabiliza a vinda de novos empreendimentos para o espaço e acaba impedindo a geração de mais empregos, foi novamente abordado na Câmara Municipal. O aumento da carga de energia elétrica que chega ao Distrito foi debatido na tarde dessa terça-feira (19), na Tribuna da Casa Legislativa, por meio de uma indicação enviada pelo Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB).

Na Reunião Ordinária desta terça-feira, Fabiano enviou à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), com a assinatura de todos os parlamentares, a solicitação para que o estudo e a viabilidade da ampliação da carga seja providenciada, a fim de evitar os problemas, que de forma recorrente, tem atingido às industrias instaladas no DI de Araxá há algum tempo.

“A falta de carga suficiente para alimentar as empresas é constante. Há quedas rotineiras de energia, prejuízos com máquinas que se queimam e claro, prejuízo na produção. Só no último final de semana, duas empresas não puderam trabalhar e acumulam milhares de reais em prejuízos”, destacou o parlamentar. As indústrias instaladas no Distrito geram cerca de 1800 empregos diretos e milhares indiretos.

A melhoria do sistema de fornecimento de energia elétrica vai facilitar a atração de novos empreendimentos, já que essa situação tem sido um entrave e um desafio. “A Câmara Municipal de Araxá soma forças com a Câmara Setorial, o Poder Público e o Deputado Bosco, atestando também essa prioridade urgente em Araxá”, disse Fabiano.

Conselho Tutelar precisa de um novo carro

Um dos principais órgãos de defesa da criança e do adolescente em Araxá, o Conselho Tutelar, precisa de um novo carro para prestar os serviços diários que são realizados pelos conselheiros em todos os Bairros de Araxá. “Nos reunimos com os conselheiros, que nos relataram diversos problemas com o carro, que precisa urgentemente ser trocado, já que o atual não oferece as condições necessárias de segurança. O carro chega a circular mais de 200 quilômetros por dia, transportando crianças e adolescentes dia a noite”, explicou o Vereador Fabiano.

A solicitação de estudo foi destinada ao Secretário de Ação e Promoção Social, Moisés Cunha. Junto ao pedido, um relatório assinado pelo Conselho Tutelar, informando a situação do carro. Segundo o documento, o veículo está com pneus carecas, sistema de freio falhando, problemas na suspensão e motor, e inclusive, quase se envolveu em acidente por conta da situação precária. “Anexamos relatório do próprio Conselho que atesta esta necessidade. Contamos com a sensibilidade do Poder Público”, ressaltou.

Limpeza urbana e melhoria da iluminação

A limpeza urbana foi outro tema abordado pelo Vereador nessa terça-feira. Em uma indicação destinada ao Secretário de Serviços Urbanos, Marco Antônio Rios, Fabiano solicitou uma atenção especial com uma Área de Preservação Permanente (APP) do Bairro Guilhermina Vieira Chaer, que está tomada pelo mato e tem incomodado moradores do Condomínio Parque dos Pássaros, espaço residencial vizinho à APP. Animais peçonhentos têm saído da área e invadido o condomínio e o mato está acima do muro que delimita o residencial. A indicação pede que a limpeza seja providenciada.

Ainda, Fabiano solicita um estudo para a troca das lâmpadas de vapor de mercúrio por LED em dez postes de iluminação na localidade. Oito estão no Condomínio Parque dos Pássaros e outros dois, em frente a portaria principal. A troca visa proporcionar mais segurança aos moradores, funcionários e usuários. O residencial tem nove torres prontas, com cerca de 108 apartamentos no total e em torno de 400 moradores. Junto a indicação, Fabiano enviou um documento produzido pela direção do Condomínio, com assinaturas de moradores endossando a reivindicação.

Outros assuntos

Indicação – Ao Secretário Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, Doutor Élvio Bertoni, para que sejam colocadas, nas vias já denominadas pela Câmara Municipal de Araxá, as placas correspondentes, facilitando assim, a localização das vias públicas.

Moção de Congratulações – À Direção da Distribuidora Rio Branco de Petróleo, pela iniciativa e realização de campanha que arrecadou o valor de R$ 100 mil e que foram doados para a Santa Casa de Misericórdia de Araxá, para a compra de equipamento de Raio-X para o hospital.

Moção de Congratulações – Ao Sargento do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Ricardo Henrique Gonçalves, que trabalha na 2ª Cia dos Bombeiros em Araxá e atuou, com bravura, na busca e resgate às vítimas da tragédia de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sargento Ricardo tem formação específica no Curso de Busca e Resgate em estruturas colapsadas.

Moção de Pesar – Aos familiares do senhor José Henrique Rios, que faleceu no dia 17 de fevereiro de 2019.

Uniaraxá – Vestibular Junho 2019
Política

Mais notícias da Categoria Política

Prefeitura de Araxá ainda não cumpriu as emendas ao orçamento apresentadas pelos vereadores

Prefeitura de Araxá ainda não cumpriu as emendas ao orçamento apresentadas pelos vereadores

Portal Araxá 22/05/2019
Romeu Zema lança sistema digital de fiscalização ambiental

Romeu Zema lança sistema digital de fiscalização ambiental

Portal Araxá 21/05/2019
Fórum Comunitário discute demandas dos bairros Jardim Europa

Fórum Comunitário discute demandas dos bairros Jardim Europa

Portal Araxá 20/05/2019
Deputado Bosco recebe em seu gabinete o presidente da Codemig

Deputado Bosco recebe em seu gabinete o presidente da Codemig

Portal Araxá 16/05/2019
Audiência Pública Detran – 15/05/2019

Audiência Pública Detran – 15/05/2019

Portal Araxá 16/05/2019
Governo de Minas faz revisão de orçamento e encontra déficit maior

Governo de Minas faz revisão de orçamento e encontra déficit maior

Portal Araxá 16/05/2019