Araxá Rodeio Show
Brasil e México estreiam Maratona na CIMTB Michelin com vitória em Araxá
Esporte

Brasil e México estreiam Maratona na CIMTB Michelin com vitória em Araxá

Brasil e México estreiam Maratona na CIMTB Michelin com vitória em Araxá

Henrique Avancini e Daniela Campuzano foram os campeões. Vice campeões foi o colombiano Fábio Castañeda e a argentina Agustina Apaza

Fotos: Alemão Silva

Os quase 3 km de subida acumulada não intimidou os atletas que pedalaram a Maratona da Super Elite. A prova de 62 km foi o primeiro estágio dos quatro dias de competições da Super Elite. Na estreia do Cross Country Maratona (XCM), o brasileiro Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) e a mexicana Daniela Campuzano levaram a melhor. No masculino, o vice-campeão, o colombiano Fabio Castañeda, concluiu a prova com quase dois minutos de diferença em relação ao líder. A terceira colocação ficou para Bruno Lemes (Squadra Oggi) que lutou com o pelotão e terminou a prova em 2:46:06. Confira o resultado masculino. Confira o resultado feminino.

No masculino, o pelotão inicial ficou por conta dos brasileiros Luiz Henrique Cocuzzi (Equipe Lar – Scott), Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing), Kennedi Lago (Squadra Oggi), Daniel Grossi (Groovebikes/Chaoyang/Shimano/Asw), Guilherme Muller (Cannondale Brasil Racing), os colombianos Fabio Castañeda (Colombiano), Jhonnatan Botero (Indeportes Antioquia GW Shimano) e o português David Rosa (Massi).

A primeira volta concluiu com Cocuzzi em primeiro, seguido do colombiano Jhonnatan e Henrique Avancini. Aos poucos, os líderes foram sendo definidos e na segunda, Avancini cruzou em primeiro, seguido do colombiano Jhonnatan e de Bruno Lemes. Na terceira volta, o cenário mudou, Castañeda conquistou posições finalizando em segundo e Bruno Lemes concluiu em terceiro.

Avancini brincou “Pra ser sincero eu sofri na primeira volta igual cachorro na mudança”. O atleta afirmou que foi difícil manter contato com o grupo. “A partir da segunda volta eu comecei a me impor um pouco mais, consegui encaixar um bom ataque, já que era meu objetivo tentar me isolar e andar um pouco mais lento, para passar esse dia tentando economizar o máximo possível”, comentou. O campeão do primeiro estágio completou “Não vou dizer que eu economizei muito, mas, esse foi o objetivo e vencer a etapa com uma boa vantagem é um bom início para esses quatro dias”, finalizou.

O colombiano, segundo colocado, Fábio Castañeda, considera a Maratona um dos estágios mais duros. “Claro que ainda faltam três dias. Eu acredito que a Maratona e a etapa de Cross Country são muito decisivas e agora é tirar essa diferença. A Maratona vai custar um pouco, mas tenho vindo bem no XCO e vou me defender”, comentou.

Super Elite Feminina
Com as mulheres, a briga não foi diferente. A mexicana Daniela Campuzano levou a melhor, seguida da argentina Agustina Apaza que concluiu os 62 km com mais de sete minutos de diferença em relação à líder. A atleta Sense Factory Racing, Jaqueline Mourão, subiu ao pódio na terceira colocação.

No pelotão principal, a mexicana Daniela Campuzano, as argentinas Agustina Apaza e Paula Quiros (Gili Bike), a colombiana Yosiana Quintero (Cundinamarca – Gw Shimano) e as brasileiras Jaqueline Mourão (Sense Factory Racing), Letícia Cândido (Corinthians Audax Bike Team) e a companheira de equipe Raiza Goulão, Viviane Favery (Cannondale Racing Brasil), Paula Gallan (Squadra Oggi) e Sofia Subtil (4Fun/First/Mynd) ditaram o ritmo.

Apesar de ter ganhando com vantagem, a campeã da Maratona afirmou que a prova foi dura. “Tive que caminhar em uma parte, enquanto Agustina subiu com a bicicleta. Aos poucos, eu abri um pouco e na subida seguinte, que era mais íngreme, eu tentei manter a cadência e abrir uma vantagem”, comentou. Ela ressaltou também que não ter tido problemas mecânicos, deu a ela uma tranquilidade.

Agustina Apaza afirmou que foi um ótimo primeiro dia. “A prova foi muito dura e muito grande mas um primeiro dia lindo. Sabia que eu teria que tratar de fazer as três voltas o mais próximo possível da primeira colocada e colocar o meu próprio ritmo”, disse.

A atleta Sense Factory Racing, Jaqueline Mourão, chegou a concluir a primeira volta em segundo lugar, com uma diferença pequena em relação à líder, mas afirmou que preferiu se preservar para os próximos dias. “Acho que mentalmente eu tive que trabalhar o tempo todo e fiquei muito feliz de conseguir andar com a Daniela durante uma volta. Senti uma queda de energia e percebi que eu tinha que fazer minha prova, afinal temos três dias pela frente”, finalizou.

Agora, os atletas se preparam para o segundo estágio. Um Short Track (XCC) com largada às 14h nesta sexta-feira (26).

Pneus Michelin na Etapa de Araxá
Os pneus MICHELIN destinados ao Cross Country Olímpico (XCO) são o MICHELIN Force XC, MICHELIN Jet XCR e MICHELIN Force AM. Com aros de 26, 27,5 e 29, os pneus possuem tecnologia Gum-X, que oferece maior intensidade com a combinação de três borrachas especiais: tração externa, camada base de composto de corrida e aderência lateral.

O MICHELIN Jet XCR, projetado para competição, foi testado e aprovado pela equipe líder do Mundial de 2016 BH SR SUNTOUR-KMC, que tinha entre os atletas o francês Maxime Marotte, 4º lugar nos Jogos Olímpicos 2016. Com a carcaça Race Shield e com fibras de alta densidade 3×150 TPI, o pneu oferece velocidade tração e aderência.

A linha MICHELIN Force XC, também projetada para competição, promete uma durabilidade maior graças à carcaça de proteção Cross Shield, o que aumenta a força com fibras de alta densidade 3×110 TPI.

Indicado para Trail e All Mountain e com carcaça cruzada de alta densidade, o MICHELIN Force AM e MICHELIN Wild Am possuem carcaça 3×60 TPI com uma camada de reforço de alta densidade para maior aderência e reforço. Oferece máxima aderência para uso competitivo e mais confiança nos passeios.

Michelin
A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tonar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.

Sense Bike
Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal). A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.

CIMTB Michelin 2019 
A CIMTB Michelin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.

Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 24ª Edição em 2019. O evento tem patrocínio da Michelin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike.

 

 

  

                                        Fotos: Fábio Piva / pivaphotos.com

ALMG – Violência Contra A Mulher
Esporte

Mais notícias da Categoria Esporte

Araxá recebe imprensa internacional para a Copa do Mundo de Mountain Bike

Araxá recebe imprensa internacional para a Copa do Mundo de Mountain Bike

Portal Araxá 19/04/2024
CBMM apresenta 21ª edição da Copa Internacional de Mountain Bike, em Araxá

CBMM apresenta 21ª edição da Copa Internacional de Mountain Bike, em Araxá

Portal Araxá 17/04/2024
Moradores de Araxá devem retirar código de descontos da Copa do Mundo de Mountain Bike

Moradores de Araxá devem retirar código de descontos da Copa do Mundo de Mountain Bike

Portal Araxá 17/04/2024
Atletas paralímpicos de Araxá conquistam 45 medalhas em torneio realizado em Belo Horizonte

Atletas paralímpicos de Araxá conquistam 45 medalhas em torneio realizado em Belo Horizonte

Portal Araxá 16/04/2024
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte

Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte

Portal Araxá 08/04/2024
Mountain Bike Village oferece experiência exclusiva durante Copa do Mundo e Copa Internacional em Araxá

Mountain Bike Village oferece experiência exclusiva durante Copa do Mundo e Copa Internacional em Araxá

Portal Araxá 08/04/2024