Bem Brasil Alimentos – Agosto/2020
Câmara apresenta agenda de tramitação da LDO
Política

Câmara apresenta agenda de tramitação da LDO

Câmara apresenta agenda de tramitação da LDO

Votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias está prevista para dia 4 de julho

Em Reunião Ordinária da Câmara Municipal realizada nesta terça- feira (06), o Presidente do Legislativo Araxaense, Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), abriu os trabalhos apresentando ofício em nome de todos os Vereadores para reivindicar mais uma agência da Caixa Econômica Federal para Araxá. A solicitação se deve às grandes filas da única agência da cidade.

A agenda de tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi apresentada pelo Presidente da Comissão Especial, Hudson Fiuza (presidente); a comissão também é composta pelos vereadores Jairinho Borges (relator) e Raphael Rios (membro). As emendas poderão ser apresentadas até dia 20 de junho, a Audiência Pública sobre o tema será realizada no dia 21 de junho. As emendas advindas da Audiência Pública poderão ser apresentadas até 27 de junho e a votação está prevista para ocorrer no dia 4 de Julho.

Durante o grande expediente, usaram a tribuna os Vereadores: Carlos Roberto Rosa (SD), Robson Magela (PRB), Raphael Rios (SD), Hudson Fiuza (PSL), Fernanda Castelha (PSL), Luiz Carlos Bittencourt (PTN), José Valdez da Silva (Ceará- PMB) e Edinho Souza (PTB).

Carlos Roberto Rosa

O Vereador Roberto foi o primeiro a usar a tribuna. O tema central da sua fala foi a recomposição salarial dos servidores, ele lembrou que a data base já passou e cobrou do Executivo uma providência. O Parlamentar também falou sobre a falta de medicamentos no Sistema Público Municipal de Saúde, urgência de repasse de verbas para as entidades filantrópicas de Araxá e necessidade de se retomar as obras da sede do Executivo Municipal, ao lado do Prédio da Câmara. O Bairro Vila Maior também foi lembrando por Roberto que reivindicou recapeamento asfáltico para a região.

Robson Magela

O Vereador Robson Magela também comentou algumas ações da Administração Municipal. Ele questionou a priorização da construção de viadutos quando esse dinheiro poderia ser aplicado na recomposição salarial dos servidores públicos, aumento do número de vagas em creches, melhorarias na Saúde do Município, dentre outros. Robson lamentou a falta de atendimentos de suas indicações por parte do Executivo

Indicações – Que a Prefeitura de Araxá tome as providências necessárias para conter o avanço da erosão existente na Rua Erminda Soares de Lourdes, em frente ao número 535.

Indicações – Instalação uma câmera de videomonitoramento na Avenida Sebastião Ferreira Pinto, no bairro Ana Pinto de Almeida, e lâmpadas de LED nos postes de iluminação pública localizados em toda a extensão desta mesma via.

Indicações – Cobertura no ponto de ônibus existente na Avenida Sebastião Ferreira Pinto, no bairro Ana Pinto de Almeida, em frente ao número 670.

Indicações – Concluir o recapeamento das Ruas Geraldo José Mariano, Augusto Eduardo Montandon, André José da Silva e demais vias do bairro Salomão Drummond.

Indicação – Recapeamento asfáltico nas Ruas Brígido de Melo Filho, no bairro Bom Jesus, e Baltazar Ferraz, no bairro Domingos Zema.

Indicação – Colocação de um redutor de velocidade no início da Avenida Sebastião Ferreira Pinto, no Bairro Ana Pinto de Almeida, na altura do número 330.

Indicação – Que a Prefeitura de Araxá atenda as reivindicações feitas pelos moradores dos bairros Vila Universitária, Residencial Camuá e Residencial Fenícia:1- Pavimentação das ruas entre Residencial Camuá e Residencial Fenícia, serviço de extrema necessidade, já que possuímos somente uma rua pavimentada para acesso ao bairro; 2- Construção da praça no terreno localizado da Rua Jairo Cândido, terreno este que fica praticamente o ano todo com mato muito alto, servindo de depósito de restos de materiais de construção e entulhos. O que resulta no aparecimento de cobras, ratos e escorpiões; 3- Instalação de uma câmera de monitoramento na rotatória de acesso aos bairros Vila Universitária, Residencial Camuá e Residencial Fenícia; e 4- Instalação de placas de sinalização de transito e pintura de sinalização horizontal

Projeto de Lei – Denominação de Via Pública para Rua José Alves Borges, a atual Rua PA 36, no Loteamento Novo Pão de Açúcar I e II.

Raphael Rios

O Vereador Raphael Rios pediu apoio dos colegas para a aprovação do projeto “Plantando Vidas” lembrando que o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) está apoiando a iniciativa e as maternidades demonstraram a intenção de incentivar os pais a plantar as árvores. Em 2016 foram 1600 crianças nascidas em Araxá e isso poderia ter sido transformado em árvores espalhadas pela cidade.

Indicações – Que seja estudada a construção de um novo Centro de Vacinação ou transferência do atual para um local e aplicar melhorias e ampliação no espaço atual para receber as pessoas.

Indicações – Que seja feita capina do terreno onde funciona o Centro de Vacinação de Araxá.

Indicações – Retirada de dois veículos da PMA, abandonados no terreno onde está instalado o Centro de Vacinação.

Moção de Congratulações – A Caritas Arquidiocesana de Uberaba, pelo trabalho social realizado.

Moção de Congratulações – Ao Uniaraxá e à Coordenação do Curso de Estética, que recebeu nota 5 pela qualidade do curso oferecido.

Hudson Fiuza

Vereador Hudson Fiuza comentou visita a Escola Municipal Leonilda Montandon (CAIC) onde foram levantadas algumas necessidades destacando o grande número de pombos que atrapalha o andamento da Escola e serviço social para os alunos carentes.

Indicações – Estudo no sentido de implantar um redutor de velocidade na Rua Jose Carlos Pedro Grande, nas mediações do número 1075, próximo à Padaria do Edmar.

Indicações – Possibilidade de instalação de um semáforo no cruzamento da Rua Presidente Olegário Maciel com a Rua Virgilio de Abreu, com a finalidade de melhor disciplinar o trafego de veículos, considerando os acidentes registrados no mencionado local.

Indicações – Correção do nível da Rua Belchiorina Maria Rios, localizada no bairro de Loteamento Residencial Solaris, para melhor escoamento de água pluvial.

Moção de Congratulações – A Joelma Rosa, técnica em enfermagem do Instituto Médico Legal (IML), em Araxá.

Projeto de Lei – Denominação de Via Pública para Rua Gaspar José de Ávila, a atual Rua F do Loteamento Jardim Europa V.

Fernanda Castelha

Parabenizou a iniciativa do Senhor Willian, aposentado que alimenta animais de rua próximo de sua residência. Ela aproveitou para parabenizar e agradecer todos os cuidadores que fazem esse tipo de trabalho. A falta de atendimento de suas indicações por parte do Executivo também foi apontada pela Parlamentar. Para Fernanda, a Prefeitura precisa priorizar, saúde, educação e segurança e não a construção de viadutos.

Indicações – Seja estudada a possibilidade de recapeamento asfáltico em toda a extensão da Rua Benedito Porto, Bairro Santa Mônica.

Indicações – Seja feita operação Tapa Buraco na Rua Djalma Guimarães, esquina com a Rua Antônio Ferreira Guimarães, Vila Guimarães.

Indicações – Manutenção da estrada vicinal (Ara-137) primeira entrada a esquerda próxima ao quilômetro 692 da BR 262.

Luiz Carlos Bittencourt

O Vereador Luiz Carlos iniciou sua fala comemorando as pesquisas que mostram que Araxá é a quinta cidade mais pacífica do Brasil e a primeira de Minas Gerais. O Parlamentar relatou que foi abordado por comerciantes que comentaram as feiras de malhas e sapatos que são realizadas em Araxá, ele expressou sua posição contrária a concessão de alvará a esse tipo de evento pois prejudica os comerciantes da cidade.

Moção de Congratulações – Ao atleta Fernando Augusto Araújo, pelo título de campeão da Copa da Macedônia de Futebol.

Indicações – Melhorias no trânsito com mão única ou estacionamento em apenas um lado da Rua João Magalhães, que liga os Bairros João Ribeiro e Vila Fertiza.

Indicações – Colocação de redutor de velocidade na Rua Maria Benedita de Oliveira, na altura do número 180, no Bairro Veredas.

José Valdez da Silva

O Vereador Ceará teceu comentários sobre os acontecimentos políticos de Araxá no ano de 2017, ele destacou em especial a situação da educação citando problemas estruturais nos prédios das escolas e a falta de apostilas. Na saúde ele apontou o número reduzido de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e relatou visitas realizadas aos hospitais da cidade. A segurança também foi lembrada como prioridade pelo Vereador que finalizou destacando o potencial de Araxá para obter melhorias nos mais diferentes setores.

Indicação- Instalação de câmera de segurança no final da Rua José Antônio Barbosa, Bairro Boa Vista.

Indicação- Instalação de redutor de velocidade eletrônico na Avenida Pedro de Paula Lemos.

Edinho Souza

O Vereador Edinho Souza apresentou indicações sobre diversos temas e agradeceu a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, equipe do IPDSA e setor de zoonoses que resolveram a situação de um depósito de material recicláveis que estava causando transtornos aos moradores da Rua Pará.

Indicação- Limpeza e revitalização da Praça Tomásia de Moura Santos no Bairro Odilon José Carneiro.

Indicação- Limpeza e revitalização da Praça Marcos Antônio Valle no Bairro Odilon José Carneiro.

Indicação- Limpeza e poda avenida Tonico veloso Bairro Odilon José Carneiro.

Indicação- Limpeza da rua Antenor José Teodoro Bairro Novo São Geraldo.

Indicação- Limpeza da rua Elias Ferreira gomes Bairro Novo São Geraldo.

Moção de Congratulações e Reconhecimento- Ao Sr. Vanderlei Gregório de Lima pelo evento “15º Morro da Onça de Mountain Bike”

Moção Congratulações e Reconhecimento- À Sra. Laudicéia Batista dos Santos, coordenadora do núcleo de convivência do Bairro Leblon

Projetos Aprovados

Projeto de Lei 047/2017- Dá nova redação ao art. 151 da lei nº 2.547/1992.

Projeto de Lei 056/2017- Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com Associação de Proteção e Assistência ao Condenado – APAC.

TODOS CONTRA A VIOLÊNCIA INFANTOJUVENIL
Política

Mais notícias da Categoria Política

Nomes de Lídia Jordão e Fabiano Santos Cunha homologados em convenção para as Eleições 2020

Nomes de Lídia Jordão e Fabiano Santos Cunha homologados em convenção para as Eleições 2020

Portal Araxá 15/09/2020
Partidos terão que repartir dinheiro e tempo de TV entre negros e brancos já nestas eleições, diz STF

Partidos terão que repartir dinheiro e tempo de TV entre negros e brancos já nestas eleições, diz STF

Portal Araxá 11/09/2020
Raphael Rios volta a cobrar manutenção da iluminação pública; Araxá já está há 7 meses sem o serviço

Raphael Rios volta a cobrar manutenção da iluminação pública; Araxá já está há 7 meses sem o serviço

Portal Araxá 09/09/2020
Deputado Bosco destina mais de R$ 460 mil para as escolas de Araxá

Deputado Bosco destina mais de R$ 460 mil para as escolas de Araxá

Portal Araxá 20/08/2020
Raphael Rios propõe lei que autoriza condições para quitação de débitos de organizações do terceiro setor

Raphael Rios propõe lei que autoriza condições para quitação de débitos de organizações do terceiro setor

Portal Araxá 19/08/2020
Fabiano protocola documento em BH, com assinatura de Vereadores de toda região, para duplicação da BR-262

Fabiano protocola documento em BH, com assinatura de Vereadores de toda região, para duplicação da BR-262

Portal Araxá 12/08/2020