Prefeitura Banner Prestação de Contas
Câmara Aprova quatro Projetos de Lei
Política

Câmara Aprova quatro Projetos de Lei

Câmara Aprova quatro Projetos de Lei

Saúde, Educação e Meio Ambiente foram assuntos comentados pelos Parlamentares

O Presidente da Câmara Municipal de Araxá, Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), abriu a Reunião Ordinária desta terça- feira (19), comentando a cerimônia para entrega dos veículos que serão utilizados pela Secretaria de Saúde, que ocorreu na tarde de segunda- feira (18), no Pátio da Casa de Leis. Os equipamentos foram comprados através da economia do Legislativo e devolução aos cofres públicos municipais de R$ 1,3 milhão, referente ao Exercício Financeiro de 2017.

Na oportunidade, a Câmara e a Prefeitura Municipal de Araxá repassaram à Secretaria duas ambulâncias de último modelo, equipadas com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel e uma Picape Oroch, com carretinha, para ser empregada nos serviços do Canil Municipal, para recolhimento de animais em situação de rua.

Durante a Reunião, o Presidente colocou para apreciação do Plenário o “recebimento da denúncia” de instauração de Comissão Processante para eventual cassação do mandato do Prefeito Municipal de Araxá, protocolada pelo Vereador José Valdez (Ceará- PMB), na segunda- feira (11 de junho).

Segundo o documento apresentado pelo Parlamentar, o Prefeito Municipal não tem respondido aos requerimentos dos vereadores e teria agido em desconformidade com o decoro Parlamentar ao enviar a Casa de Leis solicitação de convocação de Reunião Extraordinária para votação de Projeto de Lei 002/2017, por motivos que o vereador alega serem inexistente.

A Legislação que rege a matéria diz que, caso o denunciante seja vereador, deverá ocorrer a convocação do suplente para apreciar o recebimento de denúncia. A suplente Edna Castro substituiu Ceará durante a votação. A denúncia foi recusada em Plenário por 12 votos contrários contra 3 favoráveis.

Durante o Grande Expediente usaram a tribuna os Vereadores: Fernanda Castelha (PSL), Hudson Fiuza (PSL), César Romero da Silva (Garrado- PR), Edinho Souza (PTB), Emílio de Paula Castilho (PR) e Fárley Pereira de Aquino (DEM).

Fernanda Castelha

A Vereadora Fernanda cobrou em tribuna o cumprimento do plantio de árvores para compensação de espécies cortadas, sob responsabilidade do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA). Fernanda afirmou que, apesar de suas cobranças, a Lei da compensação não está sendo respeitada. Ela pediu esclarecimentos ao Instituto sobre a situação de algumas árvores cortadas.

A greve dos Professores Estaduais também foi tema da fala de Fernanda. Para ela, o salário desses profissionais é muito baixo e mesmo assim o Governo do Estado está priorizando outras classes em detrimento da Educação. O salário do mês de junho está sendo parcelado e os aposentados ainda não receberam. Fernanda pediu atenção do Governo do Estado para que a situação se regularize o mais rápido possível.

Fernanda comemorou a entrega da caminhonete e da carretinha adaptada para utilização do Canil Municipal, que ela considera um grande passo rumo à valorização dos animais no Município. Ela lembrou que, em parceria com o Ministério Público, mais de 60 cães e gatos já foram encaminhados ao Canil Municipal, mediante registro de boletim de ocorrência e acompanhamento de seu gabinete.

Indicação – Recuperação com revestimento asfáltico nas Ruas Ligia Valle Cardoso e Ângela Maria Ferreira, no Bairro Serra Morena.

Indicação – Revitalização da Praça Sebastião Alves, no Bairro Serra Morena, com várias correções e restaurações estruturais, físicas e do sistema elétrico.

Indicação – Vistoria, cobrando da empresa responsável pela obra, do calçamento recém trocado da Igreja Matriz de São Domingos.

Hudson Fiuza

O Vereador Hudson comentou a utilização das redes sociais para publicação de notícias falsas com o objetivo de atingir os vereadores. Para ele, críticas construtivas são bem vindas desde que ocorram de forma responsável e verdadeira. Ele comunicou que um grupo de parlamentares solicitou a abertura de inquérito para investigar algumas situações ocorridas.

O Vereador também comentou a greve dos Servidores da Educação Estadual parabenizando a categoria pela iniciativa e lembrando que o servidor precisa ser considerado prioridade pelo Governo do Estado, pois ele é essencial para a manutenção dos serviços públicos.

Hudson exibiu fotos de ruas em que a COPASA danificou o asfalto para realização de serviços e não reparou a via de maneira adequada. A irregularidade em algumas vias já causou, inclusive, acidentes de trânsito. Ele pediu atenção da Companhia para que realize esses consertos com mais cuidado e qualidade.

Moção de Pesar – Aos familiares de Sebastião Paz de Oliveira, pelo seu falecimento, ocorrido em 06 de junho de 2018.

Indicação – Que seja estudada a possibilidade de se reavaliar a grade de proteção que foi colocada em toda extensão da rampa de acesso ao gabinete do prefeito, pois a mesma deveria ter sido colocada na vertical (Balaústre Vertical), evitando assim possíveis acidentes com crianças.

Indicação – Limpeza e Construção de calçada nas laterais da Ponte que fica na Rua Luiza de Resende, no Bairro Aeroporto 2.

César Romero da Silva

O Vereador Garrado prestou informações sobre a reforma da Ponte da Antinha, que está correndo risco de desabar. O local foi avaliado por representantes dos Municípios de Araxá e Perdizes. As Secretarias dos dois Municípios combinaram a realização dos reparos para meados de julho.

O Parlamentar falou sobre os focos de incêndio nos lotes espalhados pela cidade. Ele lembrou que este tipo de conduta é considerado crime ambiental e deve ser denunciada através do telefone 3669-3890.

Garrado também comentou o fluxo dos Requerimentos apresentados pelos Vereadores ao Executivo. Os documentos chegam à Secretaria de Governo e, posteriormente, são distribuídos às pastas responsáveis por cada assunto. Garrado agradeceu a presteza dos Secretários Municipais e funcionários da Prefeitura, que sempre recebem os Parlamentares da melhor maneira possível.

Indicação – Que seja estudada a instalação de bancos no ponto de ônibus localizado na Avenida Antônio Carlos, acima do Calçadão da Presidente Olegário Maciel.

Edinho Souza

Em seu pronunciamento, o Vereador Edinho destacou o período das Festas Juninas, que mantém viva a cultura e o folclore. Ele lembrou que sempre foi parceiro desses eventos e que eles ajudam a fomentar a economia local, além de angariar fundos para entidades, escolas e igrejas.

Edinho comentou que esteve presente nas festas juninas do EMEI Francisco Braga, Centro de Formação Profissional Júlio Dário e Paróquia de Santo Antônio. Para o Parlamentar, essas festas valorizam os artistas locais, tema amplamente defendido por ele. Ele deixou seu incentivo e reconhecimento aos organizadores das festas que já ocorreram e das que ainda vão ocorrer.

Como Primeiro Secretário da Mesa Diretora, Edinho também comentou a Solenidade de entrega dos veículos à Secretaria de Saúde. Ele declarou seu orgulho em fazer parte da Mesa Diretora da Câmara e ter a oportunidade de participar de um momento único, que entra para a história da cidade de Araxá.

Indicação – Limpeza e Revitalização nos Bairros Orozino Teixeira e Novo Orozino.

Indicação – Estudo para que seja feita a construção de uma Praça no Bairro Novo Orozino, entre as Ruas Waldir Efigênia de Oliveira e José Medeiros.

Emílio e Paula Castilho

Como Presidente da Comissão para análise da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2019, o Vereador Emílio de Paula Castilho comentou a Audiência Pública, realizada no dia 13 de junho, para debater a matéria. A Comissão aguarda as emendas dos vereadores para análise, discussão e votação. A apreciação da matéria está prevista para o dia 28 de junho, às 14 horas. A Comissão também é composta pelos Vereadores: Bosco Júnior (relator) e Fernanda Castelha (membro).

Emílio comentou visita realizada aos Bairros Pão de Açúcar 3 e 4 em que verificou que, conforme solicitado por ele, foi realizada pelo Executivo a limpeza da região. O Parlamentar também visitou o Bairro Aeroporto onde levantou as principais demandas da comunidade.

O Vereador informou que já chegaram as 62 bancas que serão utilizadas pelos comerciantes da Feira do Produtor do Bairro Urciano Lemos. O empreendimento é uma reivindicação antiga da Associação dos Hortifrutigranjeiros de Araxá (ASSOGRAN) e terá 1420 metros quadrados de área construída. A obra está orçada em R$ 1.544.450,69, proveniente de recursos próprios do Município.

Indicação – Que seja estudada a instalação de um poste de iluminação pública na Rua Tarcísio Nepomuceno, na altura do número 120, Aeroporto I.

Indicação – Analisar redutor de velocidade na Rua Tarcisio Nepomuceno, no Aeroporto I.

Indicação – Sinalização vertical na porta do Centro Educacional Infantil jardim Santa Teresinha, na Avenida Aracely de Paula, número 2.115.

Moção de Congratulações – À Clínica de Olhos Fábio Vicente de Paiva, do Lions Clube de Araxá, que completou dez anos de serviços gratuitos prestados à pessoas carentes da cidade.

Moção de Congratulações – À Dona Cleonice Dettoni Paiva, Presidente do Lions Clube de Araxá “José Porfírio de Oliveira”, na Gestão 2017/2018, pelos relevantes trabalhos prestados na cidade.

Fárley Pereira de Aquino

O Vereador Fárley voltou a comentar a necessidade de estabelecer parcerias para oferecer o serviço de cateterismo na cidade de Araxá. Toda a documentação solicitada pela Secretaria de Saúde e os orçamentos já foram providenciados. O Parlamentar cobrou providencias para que essas parcerias sejam priorizadas e possam salvar vidas e trazer benefícios aos que precisam desse tipo de procedimento.

O Parlamentar lembrou que, a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, iniciou o recapeamento asfáltico das avenidas, Wilson Borges, João Paulo II e Dâmaso Drumond. Ele destacou a importância da via que contorna a cidade, e deve ser totalmente recapeada.

Indicação – Limpeza do canteiro Central da Avenida Divino Alves Ferreira, próximo à pista de skate.

Indicação – Estudo para a proibição de tráfego de caminhões a Rua Pará.

Indicação – À Vera Cruz, que seja feito um estudo para a redução na tarifa do transporte coletivo urbano, diante da redução do preço do Óleo Diesel.

Moção de Congratulações – À Direção e equipe pelo Aniversário de 55 anos do Hospital Regional Dom Bosco.

Projetos aprovados

Projeto de Lei 060/2018- Dispõe sobre denominação de Via Pública e dá outras providências – Rua Aparecida de Fátima Almeida, a atual Rua “G”, no Loteamento Residencial Dona Adélia II.

Projeto de Lei 061/2018- Dispõe sobre denominação de Via Pública e dá outras providências – Rua Antônia Cândida da Silva, a atual Rua “F”, no Loteamento Residencial Dona Adélia II.

Projeto de Lei 063/2018- Dispõe sobre denominação de Via Pública e dá outras providências – Rua Antônio da Costa Pereira, a atual Rua Dois do Loteamento Condomínio Villagio II,

Projeto de Lei 064/2018- Dispõe sobre denominação de Via Pública e dá outras providências – Rua Maria José Lalica, a atual Rua “A”, do Loteamento Residencial Dona Adélia II.

Guiatel
Política

Mais notícias da Categoria Política

Robson Magela informa que Araxá vai arrecadar mais do que o previsto em 2018

Robson Magela informa que Araxá vai arrecadar mais do que o previsto em 2018

Portal Araxá 14/11/2018
Câmara aprova Projeto de Lei que autoriza uso de nome afetivo em cadastros de escolas e instituições

Câmara aprova Projeto de Lei que autoriza uso de nome afetivo em cadastros de escolas e instituições

Portal Araxá 14/11/2018
Legislação que estipula atendimento preferencial aos autistas começa a ser praticada em Araxá

Legislação que estipula atendimento preferencial aos autistas começa a ser praticada em Araxá

Portal Araxá 14/11/2018
Robson Magela entrega moções para campeões de dança esportiva em cadeira de rodas

Robson Magela entrega moções para campeões de dança esportiva em cadeira de rodas

Portal Araxá 12/11/2018
Audiências Públicas da LOA, LDO e PPA acontecem no fim de novembro

Audiências Públicas da LOA, LDO e PPA acontecem no fim de novembro

Portal Araxá 07/11/2018
Raphael Rios reivindica criação de cursinho social para estudantes de baixa renda que buscam vagas em universidades

Raphael Rios reivindica criação de cursinho social para estudantes de baixa renda que buscam vagas em universidades

Portal Araxá 31/10/2018