Uniaraxá – Vestibular Agendado 2018
Câmara Municipal aprova dois Projetos de Lei
Política

Câmara Municipal aprova dois Projetos de Lei

Câmara Municipal aprova dois Projetos de Lei

Seis Parlamentares usaram a tribuna durante a Primeira Reunião Ordinária de Julho

Durante a primeira Reunião Ordinária do mês de Julho, da Câmara Municipal de Araxá, realizada na tarde desta terça- feira (03) usaram a tribuna durante o Grande Expediente os Vereadores: Fárley Pereira de Aquino (DEM), Fernanda Castelha (PSL), Hudson Fiuza (PSL), Edinho Souza (PTB), Emílio de Paula Castilho (PRB) e José Valdez da Silva (Ceará- PMB).

Após a leitura da mensagem bíblica, o Presidente Fabiano Santos Cunha (PRB) apresentou Moção de Pesar, em nome de todos os Parlamentares, aos familiares de Lúcia Ignêz Mesquita de Paula, 1ª Dama do Município de Araxá.

Lúcia exerceu a advocacia e o magistério, além de ter realizado diversas ações em prol dos cidadãos. Atuou como Membro do Conselho Municipal do Bem Estar do Menor; criou a Casa da Menina-Moça e coordenou a área de Ação Comunitária da Prefeitura de Araxá. Sempre preocupada com o social implementou diversas creches na cidade, ministrou cursos sobre Relações Humanas e promoveu dois encontros de primeiras damas do Estado de Minas Gerais. Lúcia faleceu no dia 29 de junho de 2018, em São Paulo, aos 74 anos.

Também foi apresentada em nome da Mesa Diretora, Moção de Congratulações e reconhecimento ao Senhor Afonso Borges e toda equipe de curadoria e coordenação do 7º Festival Literário de Araxá, o Fliaraxá. O encontro se consagra como um dos maiores festivais literários do país, e pode ser considerado o principal evento de Minas Gerais nessa área.

Fárley Pereira de Aquino

O Vereador Fárley Pereira de Aquino abriu os discursos do Grande Expediente, ele apresentou indicações que contemplam temas como Serviços Urbanos e Obras Públicas:

Indicação – À Cemig, para substituição de postes de energias elétrica na Rua Emanuel dos Santos, na altura dos números 112, 134 e 180, na Vila Fertiza.

Indicação – Reparos no desmoronamento das laterais da ponte que liga dos Bairros Urciano Lemos e Cincinato de Ávila.

Indicação – Limpeza da Calçada na Avenida Rosalvo Santos, Bairro Bom Jesus.

A falta de remédios na Farmácia Municipal foi um dos principais assuntos abordados por Fárley que, após ser procurado em seu gabinete, apresentou a seguinte indicação:

Indicação – Informações sobre a falta e medicamento na Farmácia Municipal e a relação completa dos medicamentos faltosos, com dia que acabou e previsão e retorno do fornecimento.

Indicação – Ao IPDSA, que repasse informações sobre a fiscalização dos serviços dos vendedores ambulantes em Araxá. (Em nome do Vereador Jairo Sávio Borges).

Fernanda Castelha

Uma das principais indicações apresentadas pela Vereadora Fernanda solicita o recolhimento de lixo, entulho, limpeza e capina no loteamento ao lado do novo Centro Administrativo da Prefeitura, no Bairro Guilhermina Vieira Chaer. Ela lamentou a demora na solução do problema da coleta de lixo. Segundo a Vereadora, como a coleta não funciona as pessoas procuram outros locais para descartar o lixo. Ela solicitou que a prefeitura fiscalize e puna as pessoas que realizarem esse descarte irregular.

Fernanda finalizou comentando visita que realizou ao Vereador Paulo César (SD), da cidade de Uberlândia. Ela declarou sua felicidade em ver a causa animal tão bem representada. Entre vários projetos e ideias em comum com o Parlamentar Uberlandense, ela falou sobre a importância de buscar parcerias para colocar em prática projetos e ações.

Indicação – Recolhimento do lixo e entulho, limpeza e capina no loteamento ao lado do Centro Administrativo da Prefeitura, no Bairro Guilhermina Vieira Chaer.

Indicação – Estudo para instalação de Câmera de Segurança na porta do Canil Municipal.

Indicação – Reposicionar ou colocar novas câmeras de segurança na Avenida Antônio Carlos, próximo ao pergolado coloca na Praça.

Indicação – Efetivar patrulhas de guardas municipais para atuar regularmente nas praças da cidade.

Indicação – Melhorias na sinalização e pintura do quebra-molas na Avenida Sudeste, na Área III.

Indicação – Contração de médico para o Programa Saúde da Família (PSF) do Urciano Lemos.

Indicação – Lixeiras e recuperação do calçamento da Praça recém construída na Avenida Imbiara.

Hudson Fiuza

O Vereador Hudson falou sobre reunião realizada com o Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, João Otacílio, onde reivindicou melhorias para a Delegacia Regional de Araxá. Na oportunidade ficou combinado que, após formação da nova turma de investigadores, serão designados policiais para a Delegacia de Araxá, até meados de Julho. A Polícia Civil deve receber também novas viaturas, pleiteadas pelo Parlamentar e pelo Deputado Bosco (AV).

Hudson comentou que a Prefeitura recebeu recentemente 8 caminhões, 2 pás carregadeiras e 2 motoniveladoras adquiridas através de processo licitatório. Hudson esclareceu que 6 desses caminhões foram comprados sem carroceria e ainda serão transportados para outros estados para que as mesmas sejam instaladas. Devido a esse processo, somado ao início do período eleitoral, os equipamentos que atenderiam principalmente a demanda das comunidades rurais, ainda não tem previsão de iniciar os trabalhos.

Indicação – Que seja feita limpeza na Rua Brígido de Melo Filho, entre a Rua Para e a Avenida Rosalvo dos Santos.

Indicação – Recapeamento asfáltico em todo o Bairro Santa Luzia.

Indicação – Instalação de lixeiras na Praça Central da Avenida Antonio Carlos.

Edinho Souza

O Vereador Edinho agradeceu a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania que atendeu sua solicitação de reforçar o monitoramento e segurança nas imediações da Casa do Caminho no período noturno e aos sábados.

O Parlamentar também comentou a realização do VII Fliaraxá, dando destaque ao Prêmio de Redação Maria Amália Dumont. Em reconhecimento aos alunos e ao trabalho desenvolvido pelas Escolas, o Parlamentar apresentou as seguintes Moções de Congratulações e Reconhecimento:

Moção de Congratulações – À estudante Maria Vitória de Paula Ferreira, 1º lugar no Concurso de Redação Maria Amália Dumont – Categoria 9 a 11 anos. A Professora Vera Lúcia e a diretora Teresinha Idelma Benedito, todas da Escola Municipal Romália Porfírio de Azevedo Leite.

Moção de Congratulações- À estudante Ana Luiza Ribeiro Ferreira, por ter conquistado o 2º lugar no Prêmio de Redação Maria Amália Dumont, na categoria 15 a 18 anos. Ao estudante Alexandre Porfírio Magriatis, por ter conquistado o 1º lugar no Prêmio de Redação Maria Amália Dumont, na categoria 12 a 14 anos. A Professora Sra. Maria Nair Ávila e a Diretora Sra. Lídia Guimarães, todas do Colégio Atena.

Moção de Congratulações- À estudante Jordana Cárita de Oliveira Borges, por ter conquistado o 1º lugar no Prêmio de Redação Maria Amália Dumont, na categoria 15 a 18 anos. A Professora Sra. Márcia Helena e a Diretora Sra. Maria Cristina de Oliveira Barreto, todas da Escola Estadual Vasco Santos.

Moção de Congratulações- À estudante Rafaela Fernandes Balbuino, por ter conquistado o 2º lugar no Prêmio de Redação Maria Amália Dumont, na categoria 9 a 11 anos. A Professora Sra. Adelaide Abadia Mota e Silva e a Diretora Sra. Maria América de Fátima Moura, todas da Escola Estadual Dr. Eduardo Montandon.

Moção de Congratulações- A aluna Yasmin Abadia Rodrigues de Oliveira, por ter conquistado o 2º lugar no Prêmio de Redação Maria Amália Dumont, na categoria 12 a 14 anos. A Professora Sra. Daiane Barbosa e a Diretora Maria José de Jesus Granja Marques, todas da Escola Municipal Aziz J. Chaer.

Moção de Congratulações– À Secretária de Educação, Gessy Glória Lemos e sua equipe pelos seus trabalhos relevantes à frente da pasta.

Indicação – Limpeza e revitalização na calçada da Rua Brígido de Melo Filho, no Bairro Bom jesus, entre a rotatória da Rua Pará com Avenida Rosalvo Santos.

Emílio de Paula Castilho

O Vereador Emílio usou a tribuna para manifestar seu pesar pelo falecimento de sua Tia Lúcia Ignêz Mesquita de Paula, 1ª Dama do Município de Araxá, com quem o Parlamentar pode conviver por mais de 20 anos.

José Valdez da Silva

Ùltimo a usar a tribuna o Vereador Ceará comentou a necessidade de tratar de forma igualitária todos os cidadãos, independente de classe social ou cargo que ocupa.

Valdez também fez uma reflexão sobre a divisão dos três Poderes no Brasil: Executivo, Legislativo e Judiciário. Para ele, em Araxá apenas dois deles estão atuando. Ele acredita que o Legislativo não está exercendo com eficiência a função de fiscalizar.

A Saúde também foi tema abordado em tribuna pelo Vereador. Ele denunciou a situação de uma Senhora de 84 anos, que quebrou a perna e se encontra na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), desde o dia 21 de junho, aguardando uma solução para o seu problema de saúde.

O Parlamentar também falou sobre o problema da coleta de lixo lamentando que os caminhões que foram comprados e usados por apenas três anos, estejam parados, sem utilização.

Projetos aprovados

Projeto de Lei 027/18- Dispõe sobre descarte, o recolhimento e a destinação de medicamentos de uso humano e veterinário, vencidos como proteção ao meio ambiente e a saúde publica do Município de Araxá.

Projeto de Lei 062/18- Estabelece que os locais de comercialização e exposição de animais domésticos, de vendas de produtos agropecuários e os estabelecimentos destinados à prestação de serviços a animais, que afixem em local visível e de grande circulação de pessoas, adesivos ou placa informando que é crime a prática de maus tratos contra animais.

Guiatel
Política

Mais notícias da Categoria Política

Redes sociais e aplicativos são trunfos dos candidatos na busca por votos na internet

Redes sociais e aplicativos são trunfos dos candidatos na busca por votos na internet

Portal Araxá 17/07/2018
Câmara aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias 2019

Câmara aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias 2019

Portal Araxá 13/07/2018
Robson Magela apresenta demandas recebidas no Gabinete Itinerante

Robson Magela apresenta demandas recebidas no Gabinete Itinerante

Portal Araxá 12/07/2018
Câmara comunica interrupção de transmissões das reuniões, em razão do período eleitoral

Câmara comunica interrupção de transmissões das reuniões, em razão do período eleitoral

Portal Araxá 12/07/2018
Recursos vão atender 80 hospitais, que fazem parte do SUS em Minas Gerais

Recursos vão atender 80 hospitais, que fazem parte do SUS em Minas Gerais

Portal Araxá 05/07/2018
Moradores dos bairros Santa Maria e Novo Horizonte reclamam da coleta de lixo

Moradores dos bairros Santa Maria e Novo Horizonte reclamam da coleta de lixo

Portal Araxá 04/07/2018