A Importância do Marketing Digital na Identificação de Demandas e Buscas

O mundo é digital

A Importância do Marketing Digital na Identificação de Demandas e Buscas
A Importância do Marketing Digital na Identificação de Demandas e Buscas

Analista de Sistemas no UNIARAXÁ, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Sites e Aplicações Web e Empreendedor na Agência Digital WebCódigo. Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Banco de dados e Gestão de Projetos. contato@webcodigo.com

A Importância do Marketing Digital na Identificação de Demandas e Buscas

Especialista em Marketing Digital, conta que as estratégias digitais vão além da publicidade e podem ser usadas amplamente dentro das empresas

Em tempos de crescente demanda e expectativas de consumidores, o marketing desempenha um papel crucial para não apenas atrair clientes, mas também para otimizar e fortalecer a cadeia de suprimentos na indústria. Mais do que simplesmente vender produtos ou serviços, as táticas de marketing possibilitam uma integração mais estreita entre fornecedores, fabricantes e distribuidores, resultando em cadeias de suprimentos mais ágeis, eficientes e robustas.

Ricardo Martins, especialista em Marketing Digital e consultor de diversas empresas do setor, destaca a importância de tais estratégias: “O marketing, quando bem aplicado, pode ir além da publicidade. Ele se torna uma ferramenta poderosa para entender as demandas do mercado, prever tendências e alinhar a produção industrial de acordo. Assim, evitam-se desperdícios, melhoram-se os prazos e a satisfação do cliente final aumenta significativamente.”

Integração de dados

Em relação a cadeia de suprimentos especificamente, o destaque está  na integração de dados entre os setores de marketing e logística. Ao entender as preferências do cliente, as campanhas de marketing podem prever quais produtos terão maior demanda, possibilitando uma produção mais assertiva e um gerenciamento de estoque otimizado.

O especialista ainda destaca um exemplo aplicado em um dos seus clientes. Através da análise de dados obtidos em campanhas de marketing digital, foi possível prever um aumento na demanda de determinado produto. Com essa informação em mãos, a empresa conseguiu antecipar a compra de matéria-prima, negociar melhores preços com fornecedores e otimizar a produção, evitando atrasos.

Mapeamento de produtos

No contexto atual o marketing potencializa e auxilia nas demandas reais das empresas nacionais, permitindo que as organizações obtenham insights mais profundos sobre seus produtos e mercados-alvo através de ferramentas de marketing.

Martins exemplifica o uso do marketing digital para mapeamento de produtos de uma indústria: “Eu já fiz estudo de palavras-chave para identificar o volume de busca sobre um produto para uma indústria para ajudar a entender quais regiões poderiam ser mais desenvolvidas.” Conta.

É importante que as empresas saibam aproveitar os recursos e inteligência do marketing para apoiar nas decisões estratégicas antes mesmo do desenvolvimento de uma solução e não somente para a divulgação, como é comumente utilizada. Assim, o marketing apoia a empresa também nas decisões iniciais quando ainda se está na etapa de concepção das soluções.

Sobre a TRIWI

A TRIWI é uma agência especializada em negócios B2B. Entendemos que construir uma marca B2B forte é o que irá ajudar, de verdade, a melhorar a performance para novos negócios, gerar conversas reais com leads e diferenciar sua empresa em um mercado extremamente competitivo.

Fundada em 2018, a TRIWI iniciou as atividades para atender uma demanda do mercado, com soluções práticas, individualizadas e personalizadas, visando atender as reais necessidades de seus clientes, com planejamento estratégico, geração de negócios e auxílio das inovações digitais.

Seus parceiros estão entre as marcas mais consolidadas do mercado nacional e internacional, que buscam trazer soluções que impactam positivamente os setores em que atuam e se conectam com o que de fato é de interesse de seus clientes e consumidores.

Sobre o fundador

Ricardo Martins, CEO e principal estrategista da TRIWI

Especialista em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu o Master em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos, TOTVS e CNA Idiomas.

O mundo é digital

Analista de Sistemas no UNIARAXÁ, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Sites e Aplicações Web e Empreendedor na Agência Digital WebCódigo. Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Banco de dados e Gestão de Projetos. contato@webcodigo.com

Mais postagens da coluna - O mundo é digital

IA e sustentabilidade: uma combinação estratégica para o futuro das empresas

IA e sustentabilidade: uma combinação estratégica para o futuro das empresas

Alexsandro Luiz de Assis 15/05/2024
JA Brasil e Google oferecem 500 vagas em curso online gratuito de TI; inscrições terminam na segunda (15)

JA Brasil e Google oferecem 500 vagas em curso online gratuito de TI; inscrições terminam na segunda (15)

Alexsandro Luiz de Assis 12/04/2024
Reskilling: o que é e como pode te livrar de ser trocado pela IA

Reskilling: o que é e como pode te livrar de ser trocado pela IA

Alexsandro Luiz de Assis 02/04/2024
Selo de verificação: Uma obsessão que não gerou frutos

Selo de verificação: Uma obsessão que não gerou frutos

Alexsandro Luiz de Assis 28/03/2024
Inteligência Artificial se torna ferramenta poderosa para o mercado de trabalho

Inteligência Artificial se torna ferramenta poderosa para o mercado de trabalho

Alexsandro Luiz de Assis 13/03/2024
Revolução no atendimento: Inteligência Artificial e chatbots 

Revolução no atendimento: Inteligência Artificial e chatbots 

Alexsandro Luiz de Assis 14/02/2024
Inteligência Artificial revoluciona a forma como as instituições de ensino se comunicam com seus diversos públicos

Inteligência Artificial revoluciona a forma como as instituições de ensino se comunicam com seus diversos públicos

Alexsandro Luiz de Assis 09/02/2024
Como será o futuro da segurança digital com o aumento cada vez mais rápido da Inteligência Artificial?

Como será o futuro da segurança digital com o aumento cada vez mais rápido da Inteligência Artificial?

Alexsandro Luiz de Assis 01/02/2024
IA é o principal tema de interesse no aprendizado e desenvolvimento profissional

IA é o principal tema de interesse no aprendizado e desenvolvimento profissional

Alexsandro Luiz de Assis 29/01/2024
Inteligência Artificial deixa de ser mera tendência e transforma rotinas do e-commerce e varejo

Inteligência Artificial deixa de ser mera tendência e transforma rotinas do e-commerce e varejo

Alexsandro Luiz de Assis 23/01/2024
Como será o futuro da segurança digital com o aumento cada vez mais rápido da Inteligência Artificial?

Como será o futuro da segurança digital com o aumento cada vez mais rápido da Inteligência Artificial?

Alexsandro Luiz de Assis 15/01/2024
IA Generativa nos Negócios: Oportunidades, Riscos e o Futuro do Trabalho

IA Generativa nos Negócios: Oportunidades, Riscos e o Futuro do Trabalho

Alexsandro Luiz de Assis 11/01/2024