Peça do grupo de teatro uberlandense, que já foi vista fora do Brasil, chega à cidade do interior de MG em duas apresentações neste sábado (30)
Espetáculo que já foi apresentado fora do Brasil chega a Campos Altos (MG)
Nesta sexta-feira (30/08), o Grupontapé, cia. de teatro de Uberlândia-MG, desembarca em Campos Altos, no Alto Paranaíba, para apresentar o espetáculo Balaio Popular. A peça, que acompanha o grupo há mais de 20 anos, será apresentada na Praça Benedito Valadares, em dois horários: 9 e 10 horas.
O Grupontapé escolheu a cidade para fazer parte das celebrações dos 30 anos de fundação do grupo. Campos Altos fica a mais de 260 km de Uberlândia e faz parte do circuito turístico da Canastra. O município é um dos maiores focos de turismo religioso do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba por abrigar o Santuário de Campos Altos, que fica localizado no alto de uma colina, a mais de 1.200 metros de altitude. Ele é reconhecido como o segundo Santuário dedicado à Nossa Senhora Aparecida. “Nós resolvemos brindar nosso aniversário com a população de cidades do interior de Minas Gerais, que ainda não tinham recebido a peça Balaio Popular e, pela primeira vez, chegamos a Campos Altos, com grande expectativa de encontrar o público daquela cidade”, comenta a atriz e co-fundadora do Grupontapé, Katia Lou.
O espetáculo será acessível. Com apresentação gratuita, toda família poderá participar da apresentação. “Nós levaremos uma intérprete de libras e profissionais que farão audiodescrição da peça. Ainda disponibilizaremos assentos especiais para idosos e pessoas com necessidades especiais”, informa Katia Lou.
A peça
Balaio Popular é uma peça que resgata a tradição mineira por meio de música, dança e histórias envolventes, levando o público a uma verdadeira viagem às raízes culturais de Minas Gerais. “A peça é ideal para toda a família e promete despertar lembranças e sentimentos que remetem à infância e às tradições mineiras”, comenta o produtor do Grupontapé, Rubem dos Reis.
O espetáculo tem duração de 30 minutos e traz em cena quatro atores e um músico.
Os elementos cênicos são caracterizados por um círculo de balaios que remetem às histórias contadas por antepassados.
Aniversário
O evento faz parte da celebração dos 30 anos do Grupontapé, que será registrado em novembro deste ano, e integra o projeto Balaio Popular – Circulação Triângulo Mineiro, uma iniciativa que leva a cultura mineira para diversas cidades da região.
O projeto conta com incentivo cultural por meio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022).
Ficha Artística e Técnica:
Roteiro: Katia Lou
Direção: Fernando Limoeiro
Elenco: Katia Lou, Breno Maia, Eluhara Rezende, Rafael Patente, Kátia Bizinotto e Luiz André
Músico: Fábio Tannús
Figurino e adereços: Flávio Arciole
Produção: Balaio do Cerrado Produtora
Realização: Grupontapé
Facebook
Twitter
Google+
YouTube