marca do Portal Araxa
Banner Publicidade
 
 
cabecalho coluna
 
 

O que é Agronegócio?


Coluna Agro | Agronomia Uniaraxá


criado em 17/01/2017

  
Loading
   

 

Agronegócio vem da palavra em inglês agribusiness e representa o conjunto de atividades agrícolas e industriais no caminho do campo ao consumidor final. O agronegócio está ligado à produção em grande escala de alimentos, combustíveis (biocombustíveis), vestuário (algodão) e outros produtos perecíveis e também não perecíveis.

Hoje, o agronegócio está entre os maiores geradores de emprego no mundo. Sua capacidade de gerar renda também representa perigo para o meio-ambiente, especialmente pela adoção do sistema de produção intensivo.

Cadeia Produtiva

O sistema do agronegócio envolve a chamada cadeia produtiva, que é o caminho percorrido por um produto desde a sua produção até o consumidor final. Nesse intervalo está inserida a logística do agronegócio, composta por empresas e indústrias montadas exclusivamente para a alimentação do sistema.

Para entender melhor: a carne bovina que chega ao prato envolve a produção de uma série de produtos impensáveis ao consumidor. O pasto demanda correção de solo e há empresas que atuam na pesquisa exclusiva de produtos destinados a esse fim.

Há, ainda, as ferramentas para a aplicação, que também demandam indústrias para produzi-los; alimento para o gado, embalagens para os alimentos dos animais; sistemas de distribuição desses alimentos; medicamentos; maquinários de transporte, abate, corte e distribuição.

A cadeia de produção do gado, na verdade, é maior e em seu caminho também está a geração de muitos postos de trabalho e, principalmente, lucro.

Agronegócio no Brasil

O agronegócio é uma das atividades mais lucrativas do mundo. No Brasil, por exemplo, o setor representa 23% do PIB (Produto Interno Bruto – soma de todas as riquezas produzidas no País), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O Brasil está entre os países de maior suporte econômico advindo do agronegócio. Nos últimos 25 anos, conforme o Mapa (Ministério a Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a área plantada cresceu 53%. Já a produção cresceu 260% e a produtividade 135%.

Hoje, os produtos de maior valor no agronegócio brasileiro são: algodão em pluma, arroz, feijão, milho, complexo soja (grão, farelo e óleo), café, açúcar, laranja, carnes, celulose e papel.

A produção de algodão ocorre em lavouras do Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Já o arroz é cultivado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão.

Estamos em segundo lugar na produção de milho, ficando atrás somente dos Estados Unidos. As lavouras do grão estão instaladas no Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mina Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Do Paraná e Rio Grande do Sul sai o trigo e a laranja é oferecida por São Paulo.

O País é destaque na produção do complexo soja, ficando em primeiro lugar nas vendas de grão, seguido pelos Estados Unidos. Também fica em segundo lugar na produção de farelo de soja e óleo de soja, cuja liderança é ocupada pela Argentina.

A nossa produção de soja está em campos de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais e Bahia.

Também somos líderes na produção de cana-de-açúcar, plantada lavouras do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Entre os produtos que também dividem espaço entre os de maior rendimento para o agronegócio nacional está a carne bovina. O rebanho brasileiro é o segundo maior do mundo, liderado pela Índia. É, contudo, o primeiro na produção de frango e o quarto de carne suína.

A produção da carne nacional ocorre, em ordem de tamanho do rebanho, no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiânia, Paraná, Rondônia e Rio Grande do Sul.

Entre as experiências bem sucedidas de produção está a celulose e papel por meio das chamadas florestas plantadas, encontradas no Mato Grosso do Sul e São Paulo.



foto colunista

A Coluna Agro é uma coluna semanal, escrita pelos professores do curso de Agronomia do Uniaraxá, que trata de assuntos ligados ao Agronegócio.
www.uniaraxa.edu.br



Arquivo Coluna Agro
 
   | publicidade |
Banner Publicidade
   | publicidade |
Banner Publicidade
Banner Publicidade
Banner Publicidade
   | publicidade |
Banner Publicidade
   | publicidade |
Banner Publicidade
Banner Publicidade
Banner Publicidade
| SOBRE O SITE |
| ANUNCIE NO PORTAL |
| FALE CONOSCO |

2003 - 2013 - Portal Araxá - Todos direitos reservados

desenvolvido por
ATRÊS.COM.BR