Como anunciar o seu negócio no Google

O mundo é digital

Como anunciar o seu negócio no Google
Como anunciar o seu negócio no Google

Analista de Sistemas no UNIARAXÁ, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Sites e Aplicações Web e Empreendedor na Agência Digital WebCódigo. Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Banco de dados e Gestão de Projetos. contato@webcodigo.com

Como anunciar o seu negócio no Google

Possivelmente você já reparou nos anúncios de empresas em sites e portais de notícias. Ou também quando você realizou alguma busca no Google e foi impactado por resultados de anúncio. Você sabia que é possível realizar esses anúncios da sua MPE?

Grande parte dos anúncios que você é impactado vem do Google, tanto nas buscas no site quanto em portais e, até mesmo, no YouTube. Essa plataforma se chama Google Adwords (ou Google Ads). Por lá, é permitido fazer um filtro para quem, onde e quando aparecer os anúncios.

Por exemplo, você pode segmentar o seu anúncio por gênero, faixa etária e grupos de interesse. Nos resultados de pesquisas feitas na própria plataforma também é possível realizar a segmentação através de grupos de termos (por exemplo, loja de roupa infantil em Belo Horizonte, restaurante italiano em Ouro Preto).

Que tal começar a divulgar o seu negócio pelo Google? Caso queira saber mais, veja o passo a passo a seguir:

 

Como eu consigo criar um anúncio no Google via resultado de pesquisa?

Esse tipo de anúncio é apresentado em forma de resultado de busca. Basta criar uma chamada respeitando os limites de caracteres impostos pelo Google. Para começar, primeiro é necessário se cadastrar-se (gratuitamente) na ferramenta de anúncios do Google (com um e-mail do Gmail). Feito o login, basta seguir o passo a passo:

  • No Menu de páginas à esquerda, clique em “Anúncios e extensões”.
  • Clique no botão de adição  e selecione a opção “Anúncio de texto”.
  • Insira um URL final, o texto do título, o texto de descrição e o texto dos campos “Caminho” opcionais. Conforme você digita, versões para computador e para dispositivos móveis do anúncio são exibidas instantaneamente na “Visualização de anúncios”.
  • Quando você estiver satisfeito com seu novo anúncio de texto, clique em “Salvar anúncio”.

O pagamento pode ser realizado através de boleto bancário ou cartão de crédito. Sem inserir uma forma de pagamento, não é possível iniciar a campanha de anúncio.
Como eu consigo criar um anúncio no Google via Display?

A campanha pode ser criada na mesma ferramenta dos anúncios via resultados de pesquisa. A Rede de Display te ajuda a atrair a atenção dos usuários na etapa mais inicial do ciclo de compra. Você exibe os anúncios antes de as pessoas começarem a pesquisar os produtos e serviços que oferece, o que pode ser uma vantagem, dependendo da sua estratégia geral de publicidade. Também é possível lembrar os usuários sobre os itens em que eles têm interesse, como no caso do remarketing para as pessoas que já visitaram seu site ou aplicativo. Para saber sobre os formatos e especificações das peças criativas, acesse o site do Google Ads.

 

É possível anunciar de graça no Google?

Sim e não. E vamos explicar. Não é possível realizar a divulgação do seu negócio via Google Display ou resultado de pesquisa, conforme falamos anteriormente. Mas o Google elaborou uma ferramenta chamada Google Meu Negócio. Essa plataforma permite que sejam exibidas informações sobre o seu estabelecimento, como telefone, endereço, fotos, avaliações dos clientes e horário de funcionamento. Para cadastrar, basta criar a sua conta no Google clicando aqui.

 

É muito caro divulgar no Google?

A cobrança dos anúncios do Google Ads se dá de duas formas basicamente. A primeira delas é o que chamamos de CPM – Custo Por Mil. Neste caso, o anunciante paga por lotes de mil exibições do anúncio. A segunda modalidade de cobrança é pela metodologia de CPC – Custo Por Clique. Neste caso, o anunciante paga um determinado valor cada vez que o seu anúncio é clicado quando for exibido nas páginas de respostas do buscador.
É preciso estar sempre atento aos novos meios de divulgação, principalmente no ambiente digital. Mãos à obra!

 

Fonte: Equipe BDMG

O mundo é digital

Analista de Sistemas no UNIARAXÁ, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Sites e Aplicações Web e Empreendedor na Agência Digital WebCódigo. Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Banco de dados e Gestão de Projetos. contato@webcodigo.com

Mais postagens da coluna - O mundo é digital

JA Brasil e Google oferecem 500 vagas em curso online gratuito de TI; inscrições terminam na segunda (15)

JA Brasil e Google oferecem 500 vagas em curso online gratuito de TI; inscrições terminam na segunda (15)

Alexsandro Luiz de Assis 12/04/2024
Reskilling: o que é e como pode te livrar de ser trocado pela IA

Reskilling: o que é e como pode te livrar de ser trocado pela IA

Alexsandro Luiz de Assis 02/04/2024
Selo de verificação: Uma obsessão que não gerou frutos

Selo de verificação: Uma obsessão que não gerou frutos

Alexsandro Luiz de Assis 28/03/2024
Inteligência Artificial se torna ferramenta poderosa para o mercado de trabalho

Inteligência Artificial se torna ferramenta poderosa para o mercado de trabalho

Alexsandro Luiz de Assis 13/03/2024
Revolução no atendimento: Inteligência Artificial e chatbots 

Revolução no atendimento: Inteligência Artificial e chatbots 

Alexsandro Luiz de Assis 14/02/2024
Inteligência Artificial revoluciona a forma como as instituições de ensino se comunicam com seus diversos públicos

Inteligência Artificial revoluciona a forma como as instituições de ensino se comunicam com seus diversos públicos

Alexsandro Luiz de Assis 09/02/2024
Como será o futuro da segurança digital com o aumento cada vez mais rápido da Inteligência Artificial?

Como será o futuro da segurança digital com o aumento cada vez mais rápido da Inteligência Artificial?

Alexsandro Luiz de Assis 01/02/2024
IA é o principal tema de interesse no aprendizado e desenvolvimento profissional

IA é o principal tema de interesse no aprendizado e desenvolvimento profissional

Alexsandro Luiz de Assis 29/01/2024
Inteligência Artificial deixa de ser mera tendência e transforma rotinas do e-commerce e varejo

Inteligência Artificial deixa de ser mera tendência e transforma rotinas do e-commerce e varejo

Alexsandro Luiz de Assis 23/01/2024
Como será o futuro da segurança digital com o aumento cada vez mais rápido da Inteligência Artificial?

Como será o futuro da segurança digital com o aumento cada vez mais rápido da Inteligência Artificial?

Alexsandro Luiz de Assis 15/01/2024
IA Generativa nos Negócios: Oportunidades, Riscos e o Futuro do Trabalho

IA Generativa nos Negócios: Oportunidades, Riscos e o Futuro do Trabalho

Alexsandro Luiz de Assis 11/01/2024
O poder da IA e o impacto no e-commerce em 2024

O poder da IA e o impacto no e-commerce em 2024

Alexsandro Luiz de Assis 26/12/2023