Educação: inteligência artificial pode prejudicar a  motivação durante o estudo, dizem 10% dos brasileiros 

O mundo é digital

Educação: inteligência artificial pode prejudicar a motivação durante o estudo, dizem 10% dos brasileiros 
Educação: inteligência artificial pode prejudicar a motivação durante o estudo, dizem 10% dos brasileiros 

Analista de Sistemas no UNIARAXÁ, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Sites e Aplicações Web e Empreendedor na Agência Digital WebCódigo. Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Banco de dados e Gestão de Projetos. contato@webcodigo.com

Educação: inteligência artificial pode prejudicar a motivação durante o estudo, dizem 10% dos brasileiros

Para 9 em cada 10 entrevistados pela Preply, o sucesso do aprendizado se deve, em boa parte, aos professores “de carne e osso” 

Embora sejam inegáveis as revoluções promovidas pela inteligência artificial na educação, aparentemente, existe algo que as novas tecnologias jamais darão conta de alcançar: a conexão com os professores — fator essencial para o sucesso do aprendizado, de acordo com 9 em cada 10 brasileiros. 

A constatação é do novo estudo da Preply, plataforma que, nas últimas semanas, ouviu estudantes de seis países (entre eles, o Brasil) e descobriu que, por aqui, parte de quem estuda via tais ferramentas (26%) teme que elas afetem o contato ou a motivação provenientes da interação com um tutor humano.

Isso porque, para compreender como pessoas de contextos distintos têm lidado com a IA na educação, a especialista em idiomas pediu que milhares de entrevistados compartilhassem suas experiências e percepções sobre o uso de plataformas do tipo para fins educativos, das vantagens aos receios comuns entre quem já as experimentou dentro e fora da sala de aula. Apesar da preocupação, a maioria dos brasileiros crê que o futuro da educação será um mix harmonioso entre tecnologia e interações humanas.

(crédito: iStock)

Inteligência artificial na educação: os receios mais comuns dos brasileiros 

Mesmo tempos depois de sua chegada, ao que tudo indica, certos receios dos brasileiros em relação à inteligência artificial ainda persistem — sejam aqueles relacionados à sua rapidez, adaptabilidade ou a capacidade de, supostamente, superar o desempenho humano nas mais diferentes áreas.

Quando o assunto é o uso da IA para fins de aprendizagem, por exemplo, 16% dos estudantes ouvidos pela Preply compartilharam temer que a aposta em tais tecnologias para estudar não ofereça a mesma a conexão que têm com seus professores, percentual similar ao daqueles que atrelam a IA à perda da motivação que só um tutor “de carne e osso”, em tese, poderia oferecer (10%). 

De toda maneira, como demonstraram os respondentes, nem toda preocupação está ligada à necessidade do aspecto humano, mas à segurança dos próprios dados — algo que, em um contexto de violações constantes à privacidade dos usuários, foi enfatizado por 15% dos estudantes, que revelaram falta de confiança em compartilhar informações privadas com sistemas de IA.

Divulgação https://preply.com/pt/blog/ia-versus-aprendizado-humano/

Apesar de inquietações como essas, cabe dizer, ninguém parece negar que a adoção de ferramentas do tipo permanece trazendo ganhos consideráveis para quem pretende otimizar o próprio estudo.

Na opinião de 5 em cada 10 brasileiros, para se ter uma ideia, contar com a IA em meio a dúvidas de aprendizagem ainda é uma alternativa muito mais acessível, além de ajustável às mais diversas necessidades. Já para outros, são duas as grandes vantagens do estudo via plataformas: tanto a possibilidade de se aprender mais rápido (42%) quanto a de receber feedbacks imediatos a cada novo módulo (37%), o que facilitaria a identificação de dificuldades e pontos de melhoria.

Divulgação https://preply.com/pt/blog/ia-versus-aprendizado-humano/

Brasil é o país que mais valoriza interações humanas na educação 

Entre receios e vantagens, se existe algo que o estudo da Preply descobriu é como, de forma geral, poucos brasileiros parecem dispostos a experimentar modalidades educativas que dispensem a presença de professores “de verdade”.

Quando solicitados a avaliarem o papel da orientação e interação humanas, as respostas dos entrevistados foram quase unanimidade — com mais de 83% deles atribuindo importância máxima ao contato com profissionais de educação, bem como relacionando parte do sucesso do aprendizado à atuação dos professores (89%).

Não por acaso, ao longo do levantamento, 9 em cada 10 brasileiros disseram concordar que “todo mundo tem pelo menos um grande professor que mudou sua vida”.

Trata-se, nesse ponto, de números muito mais significativos que os encontrados pela plataforma em países como os Estados Unidos (69%), Itália (59%) e Espanha (76%), onde as porcentagens de estudantes que avaliam a interação com professores como “importante” ou “muito importante” não chegam a 80%.

Mas, afinal, que características fariam de alguém um bom professor de acordo com os respondentes? Aparentemente, ao menos três atributos essenciais: a dedicação e comprometimento com o sucesso dos alunos (29%), habilidades de simplificar assuntos complexos (25%) e, por fim, a primordial paixão pelo ensino (23%) — esse ingrediente que até as melhores inteligências artificiais jamais serão capazes de imitar.

Divulgação https://preply.com/pt/blog/ia-versus-aprendizado-humano/

Metodologia

Para compreender como alunos de diferentes países percebem o uso de inteligências artificiais na educação, recentemente, foi realizada uma pesquisa quantitativa com 2503 participantes de painéis online nos EUA (500), Alemanha (401), Espanha (400), Itália (402), Polônia (400) e Brasil (400), todos eles profissionais que estão aprendendo idiomas. Os respondentes, que atuam em áreas como negócios, gestão, TI e finanças, foram divididos por gênero (1.280 homens e 1.219 mulheres) e faixa etária (685 da geração Z, 952 da geração Y e 866 da geração X).

Sobre a Preply 

A Preply é uma plataforma online de aprendizagem de idiomas que conecta professores a centenas de milhares de alunos em 180 países em todo o mundo. Atualmente, mais de 40.000 tutores ensinam mais de 50 idiomas, impulsionados por um algoritmo de aprendizado de máquina que recomenda os melhores professores para cada aluno. Fundada nos Estados Unidos, em 2012, por três ucranianos, Kirill Bigai, Serge Lukyanov e Dmytro Voloshyn, a Preply cresceu de uma equipe de três pessoas para uma empresa com mais de 600 funcionários de 62 nacionalidades diferentes, com escritórios em Barcelona, Nova York e Kiev.

 

O mundo é digital

Analista de Sistemas no UNIARAXÁ, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Sites e Aplicações Web e Empreendedor na Agência Digital WebCódigo. Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Banco de dados e Gestão de Projetos. contato@webcodigo.com

Mais postagens da coluna - O mundo é digital

Empresa cria IA que traduz os textos para a linguagem da geração Z

Empresa cria IA que traduz os textos para a linguagem da geração Z

Alexsandro Luiz de Assis 28/05/2024
IA e sustentabilidade: uma combinação estratégica para o futuro das empresas

IA e sustentabilidade: uma combinação estratégica para o futuro das empresas

Alexsandro Luiz de Assis 15/05/2024
JA Brasil e Google oferecem 500 vagas em curso online gratuito de TI; inscrições terminam na segunda (15)

JA Brasil e Google oferecem 500 vagas em curso online gratuito de TI; inscrições terminam na segunda (15)

Alexsandro Luiz de Assis 12/04/2024
Reskilling: o que é e como pode te livrar de ser trocado pela IA

Reskilling: o que é e como pode te livrar de ser trocado pela IA

Alexsandro Luiz de Assis 02/04/2024
Selo de verificação: Uma obsessão que não gerou frutos

Selo de verificação: Uma obsessão que não gerou frutos

Alexsandro Luiz de Assis 28/03/2024
Inteligência Artificial se torna ferramenta poderosa para o mercado de trabalho

Inteligência Artificial se torna ferramenta poderosa para o mercado de trabalho

Alexsandro Luiz de Assis 13/03/2024
Revolução no atendimento: Inteligência Artificial e chatbots 

Revolução no atendimento: Inteligência Artificial e chatbots 

Alexsandro Luiz de Assis 14/02/2024
Inteligência Artificial revoluciona a forma como as instituições de ensino se comunicam com seus diversos públicos

Inteligência Artificial revoluciona a forma como as instituições de ensino se comunicam com seus diversos públicos

Alexsandro Luiz de Assis 09/02/2024
Como será o futuro da segurança digital com o aumento cada vez mais rápido da Inteligência Artificial?

Como será o futuro da segurança digital com o aumento cada vez mais rápido da Inteligência Artificial?

Alexsandro Luiz de Assis 01/02/2024
IA é o principal tema de interesse no aprendizado e desenvolvimento profissional

IA é o principal tema de interesse no aprendizado e desenvolvimento profissional

Alexsandro Luiz de Assis 29/01/2024
Inteligência Artificial deixa de ser mera tendência e transforma rotinas do e-commerce e varejo

Inteligência Artificial deixa de ser mera tendência e transforma rotinas do e-commerce e varejo

Alexsandro Luiz de Assis 23/01/2024
Como será o futuro da segurança digital com o aumento cada vez mais rápido da Inteligência Artificial?

Como será o futuro da segurança digital com o aumento cada vez mais rápido da Inteligência Artificial?

Alexsandro Luiz de Assis 15/01/2024