Etiqueta, educação e bom senso

O mundo é digital

Etiqueta, educação e bom senso
Etiqueta, educação e bom senso

Analista de Sistemas no UNIARAXÁ, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Sites e Aplicações Web e Empreendedor na Agência Digital WebCódigo. Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Banco de dados e Gestão de Projetos. contato@webcodigo.com

Sem querer criar polêmica, mas o título da matéria é uma coisa que falta para muitos no dia a dia, e principalmente na utilização e comunicação digital.

Alguns vão dizer que estou pegando pesado, mas vou listar alguns casos e deixar que vocês tirem suas conclusões.

Vamos falar principalmente sobre o uso de e-mails, whatsapp e mensagens, estas são formas rápidas de comunicação, mas isso não impede que tenhamos alguns cuidados, Etiqueta, Educação e bom senso.

Etiqueta

  1. Uso de Português correto
    Confesso que o uso do português não é algo simples, por isso utilize corretor ortográfico e releia sua mensagem várias vezes antes de enviar.
  2. Seja objetivo e educado
    Suas mensagens devem ser escritas de forma objetiva e com informações breves e precisas.
  3. Evite gírias e regionalismo
    O uso de gírias ou expressões locais devem ser evitadas, pois o nosso país tem uma diversidade cultural muito grande, além disso, um texto livre desse tipo de expressões é mais profissional.

Educação

  1. Bom dia
    Utilize sempre uma forma de saudação, seja educado, chame a pessoa pelo nome.
  2. Agradecimento
    Sempre termine suas mensagens com um Obrigado, ou alguma forma de agradecimento pela pessoa estar lendo sua mensagem ou tomando alguma ação sobre a mesma.

Bom senso

  1. Não envie Spam
    Correntes também são uma forma de Spam, só envie este tipo de mensagem para pessoas que realmente gostem ou queiram receber, acredito que sejam pouquíssimas pessoas que vão gostar desse tipo de conteúdo.
  2. Evite polêmicas
    Certos assuntos podem fazer parte de um bate papo com pessoas que tenham a mesma opinião, mas podem ser causadores de vários problemas e até mesmo constrangimentos. Lembre-se sua mensagem pode ser copiada e enviada para pessoas que não tem a mesma opinião que você.
  3. Excesso de mensagens
    Acredito que equilíbrio seja o ideal, mesmo que seja um grupo de whatsapp de sua família, envio em excesso gera um desinteresse, ninguém que tenha uma vida ativa com afazeres e tarefas vai ficar feliz em ter que ficar checando mensagens o dia todo.
  4. Uso incorreto de e-mails de empresa
    Tudo que foi escrito acima, fica ainda mais grave quando se utiliza um e-mail profissional, faça o uso adequado do e-mail da empresa onde trabalha, e lembre-se esse e-mail é da empresa, não é seu e-mail pessoal.

Como qualquer ferramenta o uso correto gera benefícios, mas o uso incorreto ou pequenos descuidos podem gerar acidentes (constrangimentos, desinteresses, perda de credibilidade e até processos).

Utilize a Etiqueta, Educação e bom senso e faça a diferença.

O mundo é digital

Analista de Sistemas no UNIARAXÁ, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Sites e Aplicações Web e Empreendedor na Agência Digital WebCódigo. Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Banco de dados e Gestão de Projetos. contato@webcodigo.com

Mais postagens da coluna - O mundo é digital

JA Brasil e Google oferecem 500 vagas em curso online gratuito de TI; inscrições terminam na segunda (15)

JA Brasil e Google oferecem 500 vagas em curso online gratuito de TI; inscrições terminam na segunda (15)

Alexsandro Luiz de Assis 12/04/2024
Reskilling: o que é e como pode te livrar de ser trocado pela IA

Reskilling: o que é e como pode te livrar de ser trocado pela IA

Alexsandro Luiz de Assis 02/04/2024
Selo de verificação: Uma obsessão que não gerou frutos

Selo de verificação: Uma obsessão que não gerou frutos

Alexsandro Luiz de Assis 28/03/2024
Inteligência Artificial se torna ferramenta poderosa para o mercado de trabalho

Inteligência Artificial se torna ferramenta poderosa para o mercado de trabalho

Alexsandro Luiz de Assis 13/03/2024
Revolução no atendimento: Inteligência Artificial e chatbots 

Revolução no atendimento: Inteligência Artificial e chatbots 

Alexsandro Luiz de Assis 14/02/2024
Inteligência Artificial revoluciona a forma como as instituições de ensino se comunicam com seus diversos públicos

Inteligência Artificial revoluciona a forma como as instituições de ensino se comunicam com seus diversos públicos

Alexsandro Luiz de Assis 09/02/2024
Como será o futuro da segurança digital com o aumento cada vez mais rápido da Inteligência Artificial?

Como será o futuro da segurança digital com o aumento cada vez mais rápido da Inteligência Artificial?

Alexsandro Luiz de Assis 01/02/2024
IA é o principal tema de interesse no aprendizado e desenvolvimento profissional

IA é o principal tema de interesse no aprendizado e desenvolvimento profissional

Alexsandro Luiz de Assis 29/01/2024
Inteligência Artificial deixa de ser mera tendência e transforma rotinas do e-commerce e varejo

Inteligência Artificial deixa de ser mera tendência e transforma rotinas do e-commerce e varejo

Alexsandro Luiz de Assis 23/01/2024
Como será o futuro da segurança digital com o aumento cada vez mais rápido da Inteligência Artificial?

Como será o futuro da segurança digital com o aumento cada vez mais rápido da Inteligência Artificial?

Alexsandro Luiz de Assis 15/01/2024
IA Generativa nos Negócios: Oportunidades, Riscos e o Futuro do Trabalho

IA Generativa nos Negócios: Oportunidades, Riscos e o Futuro do Trabalho

Alexsandro Luiz de Assis 11/01/2024
O poder da IA e o impacto no e-commerce em 2024

O poder da IA e o impacto no e-commerce em 2024

Alexsandro Luiz de Assis 26/12/2023