PMA – mês junho/2024
Começa nesta quinta-feira a ExpoQueijo Brasil 2022, em Araxá
Cultura

Começa nesta quinta-feira a ExpoQueijo Brasil 2022, em Araxá

Começa nesta quinta-feira a ExpoQueijo Brasil 2022, em Araxá

Evento, que vai até domingo (5/6), conta com concurso internacional de queijos artesanais, feira, praça gastronômica e programação técnica do Sistema Agricultura

imagem de destaque

ExpoQueijo Brasil 2022 – International Cheese Awards tem início nesta quinta-feira (2/6), no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, na região do Alto Paranaíba, e vai até o domingo (5/6). Neste ano, o concurso internacional de queijo artesanal tem 894 produtos inscritos, de 255 produtores. Do total, são 546 mineiros, 198 de outros estados e 150 estrangeiros, com concorrentes da Itália, Peru, Vietnã, Chile, Bolívia, Portugal e da Argentina.

Para o diretor de Agroindústria e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ranier Chaves Figueiredo, a disputa promete ser acirrada. “Tivemos um recorde de inscrições. De fato, conheceremos os melhores queijos artesanais do mundo. Será emocionante”, avalia.

A realização da ExpoQueijo é da Bonare Eventos, em parceria com associações de produtores de queijos, e com a correalização do Governo de Minas, por meio da Seapa e de suas vinculadas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Também são apoiadores o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). O Estado de Minas Gerais colaborou ainda com o patrocínio de R$ 300 mil, via Lei de Incentivo à Cultura.

Concurso

A curadoria do Concurso Internacional do Queijo é da Organização Nacional de Provadores de Queijo (Onaf), única instituição italiana que forma provadores desses produtos com método codificado. Por sua vez, o júri é composto por especialistas brasileiros e do exterior.

O resultado da disputa, nas diversas categorias, será anunciado no sábado (4/6). Em 2021, Minas Gerais conquistou 66 medalhas, sendo 22 de ouro, 19 de prata e 25 de bronze. Em segundo lugar, no ranking de condecorações nacionais, ficou São Paulo, somando 22 prêmios. Já o vencedor do super ouro foi da Itália.

Feira

A organização se prepara para receber cerca de 50 mil pessoas, entre produtores, mestres queijeiros, demais profissionais da cadeia do queijo e do agronegócio, jornalistas e visitantes leigos. A estrutura contará ainda com Feira Internacional e Vila Gastronômica, onde 66 expositores estarão presentes, de quinta-feira (2/6) a sábado (4/6), das 14h à meia-noite, e domingo (5/6), das 10h às 18h.

No estande do Sistema Agricultura, servidores da Emater-MG, da Epamig e do IMA oferecerão um plantão técnico a queijeiros. A diretora técnica do IMA, Cristiane Santos, ressalta o trabalho que será desenvolvido no local. “O produtor poderá tirar diretamente conosco as suas principais dúvidas sobre a regularização dos seus produtos e do seu estabelecimento”, diz.

Os produtores interessados em regularizar suas queijarias também poderão preencher um requerimento para o registro. O documento é um dos primeiros passos para o processo e, a partir dele, são agendadas as visitas de verificação das condições dos estabelecimentos.

Para o preenchimento do formulário, é necessário que o requerente tenha em mãos informações básicas da propriedade e da exploração, o cartão de produtor, o cartão do IMA, além da documentação pessoal.

No espaço, o público ainda poderá conferir um Museu do Queijo, produzido pela Emater-MG. A engenheira de alimentos da equipe de queijos artesanais da empresa, Fernanda Quadros, adianta um pouco do que estará exposto. “Estamos preparando um memorial para expor peças antigas ligadas à produção de queijo. São peças que preservam a memória dessa tradição mineira”, conta.

Já o pesquisador da Epamig e coordenador do programa de pesquisa em Leite e Derivados, Junio de Paula, destaca a participação da empresa. “Contribuiremos ao estande com degustação de queijos, distribuição de cartilhas e outras publicações”, afirma.

Capacitações

O evento conta uma programação técnica do Sistema Agricultura e parceiros, voltada para produtores, lojistas e demais profissionais da área, no intuito de valorizar a produção artesanal de queijos.

“Nosso objetivo é propiciar atualizações e discussões sobre o mercado queijeiro, para que o produtor tenha acesso a novos conhecimentos e possa aperfeiçoar o seu trabalho”, explica a assessora técnica de Cooperativismo e Agroindústria da Seapa, Sandra Santos.

Para isso, serão realizadas atividades teóricas e práticas. Na quinta (2/6) e na sexta-feira (3/6), das 18h às 19h, ocorre a oficina com o tema “Como lucrar e crescer na produção de queijos”, oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas).

O V Seminário de Queijos Artesanais acontece na sexta-feira (3/6), das 8h às 12h, e debate a caracterização das regiões produtoras, pesquisa e regulamentação. No sábado (4/6), das 8h às 12h, a mesa redonda “Comercialização: Quais as tendências de mercado para os Queijos Artesanais?” será ofertada pelo Ministério da Agricultura.

Também no sábado, das 10h às 12h, o Senar realiza uma degustação comentada. E, durante a tarde, das 15h30 às 17h30, a instituição promove uma capacitação sobre os principais defeitos em queijos artesanais.

A programação é gratuita. Interessados devem se inscrever neste link.

Queijo artesanal em Araxá e em Minas

Araxá é parte de uma das dez regiões caracterizadas como produtoras de Queijo Minas Artesanal (QMA) no estado. Segundo a Emater-MG, a atividade envolve cerca de 300 produtores na microrregião e resulta em um volume aproximado de 3,6 mil toneladas de produto por ano.

As demais regiões caracterizadas como produtoras de QMA são: Canastra, Campos das Vertentes, Cerrado, Serra do Salitre, Serras da Ibitipoca, Serro, Triângulo Mineiro, Diamantina e Entre Serras da Piedade ao Caraça.

Minas possui ainda mais cinco regiões produtoras de outros tipos de queijos artesanais. São elas: Vale do Jequitinhonha, Vale do Suaçuí, Alagoa, Serra Geral do Norte de Minas e Mantiqueira de Minas.

Conforme dados do IMA, há 113 queijarias registradas no estado e 99 delas possuem o Selo Arte, que permite a comercialização em todo o território nacional. Já a microrregião de Araxá possui 12 queijarias e um entreposto regularizados, além de dez produtos reconhecidos com o Selo Arte.

Segundo a estimativa da Emater-MG, Minas soma cerca de 30 mil produtores, com uma produção global de queijos artesanais em torno de 85 mil toneladas por ano.

Serviço

ExpoQueijo Brasil 2022 – International Cheese Awards

Data: 2/6 a 5/6/2022

Horário: 2/6 a 4/6 (quinta-feira a sábado), das 14h à meia-noite, e 5/6 (domingo), das 10h às 18h

Local: Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá. Rua Águas do Araxá, sem número – bairro Barreiro, Araxá (MG)

Mais informações: www.expoqueijobrasil.com.br

Move – Pilates
Cultura

Mais notícias da Categoria Cultura

ExpoQueijo Brasil terá 50 horas de programação técnica e cultural

ExpoQueijo Brasil terá 50 horas de programação técnica e cultural

Portal Araxá 13/06/2024
Myriam Scotti, autora manauara do premiado “Terra Úmida”, participará de mesas literárias na Fliaraxá

Myriam Scotti, autora manauara do premiado “Terra Úmida”, participará de mesas literárias na Fliaraxá

Portal Araxá 11/06/2024
Festival FloRIR o Cerrado atrai mais de 13 mil pessoas no Parque do Cristo em Araxá

Festival FloRIR o Cerrado atrai mais de 13 mil pessoas no Parque do Cristo em Araxá

Portal Araxá 11/06/2024
Fundação Cultural Calmon Barreto lança o quadro “Artista em Ação”

Fundação Cultural Calmon Barreto lança o quadro “Artista em Ação”

Portal Araxá 06/06/2024
Governo do Estado fará promoção do Destino Minas no Festival Internacional de Turismo

Governo do Estado fará promoção do Destino Minas no Festival Internacional de Turismo

Portal Araxá 05/06/2024
Prorrogadas as inscrições para o Concurso Internacional da ExpoQueijo Brasil 2024

Prorrogadas as inscrições para o Concurso Internacional da ExpoQueijo Brasil 2024

Portal Araxá 03/06/2024