Araxá Rodeio Show
Conheça a nova estrutura do FestNatal Araxá
Cultura

Conheça a nova estrutura do FestNatal Araxá

Conheça a nova estrutura do FestNatal Araxá

Grandes espetáculos de dança marcaram os primeiros dias de apresentações no Teatro Municipal

O FestNatal Araxá está de casa nova. Remodelado, o maior festival natalino de Minas Gerais ganha uma estrutura à altura: o Expominas Araxá. Com mais espaço, a organização planeja surpreender os visitantes oferecendo atrações culturais simultâneas, mais conforto e opções de lazer e gastronomia para todos os gostos.

O Centro de Convenções passa a ser usado pelo evento a partir do dia 13. A montagem já começou. Pelo projeto será mantida a arena externa, que a população se acostumou a ver nos últimos anos no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim e acrescentadas áreas como a do pavilhão de eventos e do estacionamento. “Isso nos dá a tranquilidade de recebermos um público maior num período que a gente sabe que é chuvoso aqui na região. As pessoas também poderão contar com o estacionamento que dá acesso direto à arena e ao pavilhão. Tenho certeza de que todos vão gostar”, ressalta Régia Côrtes, presidente da Fundação Acia.

Além das atrações culturais, que têm espaço cativo na programação, as crianças ganham muito com a nova estrutura do festival. No pavilhão de eventos, a nova casa do Papai Noel será um atrativo à parte. Ela vai crescer. Será, na verdade, a Praça do Papai Noel, um espaço aconchegante onde também acontecerão dezenas de atividades para as crianças e exposições dos trabalhos desenvolvidos nas escolas.

Bem perto de Papai Noel está programada uma praça de alimentação com dezenas de opções de doces e salgados, além de bebidas. O Expominas também oferece estrutura de banheiros e acessibilidade.

Terceiro dia

Enquanto uma equipe prepara o Expominas para a segunda etapa do FestNatal Araxá, as apresentações culturais não param no Teatro Municipal. Nesta terça feira (3) as cortinas se abriram para dois projetos sociais: um do Lar Santa Teresinha e outro do Movart – Instituto das Artes e Movimento.

O projeto do Lar Santa Teresinha oferece oficinas a meninas que queiram iniciar na dança. “São 120 meninas acolhidas. No fim do ano a gente faz nosso espetáculo e se inscreve para o FestNatal”, explica a professora Jéssica Nayara Teixeira.

A apresentação mexeu com a plateia e com as meninas que treinaram muito a coreografia. “Elas estavam super empolgadas e é emocionante ver o quanto elas ficam felizes. Para elas é o auge estar aqui”, diz Jéssica.

O Lar Santa Terezinha apresentou coreografias de ballet infantil. O grupo Movart trouxe hip hop, dança de salão, teatro e canto.

Segundo dia

Na segunda (2) também subiram ao palco representantes do Instituto das Artes e Movimento – MOVART e do projeto Cultura Urbana Arte e Cultura nas Comunidades, da Secretaria Municipal de Ação Social. Muitos dançarinos participam pela primeira vez do Festival. “Foi uma experiência inesquecível. Coração a mil, toda a família na plateia, uma estreia emocionante. Ainda vou dançar mais dois dias, mas venho nos outros para ver as apresentações que estão muito lindas”, diz a bailarina Júlia Torquato.

Os espetáculos de dança com a estrutura do Teatro Municipal ganham mais profissionalismo, segundo especialistas na área. “Dá a oportunidade dos alunos experimentarem essa relação com o público em uma apresentação com luzes, figurino, áudio perfeito. Quando a plateia aplaude ao final é o reconhecimento que é tão importante nesta trajetória de aprendizado”, explica o coreógrafo Juliano Carlos Paiva.

Para quem vai prestigiar o evento todos os dias do festival são especiais. “Viemos em família assistir minha afilhada Ana Laura, mas todas as apresentações que a gente viu emocionou a gente, faz muito bem pra gente” , diz a vendedora Meire Maria de Souza.

O almoxarife Denivaldo Santos Carneiro também foi às apresentações desta segunda e saiu impressionado. “Cheguei do trabalho e vim com a minha esposa para assistir nossa filha. É tudo de graça e muito bom, com certeza vamos voltar”, conta.

Tudo gratuito

Todas as atividades do FestNatal Araxá são gratuitas e abertas ao público. O evento é uma promoção da Fundação Cultural ACIA, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania e Governo Federal, com o patrocínio máster CBMM, patrocínio de Zema, Bem Brasil, Mart Minas, Rio Branco Combustíveis, Codemig e Governo de Minas; com apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, ACIA e TV Integração.

 

PMA – Março e Albril (Saúde)
Cultura

Mais notícias da Categoria Cultura

Araxá Rodeio Show terá after e tardezinha com palco exclusivo e atrações regionais

Araxá Rodeio Show terá after e tardezinha com palco exclusivo e atrações regionais

Portal Araxá 15/04/2024
Araxá Rodeio Show garante renda extra e mexe com a criatividade

Araxá Rodeio Show garante renda extra e mexe com a criatividade

Portal Araxá 11/04/2024
Contagem regressiva: faltam menos de 10 dias para a abertura do Araxá Rodeio Show

Contagem regressiva: faltam menos de 10 dias para a abertura do Araxá Rodeio Show

Portal Araxá 08/04/2024
Artistas preparam repertório especial para a Queima do Alho 2024

Artistas preparam repertório especial para a Queima do Alho 2024

Portal Araxá 04/04/2024
Cardápio da Queima do Alho apresenta variedade de carnes, arroz carreteiro, feijão tropeiro e muito mais…

Cardápio da Queima do Alho apresenta variedade de carnes, arroz carreteiro, feijão tropeiro e muito mais…

Portal Araxá 03/04/2024
Fenadoces reúne mais de 25 mil pessoas na Fundação Cultural Calmon Barreto

Fenadoces reúne mais de 25 mil pessoas na Fundação Cultural Calmon Barreto

Portal Araxá 02/04/2024