Bem Brasil Alimentos – Agosto/2020
Conheça a nova estrutura do FestNatal Araxá
Cultura

Conheça a nova estrutura do FestNatal Araxá

Conheça a nova estrutura do FestNatal Araxá

Grandes espetáculos de dança marcaram os primeiros dias de apresentações no Teatro Municipal

O FestNatal Araxá está de casa nova. Remodelado, o maior festival natalino de Minas Gerais ganha uma estrutura à altura: o Expominas Araxá. Com mais espaço, a organização planeja surpreender os visitantes oferecendo atrações culturais simultâneas, mais conforto e opções de lazer e gastronomia para todos os gostos.

O Centro de Convenções passa a ser usado pelo evento a partir do dia 13. A montagem já começou. Pelo projeto será mantida a arena externa, que a população se acostumou a ver nos últimos anos no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim e acrescentadas áreas como a do pavilhão de eventos e do estacionamento. “Isso nos dá a tranquilidade de recebermos um público maior num período que a gente sabe que é chuvoso aqui na região. As pessoas também poderão contar com o estacionamento que dá acesso direto à arena e ao pavilhão. Tenho certeza de que todos vão gostar”, ressalta Régia Côrtes, presidente da Fundação Acia.

Além das atrações culturais, que têm espaço cativo na programação, as crianças ganham muito com a nova estrutura do festival. No pavilhão de eventos, a nova casa do Papai Noel será um atrativo à parte. Ela vai crescer. Será, na verdade, a Praça do Papai Noel, um espaço aconchegante onde também acontecerão dezenas de atividades para as crianças e exposições dos trabalhos desenvolvidos nas escolas.

Bem perto de Papai Noel está programada uma praça de alimentação com dezenas de opções de doces e salgados, além de bebidas. O Expominas também oferece estrutura de banheiros e acessibilidade.

Terceiro dia

Enquanto uma equipe prepara o Expominas para a segunda etapa do FestNatal Araxá, as apresentações culturais não param no Teatro Municipal. Nesta terça feira (3) as cortinas se abriram para dois projetos sociais: um do Lar Santa Teresinha e outro do Movart – Instituto das Artes e Movimento.

O projeto do Lar Santa Teresinha oferece oficinas a meninas que queiram iniciar na dança. “São 120 meninas acolhidas. No fim do ano a gente faz nosso espetáculo e se inscreve para o FestNatal”, explica a professora Jéssica Nayara Teixeira.

A apresentação mexeu com a plateia e com as meninas que treinaram muito a coreografia. “Elas estavam super empolgadas e é emocionante ver o quanto elas ficam felizes. Para elas é o auge estar aqui”, diz Jéssica.

O Lar Santa Terezinha apresentou coreografias de ballet infantil. O grupo Movart trouxe hip hop, dança de salão, teatro e canto.

Segundo dia

Na segunda (2) também subiram ao palco representantes do Instituto das Artes e Movimento – MOVART e do projeto Cultura Urbana Arte e Cultura nas Comunidades, da Secretaria Municipal de Ação Social. Muitos dançarinos participam pela primeira vez do Festival. “Foi uma experiência inesquecível. Coração a mil, toda a família na plateia, uma estreia emocionante. Ainda vou dançar mais dois dias, mas venho nos outros para ver as apresentações que estão muito lindas”, diz a bailarina Júlia Torquato.

Os espetáculos de dança com a estrutura do Teatro Municipal ganham mais profissionalismo, segundo especialistas na área. “Dá a oportunidade dos alunos experimentarem essa relação com o público em uma apresentação com luzes, figurino, áudio perfeito. Quando a plateia aplaude ao final é o reconhecimento que é tão importante nesta trajetória de aprendizado”, explica o coreógrafo Juliano Carlos Paiva.

Para quem vai prestigiar o evento todos os dias do festival são especiais. “Viemos em família assistir minha afilhada Ana Laura, mas todas as apresentações que a gente viu emocionou a gente, faz muito bem pra gente” , diz a vendedora Meire Maria de Souza.

O almoxarife Denivaldo Santos Carneiro também foi às apresentações desta segunda e saiu impressionado. “Cheguei do trabalho e vim com a minha esposa para assistir nossa filha. É tudo de graça e muito bom, com certeza vamos voltar”, conta.

Tudo gratuito

Todas as atividades do FestNatal Araxá são gratuitas e abertas ao público. O evento é uma promoção da Fundação Cultural ACIA, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania e Governo Federal, com o patrocínio máster CBMM, patrocínio de Zema, Bem Brasil, Mart Minas, Rio Branco Combustíveis, Codemig e Governo de Minas; com apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, ACIA e TV Integração.

 

TODOS CONTRA A VIOLÊNCIA INFANTOJUVENIL
Cultura

Mais notícias da Categoria Cultura

Trupe de Truões estreia primeiro solo com equipe de peso

Trupe de Truões estreia primeiro solo com equipe de peso

Portal Araxá 11/09/2020
A reinvenção digital dos projetos sociais no Brasil em meio à pandemia

A reinvenção digital dos projetos sociais no Brasil em meio à pandemia

Portal Araxá 09/09/2020
Sintonia Cultural: Uberlândia-Índia oferece workshops, oficinas, palestra e shows gratuitos

Sintonia Cultural: Uberlândia-Índia oferece workshops, oficinas, palestra e shows gratuitos

Portal Araxá 03/09/2020
EMCANTAR apresenta A Lua por Testemunha

EMCANTAR apresenta A Lua por Testemunha

Portal Araxá 01/09/2020
Após reforma, Museu Dona Beja é reinaugurado em Araxá

Após reforma, Museu Dona Beja é reinaugurado em Araxá

Portal Araxá 31/08/2020
Sintonia Cultural: Uberlândia-Índia acontecerá em Setembro

Sintonia Cultural: Uberlândia-Índia acontecerá em Setembro

Portal Araxá 25/08/2020