MOVE – Super Banner
Donos de Loteamentos Rurais marcam presença em Reunião Ordinária
Política

Donos de Loteamentos Rurais marcam presença em Reunião Ordinária

Donos de Loteamentos Rurais marcam presença em Reunião Ordinária

A Reunião Ordinária da Câmara recebeu, nesta terça-feira (07/05), dezenas de cidadãos interessados na votação do Projeto de Lei 022/19, de autoria do Vereador Zezinho (PT). A proposição que dispõe sobre o parcelamento de solo rural para Chacreamento Rural em Araxá foi aprovada por votos 13 a 0. A expectativa é de que a medida contribua para futuro fornecimento de energia elétrica aos proprietários desses loteamentos.

Os projetos de nº 26 (obrigatoriedade de restaurantes, bares, lanchonetes, ambulantes e similares, usarem e fornecerem canudos de papel biodegradável e/ou reciclável), 29 (obrigações à concessionária dos serviços de água e esgoto no Município), 36 (determinação que os postes de energia elétrica sejam colocados nas divisas dos lotes) e 37 (obrigatoriedade dos hospitais e maternidades prestarem orientações para primeiros socorros em caso de engasgamento, asfixia e prevenção de morte súbita de recém-nascidos) também foram aprovados.

A sessão também marcou a volta do Vereador Alexandre Irmãos Paula (PR). O parlamentar volta à Casa da Cidadania depois de ocupar o cargo de Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural. Sete Vereadores fizeram uso da tribuna do Plenário Vereador Guilherme Gotelip Neto:

Adolfo Segurança (Avante)

O Vereador Adolfo Maurício da Silva (Adolfo Segurança) falou sobre diversas visitas feitas por ele e sua equipe de gabinete em pautas relacionadas ao município araxaense. As seguintes proposições também foram apresentadas:

Indicação: Poda e capina da Rua Wellington Lemos, 360, Bairro Pedra Azul;

Indicação: Poda, capina e interligação da Rua Antônio Barreto, 663, Bairro Fertiza com Av João Paulo II.

Bosco Júnior (Avante)

O Vereador Bosco Júnior afirmou ser favorável à redução da máquina pública. Mas para ele, os recursos que seriam economizados com projeto apresentado na semana passada não seriam aplicados no poder executivo. Em seguida, ele parabenizou a Prefeitura pelo apoio ao evento que transformou Araxá na capital do Moutain Bike brasileiro e do continente americano. O parlamentar sugeriu apoio semelhante ao Evento de Voo Livre que acontecerá em outubro, no Horizonte perdido. Proposição:

Moção de Congratulações aos organizadores do Encontro de Folia de Reis da Mártir Filomena.

Hudson Fiuza (PSL)

O Vereador Hudson Fiuza apresentou diversas indicações em seu tempo regimental de uso da tribuna. Ele também celebrou o não fechamento da agência da Receita Federal em Araxá. Proposições:

Indicação: poda das árvores que ficam na Rua Joaquim Rodrigues Silva, em frente ao nº 15 – Bairro Guilhermina V. Chaer;

Indicações de recapeamento: Av. Auxiliadora Paiva, e no Bairro Boa Vista; Vila Guimarães, principalmente na Rua Pepurure; toda extensão Rua Valentina Antonio Sena, no Centro; toda extensão Rua José Pereira Vale, no Bairro Novo Santo Antônio; Bairro Guilhermina Vieira Chaer, principalmente nas Ruas Girso dos Reis e José Lemos Torres;

Indicação: construção de calçada no Canteiro central da Av. Pref. Aracely de Paula, 1730 em frente ao CTO – Centro de Traumatologia Ortopedia e Oftalmologia;

Indicação: Ligação das Ruas do Bairro Santa Luzia, descritas em seguida, até a Av. João Paulo II: Carlos Barbosa, José Natal, Ana Jacinta Borges, São Cristovão, Eloi Teixeira, Geralda Detoni.

Ceará da Padaria (PMB)

O Vereador José Valdez da Silva (Ceará da Padaria) lamentou os problemas nos atendimentos da área de saúde em Araxá. O parlamentar lembrou que o município arrecada cerca de 400 milhões de reais por ano e detém a maior produção de nióbio no mundo. Para ele o discurso de que a cidade é privilegiada se aplica apenas à parcela da população com maior poder aquisitivo. Ceará também questionou a qualidade das administrações municipais desde a década de 90, quando passou a viver em Araxá.

Zezinho (PT)

O Vereador José dos Reis lamentou o mau atendimento prestado pela agência Caixa em Araxá, com poucos caixas eletrônicos em funcionamento. Críticas semelhantes foram feitas à agência do Bradesco. Ele também salientou a importância da aprovação do projeto de sua autoria que dispõe sobre parcelamento do solo rural para fins de Chacreamento no município.

Raphael Rios (SD)

O Vereador Raphael Rios falou sobre uma resposta do IPDSA a uma solicitação feita por ele. O instituto irá fazer um estudo para instalação de ecopontos (local adequado para descarte de entulho) em regiões estratégicas da cidade. A instalação deverá seguir padrões rígidos para evitar problemas ambientais.

Outro ofício respondido trata da nova disposição do trânsito para entrada e saída do CEFET, local de grande movimentação de veículos – empresa será contratada em breve para a pauta. A sugestão do parlamentar de substituição de lâmpadas na UPA também deverá ser atendida.

Indicação: Redutor de velocidade na via Francisca Maria da Costa, Bairro Camoá.

Robson Magela (PRB)

Robson Magela apresentou Projeto de Lei Dispõe sobre atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia, dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. O Vereador também relatou a reclamação de pais de alunos da Escola Lucas Teixeira dos Santos Júnior, que tiveram que arrecadar recursos próprios para o andamento de reformas necessárias.

Indicação: Limpeza de toda a área do Aeroporto Romeu Zema, pois o mato alto já está invadindo a calçada da rua José Passos de Oliveira, no bairro Abolição;

Indicação: ao Deputado Bosco para que solicite à Secretaria de Estado de Educação a revitalização da pista de atletismo da Escola Estadual Luiz Antônio Correa de Oliveira (Polivalente).

TODOS CONTRA A VIOLÊNCIA INFANTOJUVENIL
Política

Mais notícias da Categoria Política

Governador cumpre agenda de trabalho no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Governador cumpre agenda de trabalho no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Portal Araxá 29/10/2020
Romeu Zema fala sobre ações de segurança pública e reuniões com o governo federal

Romeu Zema fala sobre ações de segurança pública e reuniões com o governo federal

Portal Araxá 28/10/2020
Romeu Zema apresenta Portfólio de Projetos 2021 ao líder da bancada mineira na Câmara

Romeu Zema apresenta Portfólio de Projetos 2021 ao líder da bancada mineira na Câmara

Portal Araxá 20/10/2020
Raphael Rios reivindica espaço para abrigar trabalho da coleta seletiva

Raphael Rios reivindica espaço para abrigar trabalho da coleta seletiva

Portal Araxá 07/10/2020
Governador Romeu Zema assina acordo de cooperação com o TRE-MG em apoio à realização das eleições

Governador Romeu Zema assina acordo de cooperação com o TRE-MG em apoio à realização das eleições

Portal Araxá 23/09/2020
Nomes de Lídia Jordão e Fabiano Santos Cunha homologados em convenção para as Eleições 2020

Nomes de Lídia Jordão e Fabiano Santos Cunha homologados em convenção para as Eleições 2020

Portal Araxá 15/09/2020