Educação, Infraestrutura Urbana e Projetos Sociais são discutidos em Reunião Ordinária
Polícia

Educação, Infraestrutura Urbana e Projetos Sociais são discutidos em Reunião Ordinária

Educação, Infraestrutura Urbana e Projetos Sociais são discutidos em Reunião Ordinária

Diversas Indicações e Requerimentos dirigidos à Administração Municipal foram apresentados em tribuna na Reunião Ordinária desta terça-feira (21/05), na Câmara Municipal. O Presidente do Legislativo Araxaense, Vereador Roberto do Sindicato (SD), reforçou o convite à população para os eventos subsequentes desta semana, a serem realizados no Plenário Vereador Guilherme Gotelip Neto.

Nesta quarta-feira (22/05), haverá Fórum Comunitário sobre a situação dos imóveis na Avenida José Ananias de Aguiar (Comboio), solicitado pelo Vereador Robson Magela (PRB). Na quinta, será realizada Audiência Pública sobre Escola de Tempo Integral, a pedido do Sindicato único dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (SIND-UTE/MG). A sessão foi solicitada pelo Vereador Raphael Rios (SD).

Robson Magela (PRB)

O Vereador Robson Magela lamentou a chance perdida pela Prefeitura de fazer melhorias estruturais no município por meio de recursos oriundos de emendas parlamentares federais. Entre as pautas que poderiam ser atendidas, estão a reforma da Praça da Juventude e investimentos em mobilidade urbana.

Ele também falou sobre o não cumprimento de emendas parlamentares de sua autoria, aprovadas pela Câmara, por parte da Prefeitura. As proposições adicionadas ao orçamento municipal determinam a manutenção do Centro de Quimioterapia da Santa Casa, criação de programa especial para angioplastia e a construção de unidade de saúde e centro de educação infantil nos bairros Vila Verde, Vila Maior e Jardim das Oliveiras. Indicações:

Indicação- Reforma do telhado do Ginásio Poliesportivo do Bairro Padre Alaor e a limpeza no entorno do local.

Indicação- Que a Prefeitura de Araxá encaminhe para a Câmara Municipal a relação de como foram gastos os recursos devolvidos ao Executivo pelo Legislativo em 2017 e 2018.

Indicação- Revitalização da Praça Governador Valadares, localizada no Centro da cidade.

Adolfo Segurança (Avante)

O Vereador Adolfo Segurança iniciou seu tempo regimental comentando a sua participação nos Projetos Parlamento Jovem e Juventude Cidadã, realizados na Casa da Cidadania. Em seguida, ele comentou sobre reunião com o Secretário Marco Antônio Rios, juntamente com o Vereador Fárley, onde foi firmado o compromisso de limpeza e capina em diversos bairros a serem iniciadas nesta semana.

O parlamentar também falou sobre a má iluminação e infestação de cobras em volta da lagoa do Barreiro, cobrando providências das autoridades competentes. Outro ponto da cidade visitado por ele foi a Escola Municipal Aziz J. Chaer, que passa por reforma e ampliação. Depois das obras, a instituição de ensino poderá abrigar cerca de 600 alunos entre 11 e 14 anos. Diversas indicações foram apresentadas:

Indicação- Manutenção da estrada vicinal, referência KM 141 BR146, sentido Araxá Serra do Salitre

Indicação- Instalação de refletores para melhorar a iluminação da parte frontal do Ginásio Poliesportivo Paulinho de Souza (Jardim Natália), localizado na Rua Marieta Dornelles, 120, Bairro Jardim Natália.

Indicação- Limpeza, capina e poda na Rua Totonho Pereira, Bairro Santo Antônio, próximo ao sacolão do Branco.

Indicação- Serviço de tapa buracos na Rua Geraldo José Mariano, no Bairro Salomão Drumond, bem como providencie a limpeza do lixo e o serviço de poda e capina na extensão da ponte que liga esta Rua ao Campo de Futebol Amador Ferrocarril.

Bosco Júnior (Avante)

O Vereador Bosco Júnior fez um resumo sobre a décima edição de seu projeto Vereador na Ruas, no Bairro Urciano Lemos. A necessidade de operação tapa buracos e limpeza urbana estão entre as maiores reivindicações feitas pelos moradores. De acordo com o parlamentar, as demandas apresentadas serão repassadas aos órgãos competentes. Algumas delas já foram indicadas na última Reunião Ordinária (ver abaixo).

Bosco Júnior também falou sobre a revitalização da Praça da Juventude. A reforma será feita em razão de uma ação dirigida ao Ministério Público, de autoria da Associação de Moradores do Urciano Lemos. Por fim, o parlamentar afirmou esperar melhorias no município no ano que vem, em razão das eleições. Ele sugeriu atenção à população para esse tipo de política. Indicações:

Indicação- Reparo do telhado da Feira do Produtor no bairro Urciano Lemos, que se encontra com várias goteiras.

Indicação- Notificar o proprietário do imóvel na Rua Maria De Lourdes Moreira, Nº 150, no Bairro Santa Rita II, para que faça a limpeza do imóvel em reforma bem como a limpeza da piscina, que está sendo provavelmente criadouro do mosquito da dengue.

Indicação- Estudo para abrir uma lotérica ou correspondente bancário da Caixa Econômica Federal no bairro Urciano Lemos.

Indicação- Que o Executivo envie projeto de sua competência sobre a Criação do Bolsa Atleta para os atletas e paratletas do Município Araxá.

José dos Reis (PT)

O Vereador Zezinho apresentou Projeto de Lei que torna reconhecida de Utilidade Pública a Associação Vidança, sediada à Avenida Imbiara, número 130, centro. A associação desenvolve aulas gratuitas de dança em espaços parceiros de escolas públicas municipais e estaduais. Contemplando alunos na faixa etária entre 04 e 14 anos, as aulas vão desde o ballet clássico ao moderno, despertando nos beneficiados a arte da inclusão através da dança e gerando possibilidades para formação de bailarinos e dançarinos profissionais.

Em seguida, Zezinho lamentou profundamente a falta de manutenção das estradas que atendem produtores rurais da região, salientando que o desenvolvimento da economia do município não deve ficar restrito ao centro. Ele afirmou que as demandas básicas dos cidadãos, fundamentais para o dia a dia, não deveriam ser deixadas de lado pela Prefeitura. Outras Indicações foram apresentadas:

Indicação- Limpeza e manutenção da rotatória entre as ruas José Pedro da Silva com a Rua Wellington Lemos, no bairro pão de Açúcar.

Indicação- Que sejam colocadas lâmpadas em dois postes de iluminação pública, situados na Rua Julia Leime, bairro Santa Mônica.

Indicação- Pedido para que seja tabulada parceria com o CONSEP para viabilizar o convênio 062/2019 da entidade com o Tribunal do Estado de Minas Gerais.

Ceará da Padaria (PMB)

O Vereador José Valdez da Silva apresentou Indicação ao IPDSA para fiscalização referente à colocação das placas fixadas no meio das seguintes rotatórias: Rua Doutor Edmar Cunha com a Avenida Ecológica e da Avenida Wilson Borges em frente ao Corpo de Bombeiros. De acordo com o parlamentar, as referidas placas prejudicam a visão dos condutores de veículos.

Ceará da Padaria também ponderou sobre a ilegalidade da medida de acordo com a Lei 2547, artigo 23, do Código de Postura do Município de Araxá. Além da proposição, José Valdez lamentou a situação verificada no Bairro Boa Vista, com ruas intransitáveis e a má conservação do Ginásio Parque das Flores e campo de Barretão. Por fim, a falta de Projeto da Prefeitura que altera o piso salarial dos professores foi mais uma vez criticada pelo Vereador.

Hudson Fiuza (PSL)

O Vereador Hudson agradeceu a presença dos cidadãos e autoridades no Fórum Comunitário solicitado por ele na semana passada. A sessão tratou de problemas estruturais nos Bairros Jardim Europa I, II, III, IV e V. Ele celebrou os frutos gerados pelo encontro, como o compromisso da administração municipal em sanar algumas das demandas solicitadas. Várias Indicações foram apresentadas:

Indicação- Extensão de rede de iluminação pública, com instalação de postes com luminárias próximo à rotatória de entrada para os Bairros Pão de Açúcar III e IV, no início da Avenida Sônia Rosalina Ferreira.

Indicação- Recapeamento/tapa buracos na Rua Sargento Gislei Oliveira Reis, no Bairro Pão de Açúcar III.

Indicação- Fiscalização de esgoto correndo a céu aberto na Rua Sargento Gislei Oliveira Reis, próximo à Escola Municipal Agar de Afonseca e Silva no Bairro Pão de Açúcar III.

Indicação- Fiscalização de esgoto correndo a céu aberto na Rua Geralda Detoni, no Bairro Vila Santa Luzia, próximo a duas nascentes de água, na região do antigo transmissor da Rádio Imbiara.

Indicação- Recapeamento/tapa buracos na Rua Sebastião Carlos Menezes, no Bairro Jardim das Oliveiras.

Indicação- Limpeza dos matos no passeio em volta da Matinha, localizada na Rua das Maritacas no Bairro João Bosco Teixeira.

Indicação- Que o Executivo viabilize o Projeto para esta Câmara para destinação de recursos para o 18º 100Destino Motofest, que acontecerá nos dias 30,31 de Agosto e 1º de Setembro na Praça Lago Norte – Barreiro.

Raphael Rios (SD)

O Vereador Raphael Rios afirmou ter recebido informações de que a Escola Francisco Primo de Melo não está matriculando crianças por falta de vagas nas vans de transporte escolar rural. Ele solicitou uma resposta por parte da administração municipal sobre a questão. Em seguida, ele celebrou o andamento da Semana Municipal de Incentivo à Adoção, que teve sua abertura oficial realizada nesta segunda-feira (20/05), na Casa da Cidadania.

A Semana foi instituída pela lei 7.214/2017, de autoria do próprio vereador, para momentos de reflexão, debate, conscientização e união de todos que vivenciam e militam em prol da adoção. Por fim, o parlamentar celebrou o desenvolvimento de um novo plano diretor por parte do IPDSA (Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá) e cobrou da Prefeitura o Projeto que altera o piso salarial dos professores. Indicações:

Indicação- Solicita informações relativas ao transporte escolar, especialmente em relação à Escola Municipal Francisco Primo de Melo, e se existem alunos aguardando vagas de transporte para matrícula na instituição.

Indicação- Implantação de redutor de velocidade na Avenida Joãozinho autoescola, próximo ao número 135, bairro Camoá.

Solicitação- Ao Senhor Rogério Contato, Diretor Industrial da CBMM, solicitação para que a empresa analise a possibilidade de aquisição de um veículo para uso do Conselho Tutelar de Araxá.

Polícia

Mais notícias da Categoria Polícia

Polícia Militar prende autor por receptação em Araxá

Polícia Militar prende autor por receptação em Araxá

Portal Araxá 23/08/2019
Presídio de Araxá realiza ação social para a população carcerária

Presídio de Araxá realiza ação social para a população carcerária

Portal Araxá 22/08/2019
Receita Estadual fiscaliza 47 distribuidoras de baterias automotivas suspeitas de sonegação

Receita Estadual fiscaliza 47 distribuidoras de baterias automotivas suspeitas de sonegação

Portal Araxá 21/08/2019
Polícia Militar procura autores de roubo em Araxá

Polícia Militar procura autores de roubo em Araxá

Portal Araxá 20/08/2019
Novo golpe pelo Facebook faz duas vítimas em Araxá/MG

Novo golpe pelo Facebook faz duas vítimas em Araxá/MG

Portal Araxá 20/08/2019
Polícia Civil desmonta esquema milionário de pirâmide financeira em Minas

Polícia Civil desmonta esquema milionário de pirâmide financeira em Minas

Portal Araxá 19/08/2019