Em meio à pandemia, CIA. EMCANTAR lança livro sobre desenvolvimento humano e a cultura do brincar
Cultura

Em meio à pandemia, CIA. EMCANTAR lança livro sobre desenvolvimento humano e a cultura do brincar

Em meio à pandemia, CIA. EMCANTAR lança livro sobre desenvolvimento humano e a cultura do brincar

Cia. Cultural EMCANTAR, do Triângulo Mineiro, reúne os seus 25 anos de experimentações artísticas dentro do livro “Pedagogia do Encantamento”, tecnologia educacional para ser replicada por educadores e agentes culturais; lançamento será dias 29 e 30 de outubro

Criar palavras, usá-las como brinquedo. O corpo fala. Entender que a arte está em cada um como potência e criatividade. Durante a pandemia, muitos dilemas estão sendo colocados, entre eles, as práticas educativas a partir do brincar. Na ausência da escola, como fica o divertimento? Longe de ter respostas prontas, a CIA. CULTURAL EMCANTAR aponta no livro “Pedagogia do Encantamento” caminhos pelos quais crianças, jovens e adultos com oportunidades de estímulos e vivências artísticos-culturais possam revelar e desenvolver suas pujanças humanas de forma protagonista e democrática.

EMCANTAR_Parangolé espetáculo_Roberto Chacur1

A obra vinha sendo preparada desde o ano passado e será lançada dia 29 de outubro (quinta-feira), no mês da criança, por meio de um evento online, às 19h, com transmissão ao vivo pelo www.youtube.com/emcantar. Já no dia 30, o fundador do EMCANTAR, Marco Querubim, fará um bate papo com educadores, às 12h, pelo perfil @emcantar no Instagram.

O livro é dividido em duas partes, “Pressupostos” e “Metodologias”. São cerca de 150 páginas com textos, poesias, ilustrações e imagens que caminham pela trajetória de mais de duas décadas da Cia. Cultural. O prefácio é do escritor Pedro Bandeira: “Cada um deles me transmitia confiança e… e esperança. Esperança numa forma nova de fazer arte-educação, de unir todas as artes numa só, de oferecer a crianças e jovens uma alternativa de harmonia, de beleza, de convivência sadia, muito além dos conhecimentos científicos que a escola lhes proporcionava”, escreve o autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil.

“Pedagogia do Encantamento” é uma realização da Cia Cultural EMCANTAR com patrocínio do Instituto Algar e da JRN Empreendimentos, com incentivo da Secretaria Municipal de Cultura por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia-MG. Cada exemplar terá valor de R$ 30 e será vendido diretamente pelo site emcantar.org.

[25 ANOS NÃO SÃO 25 DIAS]

O livro apresenta as tecnologias educacionais desenvolvidas pelo EMCANTAR a partir de diferentes experiências multidisciplinares e multimídias vivenciadas ao longo de quase 25 anos desde a sua fundação, em 1996. Trata-se da sistematização de duas metodologias que permitem diversas possibilidades de replicação para que a capacidade do encantamento impulsione a vontade e o fluxo do processo pedagógico no desenvolvimento de cada pessoa.

Nascido na charmosa Araguari, o EMCANTAR se desenvolveu também em Uberlândia. Assim, pavimentou no Triângulo Mineiro uma trajetória corajosa com 6 discos, 3 DVDs, 8 espetáculos, 1 filme, além de diversos livros, experimentos audiovisuais e milhares de oficinas. Já passaram por São Paulo, Brasília, Goiás, Belo Horizonte e muitas outras cidades pelo Brasil, além de terem feito uma visita recente a Washington D.C., nos Estados Unidos.

Todo este movimento pedagógico foi construído coletivamente entre os integrantes –muitos deles começaram crianças e atualmente são gestores da própria Companhia– partindo do princípio fundamental da “cultura de roda”. Do exercício cotidiano das atividades em círculo, de forma inovadora, democrática e cidadã, o EMCANTAR moldou a sua linguagem estética, artística e política, que se desdobra em musicais teatrais de alta qualidade e kits multimídias que se destacam pelo arrojo na forma e no conteúdo. Hoje, tudo isso está guardado debaixo deste guarda chuva chamado PEDAGOGIA DO ENCANTAMENTO.

[MAIS SOBRE A CIA. CULTURAL EMCANTAR]

EMCANTAR é uma companhia cultural que nasceu em 1996. Em 25 anos, atingiu mais de meio milhão de emcantados e conquistou 9 premiações. Hoje, se divide em duas frentes:

Grupo EMCANTAR: com mais de 1 mil apresentações artísticas, incluindo passagem por Washington (EUA), já atingiu um público de aproximadamente 200 mil espectadores, com 30 mil produtos distribuídos, incluindo 6 álbuns e 1 DVD lançados. No palco, os artistas misturam as linguagens da música e do teatro em espetáculos voltados para a infância e para família.

EMCANTAR Social: com mais de 10 mil crianças e adolescentes beneficiados em cerca de 100 projetos regulares desenvolvidos em regiões de baixo aparelhamento social e cultural, suas ações envolvem as linguagens da música, teatro, literatura, audiovisual, além de brincadeiras cantadas da cultura popular, já tendo resultado na publicação de 7 livros, 2 DVDs, 1 CD e mais de 30 espetáculos de autoria coletiva.

[PARCERIA EMCANTAR + INSTITUTO ALGAR]

O livro “Pedagogia do Encantamento” tem patrocínio do Instituto Algar. Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o Grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. A ideia é contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar, que hoje atua nas frentes: educação, cultura, esporte e social.

[PARCERIA EMCANTAR + JRN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS]

A JRN Empreendimentos Imobiliários é parceira do livro “Pedagogia do Encantamento” via Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia. Há mais de 40 anos, a JRN tem a missão de melhorar a qualidade de vida com empreendimentos urbanísticos inovadores, que sejam inseridos no contexto urbano integrado, viabilizando o sonho de muitas pessoas com o lugar ideal para construir a sua casa. Um trabalho que envolve todos os valores da empresa, começando no foco que tem no cliente e passando pelo compromisso com stakeholders, o cultivo de relacionamentos, a sustentabilidade das suas ações e o aperfeiçoamento contínuo para oferecer produtos diferenciados. Para saber mais, acesse: jrnempreendimentos.com.br

Bem Brasil Agosto/2021
Cultura

Mais notícias da Categoria Cultura

Lei Calmon Barreto seleciona projetos culturais para se apresentarem no período de Natal

Lei Calmon Barreto seleciona projetos culturais para se apresentarem no período de Natal

Portal Araxá 11/11/2021
Governador e Prefeito planejam fazer da Expoqueijo um dos maiores eventos do Brasil

Governador e Prefeito planejam fazer da Expoqueijo um dos maiores eventos do Brasil

Portal Araxá 05/11/2021
Mestres queijeiros e produtores de vários países se encontram em MG nesta semana

Mestres queijeiros e produtores de vários países se encontram em MG nesta semana

Portal Araxá 03/11/2021
Expoqueijo Brasil começa na próxima semana; veja a programação completa

Expoqueijo Brasil começa na próxima semana; veja a programação completa

Portal Araxá 27/10/2021
Pesquisadores descobrem incêndios na Antártica há 75 milhões de anos

Pesquisadores descobrem incêndios na Antártica há 75 milhões de anos

Portal Araxá 20/10/2021
Inscrições de artistas de Araxá para prêmios da Lei Calmon Barreto vão até 13 de outubro

Inscrições de artistas de Araxá para prêmios da Lei Calmon Barreto vão até 13 de outubro

Portal Araxá 06/10/2021