Em visita aos estúdios do Se Liga na Educação, Romeu Zema agradece alunos, professores e famílias pelo melhor resultado de Minas no Ideb
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Em visita aos estúdios do Se Liga na Educação, Romeu Zema agradece alunos, professores e famílias pelo melhor resultado de Minas no Ideb

Em visita aos estúdios do Se Liga na Educação, Romeu Zema agradece alunos, professores e famílias pelo melhor resultado de Minas no Ideb

Governador afirmou que as equipes das secretarias de Educação e Saúde atuam para determinar o momento de retorno às aulas presenciais de forma segura

O governador Romeu Zema participou, nesta sexta-feira (18/9), do Tira Dúvidas do Se Liga na Educação, momento ao vivo do programa com as teleaulas, transmitido de segunda a sexta-feira pela Rede Minas.

Em sua fala, Zema parabenizou os professores, alunos, famílias e servidores da Secretaria de Estado de Educação (SEE) pela conquista da maior nota do ensino médio do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação. Minas subiu duas posições no ranking do país na modalidade de ensino.

Já em relação ao ensino fundamental, o avanço foi de quatro posições em comparação ao resultado anterior, de 2017. O estado ainda teve a menor taxa de abandono escolar. Ou seja, a partir de ações efetivas, Minas Gerais conseguiu diminuir o número de alunos que deixaram de frequentar a escola.

“Nós fizemos um bom conceito nos anos iniciais do ensino fundamental, e também nos anos finais. E tivemos um grande avanço no ensino médio: fizemos o melhor conceito da nossa história. Então, fico muito agradecido por todo esse esforço despendido. É um trabalho em conjunto. Ninguém conseguiria um feito tão extraordinário sozinho”, afirmou o governador.

Prêmio

Romeu Zema ainda comentou sobre o prêmio “Ideb Transformação”, reconhecimento que será feito às escolas com maiores notas e desempenho no indicador. Ao todo, 125 unidades de ensino vão receber a premiação.

O governador encerrou a participação no Tira Dúvidas do Se Liga comentando sobre a necessidade de ter segurança epidemiológica para o retorno das atividades presenciais. Mas garantiu que as secretarias de Educação (SEE) e de Saúde (SES-MG) estão atuando para desenvolver um plano que seja seguro para o momento de voltar às salas de aula.

“É um grande anseio meu que isso venha ocorrer depressa. Os nossos números da pandemia têm melhorado. A cada semana que passa temos menos óbitos, menos casos, então, tudo indica que esta notícia pode vir nos próximos dias ou semanas. Estou cobrando muito, mas nós temos que lembrar: a segurança e a vida acima de tudo”, finalizou.

Ideb em Minas

Após três edições seguidas de queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Minas Gerais inverte a tendência e, além de recuperar a trajetória de boa qualidade nos ensinos fundamental e médio, também apresentou os melhores indicadores já alcançados em fluxo e proficiência. Trata-se do maior salto na história do Ideb no estado.

Em 2017, a taxa de abandono era de 8,1% no ensino médio, 3,1% nos anos finais do ensino fundamental e 0,3% nos anos iniciais. Já em 2019, a taxa registrada no ensino médio foi de 5,3%, nos anos finais do ensino fundamental foi de 1,6% e nos anos iniciais 0,2%.

Como parte dos números históricos dessa edição do Ideb, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) destaca também o expressivo aumento da participação dos alunos do ensino médio na realização da prova, fruto de uma mobilização realizada entre Superintendências Regionais de Ensino e diretores das escolas da rede. O índice de escolas que passaram a ter Ideb por terem garantido a participação de no mínimo 80% dos alunos na avaliação nacional saltou de 56% para 77% das unidades escolares.

Crescimento histórico

Os resultados também mostram crescimento histórico na nota média padronizada dos anos finais do ensino fundamental. Em 2019, Minas Gerais alcançou 5,29, retomando a maior nota já alcançada no estado, em 2011. Já no indicador de rendimento foi alcançado 0,88, que representou uma evolução de quatro pontos percentuais em relação a 2017. Em consequência disso, o Ideb apresentou crescimento de 4,4, em 2017, para 4,6 em 2019.

Com relação aos anos iniciais do ensino fundamental, em que o Estado é historicamente reconhecido, o resultado foi o mesmo de 2017, se mantendo em 6,5, com a posição nacional 4º lugar entre os estados.

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