BANNER RETÂNGULO JDA – CSD
“Estamos prontos para realizar e mudar realidades em Minas”, diz presidente da Federaminas”
Empresarial

“Estamos prontos para realizar e mudar realidades em Minas”, diz presidente da Federaminas”

“Estamos prontos para realizar e mudar realidades em Minas”, diz presidente da Federaminas”

Emílio Parolini se despede da presidência da entidade deixando marca de humanismo na gestão e com recorde público em congresso anual

Terminou neste sábado (26) em Araxá, no Alto Paranaíba, o Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais. O evento, tradicionalmente um termômetro da atividade econômica e da expectativa dos mais diferentes setores frente aos panoramas local, estadual, nacional e internacional; reuniu 700 presidentes, diretores e executivos das Associações Comerciais de todo o Estado, além de empresários e representantes de outras entidades de classe. “Um recorde que fica como marco deste evento e que mostra o quanto os associativistas querem e estão em busca de superar os desafios. Programamos uma grade cheia, robusta que surpreendeu positivamente a todos”, conta Emílio Parolini, presidente da Federaminas.

O evento trouxe como tema este ano as ferramentas para que empreendedores possam, de fato, realizar mudanças em seus municípios. “Realize-se. Um tema forte, que foi pensado mesmo para provocar alterações na forma dos congressistas pensarem e agirem e para dar instrumentos para que eles possam transformar. Estamos prontos para realizar e mudar realidades em Minas”, ressalta.

Para Graziela Costa Peres, de Teófilo Otoni, o evento, de fato, é capaz de, através da reflexão, promover novas atitudes no cotidiano. “Foi além das expectativas. É um crescimento profissional e pessoal emocionante. Saímos daqui renovados, motivados e vamos crescer”, ressalta.

O presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) concorda. Durante o evento, George Pinheiro, também fez um balanço da gestão de Emílio Parolini frente à Federação de Minas Gerais. “Emílio fez um trabalho espetacular à frente da Federaminas. Uniu as associações comerciais do Estado, tem feito um trabalho unindo o poder público com a iniciativa privada, deu um grande impulso no Conselho da Mulher Empresária e aos jovens empresários. É, com certeza, uma referência no país”, disse.

Emílio deixa a diretoria da entidade após 12 anos de dedicação à causa associativista na Federaminas. “O associativismo é algo diferente. A gente faz uma entrega acreditando naquele projeto. O sucesso desse e de outros projetos coroa todo o trabalho que fizemos na liderança da Federaminas. São seis anos como vice e seis anos como presidente. Estamos fechando nosso ciclo e o sucesso de todos é o nosso sucesso. A gente trabalha e eles estão aqui porque eles acreditam no nosso trabalho”, ressalta.

O último dia

Ele ganhou notoriedade nacional durante a tragédia em Brumadinho, mas, em Minas Gerais, o tenente do Corpo de Bombeiros, Pedro Aihara, de 26 anos, já era muito conhecido pela competência e pela facilidade na comunicação. Graduado em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Ciências Militares, com ênfase em gestão e prevenção de catástrofes, pelo CBMMG, especialista em gestão de projetos pela Universidade de São Paulo (USP) e em prevenção de desastres pela Universidade de Yamaguchi (Japão); Tenente Aihara foi um dos destaques da programação do Congresso da Federaminas neste sábado (26).

O jovem bombeiro falou sobre inteligência emocional e influência.

“Todo ser humano tem dentro dele potencialidades incríveis de estabelecer conexões com outros seres humanos só que, às vezes, a gente fica numa visão técnica demais e esquece de que as nossas necessidades não são só necessidades fisiológicas ou financeiras. Temos necessidade também de acolhimento, de respeito de carinho e quando a gente consegue caminhar para atender essas necessidades a gente consegue fazer algo que toca as pessoas”, explica.

Para Tenente Aihara é preciso ressignificar a atuação das pessoas dentro de suas profissões e entidades. “Estamos na época do sense making, ou seja, as coisas precisam fazer sentido, as pessoas precisam ser realizadas naquilo que elas fazem. A reflexão nossa é no sentido de conseguirmos expandir um pouco a visão daquilo que a gente realiza e conseguir, de fato, entregar não só produtos e serviços, mas entregar significado. As pessoas precisam de conexão e é isso que transforma a nossa vida”, defende.

Após a palestra, que terminou com congressistas de pé e uma extensa salva de palmas, o público pôde ouvir relatos de sucesso do associativismo de cidades como Belo Oriente, Teófilo Otoni e Diamantina. Na sequência um Painel debateu o panorama político e econômico do Estado de Minas Gerais e do Brasil. Da discussão participaram o gerente regional do Sebrae Triângulo Mineiro, William Rodrigues de Brito; o prefeito Nova Lima, Vitor Penido; o presidente da Federaminas, Emílio Parolini e o Senador Carlos Viana.”O risco é parte de todo o negócio. O problema é quando esse risco não está apenas na escolha da área, do nicho, do setor, de como trabalhar. É quando você tem uma economia nacional instável. Temos um novo governo que tem se preocupado em fazer reformas, controlando o déficit e principalmente em dar segurança jurídica a quem quer investir. Esse foi um ano de arrumar a casa. A partir do ano que vem nós começaremos a perceber que a economia dará sinais de melhora, mas não mais do que este ano. A minha orientação aos empresários é que se mantenham atentos. É o ano para se planejar o crescimento”, orienta.

A programação foi encerrada com a entrega do Mérito Empresarial que homenageou 70 empresários de diversos municípios mineiros com atuação em vários segmentos da economia.

EAD UNIARAXÁ
Empresarial

Mais notícias da Categoria Empresarial

Parceria Cemig Sim

Parceria Cemig Sim

Portal Araxá 12/11/2019
1 vaga – Técnico em Segurança do Trabalho. Veja essa e outras vagas de emprego para hoje(11/11/2019)

1 vaga – Técnico em Segurança do Trabalho. Veja essa e outras vagas de emprego para hoje(11/11/2019)

Portal Araxá 11/11/2019
Diretores da McCain na América Latina visitam prefeito Aracely

Diretores da McCain na América Latina visitam prefeito Aracely

Portal Araxá 06/11/2019
1 vaga – Nutricionista. Veja essa e outras vagas de emprego para hoje(04/11/2019)

1 vaga – Nutricionista. Veja essa e outras vagas de emprego para hoje(04/11/2019)

Portal Araxá 04/11/2019
Personalidades do empreendedorismo são homenageadas pela Federaminas

Personalidades do empreendedorismo são homenageadas pela Federaminas

Portal Araxá 29/10/2019
Congresso da Federaminas inspira e revela novo perfil do empreendedorismo feminino

Congresso da Federaminas inspira e revela novo perfil do empreendedorismo feminino

Portal Araxá 28/10/2019