Uniaraxá – Vestibular Junho 2019
Estudo para fomentar esporte de aventura em Araxá é solicitado na Câmara
Política

Estudo para fomentar esporte de aventura em Araxá é solicitado na Câmara

Estudo para fomentar esporte de aventura em Araxá é solicitado na Câmara

Vereador Fabiano ainda falou das providências para que a cidade receba uma nova agência da Caixa Econômica

Araxá tem uma vocação para as mais variadas modalidades esportivas. A cidade sempre revelou talentos do tênis, jiu-jitsu, bicicross, dentre outros. Desde a paixão nacional, que é o futebol, passando pelos esportes especializados, e claro, pelo seu relevo favorável, os esportes de aventura. Campeonatos Internacionais acontecem na cidade, como por exemplo, a Copa de MTB, e já aconteceram com grande sucesso, como o Open de Voo Livre na rampa do Horizonte Perdido, uma das melhores do país.

Com essa vocação, o Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), ao usar a tribuna na tarde dessa terça-feira (16), na Reunião Ordinária da Câmara, abordou a necessidade do fomento a esse tipo de esporte, já tradicional no município. “Tivemos no último final de semana o Campeonato Brasileiro de BMX, realizado com grande sucesso na pista de bicicross do Bairro Dona Beja e ao participar daquele momento, pudemos comprovar a vocação de Araxá para sediar eventos desse porte e receber atletas de elite em várias categorias”, explica o parlamentar.

Fabiano enviou duas indicações relacionadas ao tema ao Secretário de Esportes, Edinho Souza. Ele solicitou, em uma delas, que seja feito um estudo para promover a prática do bicicross aos alunos da Rede Municipal de Educação. “A ideia inicial é que o Poder Público desenvolva um programa que possa levar os alunos da Rede Municipal de Ensino para usufruírem do Bicicross, considerando toda a estrutura que a cidade dispõe. Aproveitando a oportunidade, indicamos também à Secretaria, que da mesma forma, elaborasse um plano de ação continuada para o fomento do Voo Livre e da Escalada. Esses são esportes em que Araxá detém toda a estrutura referência e que precisa ser devidamente trabalhada e explorada”, disse Fabiano Santos Cunha.

Desporto por orientação

Após participar de uma aula teórica e prática, o Vereador Fabiano conheceu uma nova modalidade de prática esportiva que está chegando na cidade, que é a Corrida de Orientação. A moderna modalidade desportiva usa a própria natureza como campo de jogo. É um desporto em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados num terreno, no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola.

Cada praticante escolhe o seu ritmo em função dos desafios do percurso definido para cada categoria. O parlamentar esteve no Cefet Araxá e conversou com professores, especialistas e atletas do Centro Federal e que praticam esse esporte. Na oportunidade, foi informado que Araxá foi escolhida para sediar o Campeonato Brasileiro da modalidade em 2021.

Por isso, Fabiano enviou ao Secretário de Esportes, Edinho Souza, uma indicação solicitando que o Poder Público possa apoiar todas as etapas da organização para assegurar a realização do evento na cidade. “O Secretário Edinho esteve conosco no Cefet, para a apresentação dessa modalidade e pode ver o quanto é interessante para Araxá receber essa competição nacional. Nossa cidade tem áreas que servem ao esporte, mas precisamos garantir esse apoio para que o campeonato de fato seja realizado”, destacou o Vereador.

Nova agência da Caixa em Araxá

A resposta negativa da Caixa Econômica Federal, a uma indicação, proposta pelo Vereador Fabiano Santos Cunha, e assinada por todos os parlamentares, para a abertura de uma nova agência do banco na cidade, foi novamente colocada em debate na Tribuna do Plenário Guilherme Gotelip Neto nessa terça-feira (16). Fabiano lamentou a resposta da Superintendência da Caixa no Triângulo Mineiro, que disse que “não estava nos planos do banco abrir o novo espaço na cidade”, alegando que Araxá “é bem atendida por uma agência e sete Casas Lotéricas”.

“É claro e notório que a cidade de Araxá precisa de uma nova agência, visto as filas quilométricas que se formam praticamente todos os dias e a demora no atendimento dos mais diversos serviços que o banco oferece, inclusive, a quem não é necessariamente cliente, como financiamento estudantil, Minha Casa, Minha Vida e outros serviços ofertados”, explicou Fabiano.

Reforçando a necessidade, o Vereador apresentou planilhas com a quantidade de agências em cidades com o mesmo porte de Araxá, como Ituiutaba com pouco mais de 104 mil habitantes e duas agências; o município de Assis, no Estado de São Paulo com cerca de 103 mil moradores e duas agências e Catalão, em Goiás, com duas unidades da Caixa para os cerca de 106 mil habitantes. Ainda, falou da média de habitantes por agência nessas localidades. Enquanto Araxá, com 105.083 habitantes tem apenas uma agência, Catalão tem média de 53.309 para as duas unidades, Uberlândia uma média de 62.120 habitantes para cada uma das 11 agências e Patos de Minas, a média de 75.416 habitantes para suas duas agências.

“Diante disso, nós informamos que vamos continuar lutando para que a Caixa leve em questão a importância econômica de Araxá para o Estado de Minas Gerais e que a cidade está desamparada sim com apenas uma agência para atender uma população de mais de 105 mil habitantes. Vamos tomar outras providências, recolher assinaturas da população e levar à direção da Caixa Econômica, reivindicação isso para nossa cidade”, ressaltou Fabiano.

Resumo da Tribuna

No uso da Tribuna na tarde dessa terça-feira (16), o Vereador Fabiano Santos Cunha enviou uma indicação ao Prefeito Aracely de Paula, solicitando que seja autorizada com urgência a licitação para a contratação dos serviços de cateterismo, para atender a demanda existente no serviço de saúde de Araxá. O Vereador tem trabalhado nessa questão desde o mês de março. São centenas de pessoas na fila esperando o procedimento e o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece poucas vagas. Por isso, o parlamentar solicita que a compra dos serviços possa acontecer, para suprir os atendimentos.

Em outra indicação, solicitou que a Prefeitura estude o convênio com a Casa do Caminho, visando o término da Ala de Fisioterapia e a construção do Jardim das Longa Permanência. A devolução financeira feita pela Câmara Municipal, no final do exercício de 2018, teve com sugestão, que parte dos recursos, fossem destinados a esse fim. Fabiano solicitou que essa questão possa ser vista, já que os serviços de fisioterapia da Casa do Caminho poderiam ser aprimorados com o término das obras no setor e a maioria dos internos dependem do serviço de reabilitação.

Ainda sobre a Casa do Caminho, o Vereador comentou a destinação de uma emenda parlamentar de R$ 600 mil, destinada pelo então Deputado Federal, Marcos Montes, em 2017, e que agora, vai chegar ao hospital. O recurso foi uma demanda apresenta pelo Vereador ao Deputado e está sendo efetivada com o repasse para custeio e compra de medicamentos.

Finalizando seu uso de tribuna, Fabiano apresentou uma Moção de Congratulações aos atletas araxaenses do Bicicross, Juliano Maikon, primeiro colocado na Categoria MTB Cross, e James Gabriel, segundo lugar na Categoria 17 a 24 anos Expert, e primeiro colocado na Categoria Sem Pedalar. Eles foram medalhistas no Campeonato Brasileiro de BMX, realizado em Araxá, entre os dias 12 e 14 de abril de 2019.

PI de Maio | Pref. Araxá – IPTU
Política

Mais notícias da Categoria Política

Audiência Pública cobra retorno do Tempo Integral nas escolas estaduais de Araxá

Audiência Pública cobra retorno do Tempo Integral nas escolas estaduais de Araxá

Portal Araxá 24/05/2019
Municipalização é a solução para imóveis notificados na Avenida do Comboio

Municipalização é a solução para imóveis notificados na Avenida do Comboio

Portal Araxá 24/05/2019
Robson Magela quer saber como Prefeitura gastou recursos devolvidos pela Câmara

Robson Magela quer saber como Prefeitura gastou recursos devolvidos pela Câmara

Portal Araxá 23/05/2019
Codemig confirma que fará readequações na Vila do Artesanato

Codemig confirma que fará readequações na Vila do Artesanato

Portal Araxá 23/05/2019
Prefeitura de Araxá ainda não cumpriu as emendas ao orçamento apresentadas pelos vereadores

Prefeitura de Araxá ainda não cumpriu as emendas ao orçamento apresentadas pelos vereadores

Portal Araxá 22/05/2019
Romeu Zema lança sistema digital de fiscalização ambiental

Romeu Zema lança sistema digital de fiscalização ambiental

Portal Araxá 21/05/2019