Vecol
Inaugurada escola Romália Porfírio no bairro Max Neuman
Educação

Inaugurada escola Romália Porfírio no bairro Max Neuman

Inaugurada escola Romália Porfírio no bairro Max Neuman

Escola Municipal Professora Romália Porfírio de Azevedo Leite atende cerca de 350 alunos dos níveis Infantil e Fundamental. O espaço foi projetado para atender até mil estudantes.

Atender as necessidades e expectativas da comunidade num espaço amplo, funcional e acolhedor resumem a importância da inauguração oficial da Escola Municipal Professora Romália Porfírio de Azevedo Leite, promovida pela Prefeitura, 6. A instituição, situada no bairro Max Neumann, funciona desde fevereiro de 2017, atende 350 crianças de quatro e cinco anos da Educação Infantil e alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental. O prédio tem capacidade para atender até mil alunos. O investimento na construção da Escola foi da ordem de R$1.645.373,32.

O nome da escola, professora Romália Porfírio de Azevedo Leite, foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Aracely de Paula, através da Lei 7.115 de 06 de outubro de 2016.

Participaram da solenidade, a família da homenageada, juntamente com o prefeito Aracely de Paula, o deputado federal Mário Heringer, o deputado estadual Bosco, a secretária de Educação Gessy Glória, a diretora Teresinha Idelma Benfica Benedito, pais e alunos, secretários, vereadores e população em geral. As crianças da instituição, profissionais e alunos da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio abrilhantaram o evento com apresentações musicais e de dança. Romália Porfírio viveu de 1938 a 1999, se destacando na preocupação em conferir qualidade e disciplina aos alunos e educadores das instituições onde trabalhou.

“Quem planta educação planta um sonho, e eu entendo que a perpetuação do nome da professora Romália se fará através do sucesso e aprendizado de seus alunos e a devoção para com nossa cidade e o futuro. Estamos satisfeitos de oficializarmos a entrega desta unidade escolar à comunidade do Bairro Max Neumann. Abrimos as portas de uma escola, com muita satisfação, pois ela vai atender alunos de todas fixas etárias,”, afirma o Prefeito Aracely.

Para a diretora Teresinha Idelma Benfica, a conquista da instituição de ensino no Max Neumann supre um anseio antigo que auxiliará no contato com a comunidade através da educação. “O Max Neumann é um bairro distante, então termos uma escola é de muita ajuda para as famílias que antes tinham que deslocar os alunos para estudar em bairros distantes. Temos, agora, uma escola grande, de qualidade, com excelentes profissionais. A estrutura é excelente e de referência, recebemos mobiliário novo para as salas, os demais espaços são amplos, modernos e bem feitos”, destaca a diretora.

O sentimento de satisfação é compartilhado pela confeiteira Patrícia Cristina de Sousa, mãe de quatro alunos da escola. “Essa escola está ajudando bastante, pois no bairro faltava ter uma escola. Vai auxiliar no desenvolvimento e educação dessas crianças, acho isso muito importante. As salas e o pátio ficaram muito bons e espaçosos, e junto com a quadra, que será inaugurada, ela se tornará uma escola completa”, avalia a mãe.

Homenagem a Romália Porfírio de Azevedo Leite

Nascida em 18 de abril de 1938, a araxaense iniciou sua trajetória na educação com a formação no Curso Normal do Colégio São Domingos. Anos depois, cursou Pedagogia pela FAFI/Araxá e especializou-se em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar, além de Administração Universitária e Metodologia do Ensino Superior.

A irmã da homenageada, Rolanda Azevedo de Castro, discursou com gratidão a todos que estiveram ao lado de Romália no trabalho em prol da educação e, também, ao reconhecimento conferido pelo município.

“É com muito orgulho e alegria que participamos da inauguração da escola que leva o nome da minha irmã. O sonho da Romália era vivenciar histórias boas e construtivas onde a educação fosse refletida em todos os sentidos. Para isso, ela dedicou grande parte da sua vida breve de quem se empenhava na missão de educar, preparar educadores e contribuir para a história e desenvolvimento do nosso povo”, enfatizou.

Guiatel
Educação

Mais notícias da Categoria Educação

UNIARAXÁ participará da próxima edição do Projeto Rondon

UNIARAXÁ participará da próxima edição do Projeto Rondon

Portal Araxá 17/10/2018
Evolução tecnológica é tema de livro infantil

Evolução tecnológica é tema de livro infantil

Portal Araxá 10/10/2018
UNIARAXÁ realiza mais uma edição da Semana da Ciência e Tecnologia

UNIARAXÁ realiza mais uma edição da Semana da Ciência e Tecnologia

Portal Araxá 10/10/2018
Com Enem, horário de verão começa apenas em novembro

Com Enem, horário de verão começa apenas em novembro

Portal Araxá 05/10/2018
Pesquisa mostra evasão de 30% em cursos superiores privados

Pesquisa mostra evasão de 30% em cursos superiores privados

Portal Araxá 28/09/2018
UNIARAXÁ se prepara para a Semana de Ciência e Tecnologia

UNIARAXÁ se prepara para a Semana de Ciência e Tecnologia

Portal Araxá 27/09/2018