TODOS CONTRA A VIOLÊNCIA INFANTOJUVENIL
Manipular e higienizar corretamente os alimentos é essencial para conter o coronavírus
Saúde

Manipular e higienizar corretamente os alimentos é essencial para conter o coronavírus

Manipular e higienizar corretamente os alimentos é essencial para conter o coronavírus

Com a pandemia, incorporar novos hábitos na rotina diária é fundamental. Limpar bem as superfícies antes de preparar a refeição e de higienizar hortaliças, frutas e legumes é um deles

(foto: iStock/Getty Images)

Com o recolhimento domiciliar aconselhado por autoridades de saúde devido à pandemia do coronavírus, muita coisa muda na rotina e provoca transformações, principalmente com a necessidade de incorporação de novos hábitos. Cuidar da alimentação e manipular corretamente os alimentos é um deles. É sabido que a imunidade é prejudicada com uma dieta irregular e, ao mesmo tempo, higienizar adequadamente os produtos também é fundamental. Ir ao supermercado ou, para quem não pode evitar a saída de casa, comer em restaurantes, são atividades que agora merecem atenção.

“Sabemos que o meio de contágio do coronavírus é pelo contato com fluidos contaminados e, depois, levar as mãos às mucosas, como boca, olho e nariz”, diz o nutrólogo Guilherme Mattos. Nos mercados, com o entra e sai de gente manuseando os itens nas prateleiras, é preciso cautela. O mesmo vale na volta das feiras de rua. “São ambientes de grande circulação de pessoas em contato constante com os alimentos. A pessoa encosta, avalia o que vai levar, por exemplo. É um meio contaminado, tanto em relação aos produtos quanto ao espaço físico”, orienta.

Ao chegar das compras, Guilherme ensina que a primeira atitude é higienizar as superfícies da cozinha onde serão manipulados ou guardados os alimentos, como bancada, pia, a despensa. “Pode ser com água e sabão ou o álcool em gel.” Também é essencial limpar os produtos, usando álcool em gel. Para alimentos embalados, industrializados, seja uma caixa de leite, um pacote de macarrão ou enlatados, um pano com álcool em gel 70% pode ser passado na embalagem. Produtos em recipientes bem vedados podem ser lavados diretamente embaixo da torneira, com água, sabão ou detergente.

O nutrólogo explica que, para hortaliças, frutas, verduras e legumes, a higiene pode ser feita primeiro com água corrente, depois colocá-los imersos em uma solução com água sanitária (uma colher de sopa para um litro de água, respeitando a proporção de 1 por 1, se for preciso uma quantidade maior), durante 15 minutos, e após esse tempo lavar novamente em água corrente e deixar secar naturalmente. “Se for consumir em seguida, já está pronto para a ingestão. Se não, é indicado guardar na geladeira em recipientes com tampa”, explica. Neste caso, o mercado também dispõe de produtos específicos para matar não apenas o novo coronavírus, como qualquer tipo de vírus, germes ou bactérias.

PROTOCOLOS

Para quem vai para a cozinha preparar a comida, é indicado lavar as mãos quando ocorrer o contato com novos ingredientes – ainda que o calor do cozimento possa inativar o vírus, ele pode permanecer na pele e contaminar alimentos crus ou gelados. A higienização das mãos, acrescenta Guilherme, deve seguir os protocolos indicados pelo Ministério da Saúde. Nos restaurantes, onde mais pessoas circulam e os alimentos ficam expostos, é recomendada até mesmo a higienização de pratos e talheres com álcool em gel antes de se servir. Antes de comer, é bom higienizar mais uma vez as mãos, a fim de prevenir a infecção por meio das colheres e pegadores usados entre os clientes. Para bebidas, o ideal é usar copos descartáveis. Outra medida importante é preferir os alimentos cozidos.

“Nos restaurantes, deve-se também respeitar as medidas de higiene divulgadas pelo Ministério da Saúde e procurar não sentar próximo às outras pessoas, mantendo ao menos um metro de distância”, diz o nutrólogo.

São atitudes que demonstram um receio compreensível, mas é fundamental avisar que ainda não há motivo para pânico. Realizando a higienização correta dos alimentos, os riscos são minimizados.

Como minimizar os riscos: confira as dicas dos profissionais para as compras no supermercado e preparação dos alimentos:

– No mercado, mantenha a distância recomendada de 1 metro entre as pessoas

– Enquanto estiver fazendo as compras não leve a mão ao rosto, nariz, olhos ou boca

– Depois de guardar as compras no porta-malas do carro limpe as mãos com álcool gel e se possível limpe também o volante e o banco do veículo

– Ao chegar em casa faça logo a higienização de superfícies e dos alimentos

– Pacotes de alimentos industrializados como arroz, feijão e macarrão devem ser limpos com um pano com álcool gel, e também serve água e sabão

– Produtos em recipientes vedados, como os enlatados, por exemplo, podem ser limpos embaixo da torneira, com água e sabão

– Alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras e hortaliças, devem ser higienizados com água sanitária, uma colher de sopa para cada 1 litro de água. Mergulhe os alimentos e deixe por cerca de 15 minutos. Depois, lave novamente em água corrente. Alguns mercados já vendem o produto pronto, como o hipoclorito de sódio, que funciona da mesma forma

– Alimentos com e sem casca também devem ser lavados dessa forma. Se forem conservados na geladeira e longe do contato com produtos não higienizados, é suficiente fazer esse processo uma única vez

– Quando chegar da rua tome banho, e coloque as roupas sujas e o calçado para lavar

– Evite contato com quem está infectado, como almoçar juntos ou dividir pratos, copos e talheres

– Lave bem as mãos antes de limpar os alimentos e antes de comer, as palmas, o dorso, os pulsos, as pontas e entre os dedos. Essas medidas podem ser ineficazes se a mão de quem manipula os alimentos não estiver limpa.

 

Fonte: www.em.com.br

SUPER BANNER – ASSEMBLEIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS495*8/1
Saúde

Mais notícias da Categoria Saúde

Vacinação de idosos recomeça dia 7

Vacinação de idosos recomeça dia 7

Portal Araxá 03/04/2020
Pesquisa sobre coronavírus indica baixa consciência da crise

Pesquisa sobre coronavírus indica baixa consciência da crise

Portal Araxá 03/04/2020
Governador anuncia recuperação de cerca de mil respiradores em todo o estado para tratamento do coronavírus

Governador anuncia recuperação de cerca de mil respiradores em todo o estado para tratamento do coronavírus

Portal Araxá 02/04/2020
Comitê COVID-19/Araxá atualiza os números em Araxá – 02/04/2020

Comitê COVID-19/Araxá atualiza os números em Araxá – 02/04/2020

Portal Araxá 02/04/2020
Romeu Zema destaca trabalho para ampliação de leitos em Minas Gerais

Romeu Zema destaca trabalho para ampliação de leitos em Minas Gerais

Portal Araxá 01/04/2020
Saiba tudo sobre o coronavírus

Saiba tudo sobre o coronavírus

Portal Araxá 01/04/2020