PI 4726 | Banner Agosto | Pref. Municipal de Araxá
Procon Araxá e Código de Defesa do Consumidor fazem aniversário
Cidade

Procon Araxá e Código de Defesa do Consumidor fazem aniversário

Procon Araxá e Código de Defesa do Consumidor fazem aniversário

O programa completa 25 anos de existência na cidade com índice de 85% de resolução das demandas do consumidor

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Araxá completou 25 anos de funcionamento na cidade neste dia 9, quase a mesma data do aniversário do Código de Defesa do Consumidor, criado há 28 anos, no dia 11 de setembro, de 1990. O serviço representa uma importante conquista na garantia dos direitos das relações de consumo.

A Administração Municipal tem dado destaque para o aniversário do Procon, com a realização de atividades em comemoração à data. Houve o lançamento da Cartilha Cidadã, em parceria com o Uniaraxá e do site do órgão: www.procon.mg.gov.br, realização do Programa Procon Mirim e Encontro do Procon Estadual com fornecedores de Araxá. Uma vez por mês, tem Procon nos Bairros.

A secretária executiva do Procon, Belma Nolli, conta que o Procon é um parceiro do consumidor com a missão de contornar as relações com os fornecedores, dando mais transparência às negociações o que evita muitos litígios. “O lado fraco é o consumidor que não tem conhecimento técnico, nem o aparato jurídico que as empresas tem e contrabalanceamos essa relação. Não estamos só para defender, há casos em que o consumidor não tem razão, não tem direito de reclamar e deixamos isso bem claro”.

Belma destaca que junto com os atendimentos fazem um trabalho de educação para o consumo, colocam dicas no site, divulgam pesquisas, informações que despertam nos consumidores a consciência sobre seus direitos. Também ressalta que a equipe formada por universitários, é supercompetente, são educados e atenciosos, fazem treinamentos para estarem sempre se colocando no lugar do consumidor.

Ela comenta que se orgulham pelo alto índice de resolução dos atendimentos que é de 85%. Reforça que os 15% que faltam, estão relacionados a golpes e nesses casos não conseguem localizar os fornecedores porque eles repassam endereços e documentos falsos. “Tentamos oferecer um atendimento pessoal e humano. As vezes a pessoa chega nervosa, envergonhada, frustrada com uma compra e temos que trabalhar muito o psicológico do consumidor”.

Para ela o desafio está em aumentar o índice de resolução dos atendimentos. Pretendem continuar oferecendo as atividades externas como Procon nos Bairros e Procon Mirim, ações de conscientização e aproximação com a comunidade. “Esse é um ano de comemorar. Completamos 25 anos de existência na cidade, estamos felizes na nova sede, na Rua Perdizes, 280. Num espaço maior, estruturado, o consumidor é atendido com mais conforto e a equipe trabalha mais tranquila”.

EAD UNIARAXÁ
Cidade

Mais notícias da Categoria Cidade

Prefeitura promove atividades em comemoração ao Dia da Árvore

Prefeitura promove atividades em comemoração ao Dia da Árvore

Portal Araxá 23/09/2019
Prefeito assina contrato e ordem de serviço para a construção do viaduto da Rua Uberaba

Prefeito assina contrato e ordem de serviço para a construção do viaduto da Rua Uberaba

Portal Araxá 17/09/2019
Art Food Festival – PRÓXIMA PARADA ➡ ARAXÁ/MG!

Art Food Festival – PRÓXIMA PARADA ➡ ARAXÁ/MG!

Portal Araxá 16/09/2019
Prefeitura repassa mais de R$ 8 milhões para entidades de Araxá

Prefeitura repassa mais de R$ 8 milhões para entidades de Araxá

Portal Araxá 16/09/2019
Cuidado Com Quem Cuida – Juntos Somos Mais Fortes: Prefeitura realiza atividades do Setembro Amarelo em Araxá

Cuidado Com Quem Cuida – Juntos Somos Mais Fortes: Prefeitura realiza atividades do Setembro Amarelo em Araxá

Portal Araxá 13/09/2019
Prefeitura investe mais de R$ 600 mil em novas viaturas para Secretaria de Segurança

Prefeitura investe mais de R$ 600 mil em novas viaturas para Secretaria de Segurança

Portal Araxá 10/09/2019