PI 4726 | Banner Agosto | Pref. Municipal de Araxá
Procon Araxá soluciona mais de 80% das reclamações
Cidade

Procon Araxá soluciona mais de 80% das reclamações

Procon Araxá soluciona mais de 80% das reclamações

De acordo com o relatório das atividades do primeiro semestre, das 7.479 pessoas atendidas, 6.278 tiveram as reclamações resolvidas

O Procon Araxá que está funcionando em novo endereço na Rua Perdizes, 280, no Centro, divulgou o relatório das atividades realizadas durante o primeiro semestre de 2018. Foram atendidas 7.479 pessoas, sendo que 6.278 tiveram suas reclamações resolvidas sem abertura de processos, o que representa um índice de resolução de 84%. As reclamações foram solucionadas com a utilização de ligações telefônicas ou com a ida de um atendente do órgão ao estabelecimento comercial para solucionar as pendências.

A secretária executiva, Belma Nolli, informa que o número de atendimentos aumentou em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros seis meses de 2017, foram feitos 7.029 atendimentos com índice de resolução de 76%. “O relatório reforça o compromisso do Procon em prestar serviço satisfatório e essencial à redução de litígios e à defesa dos consumidores, em busca da pacificação social”, afirma.

De acordo com o Procon, outras 1.153 pessoas receberam orientações sobre os problemas apresentados e muitos consumidores procuraram o órgão preventivamente, para se informar e evitar problemas. No período, foram abertos 48 processos administrativos com o envio de notificações para os reclamados, o que representa apenas 0,64% no número total de atendimentos.

Belma ressalta que os principais motivos de reclamação continuam sendo telefonia (13,28%), seguido de produtos com defeito (9,27%), renegociação de dívida (8,46%) e cartão de crédito (6%). Ela explica que houve alteração na lei de parcelamento das faturas de cartão de crédito e por isso muitos atendimentos relacionados ao tema foram feitos pelo Procon. “Os problemas com cartão não estavam entre as principais reclamações e com a mudança, vários consumidores procuram o serviço em busca de informações”, destaca.

Várias outras atividades foram desenvolvidas, como pesquisas de interesse da comunidade (material escolar e ovos de páscoa), Procon nos Bairros, Procon Mirim, lançamento do site do órgão (www.procon.araxa.mg.gov.br) e da Cartilha Cidadã, Encontro do Procon Estadual com Fornecedores, treinamento e capacitação dos servidores do órgão.

 

Cidade

Mais notícias da Categoria Cidade

Corpo de Bombeiros abre inscrições para curso de instrutor de brigadistas

Corpo de Bombeiros abre inscrições para curso de instrutor de brigadistas

Portal Araxá 19/08/2019
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo de Estagiários

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo de Estagiários

Portal Araxá 15/08/2019
Candidatas ao Conselho Tutelar são apresentadas para a comunidade

Candidatas ao Conselho Tutelar são apresentadas para a comunidade

Portal Araxá 14/08/2019
Prefeitura já inicia preparativos para o Desfile de 7 de Setembro em Araxá

Prefeitura já inicia preparativos para o Desfile de 7 de Setembro em Araxá

Portal Araxá 13/08/2019
Reunião do CMDCA trata sobre período de campanha eleitoral para eleição do Conselho Tutelar

Reunião do CMDCA trata sobre período de campanha eleitoral para eleição do Conselho Tutelar

Portal Araxá 13/08/2019
Prefeitura apoia a realização do Mundial do Queijo do Brasil

Prefeitura apoia a realização do Mundial do Queijo do Brasil

Portal Araxá 12/08/2019