Portal Araxá- Anuncie aqui – Super banner
Procon Araxá soluciona mais de 80% das reclamações
Cidade

Procon Araxá soluciona mais de 80% das reclamações

Procon Araxá soluciona mais de 80% das reclamações

De acordo com o relatório das atividades do primeiro semestre, das 7.479 pessoas atendidas, 6.278 tiveram as reclamações resolvidas

O Procon Araxá que está funcionando em novo endereço na Rua Perdizes, 280, no Centro, divulgou o relatório das atividades realizadas durante o primeiro semestre de 2018. Foram atendidas 7.479 pessoas, sendo que 6.278 tiveram suas reclamações resolvidas sem abertura de processos, o que representa um índice de resolução de 84%. As reclamações foram solucionadas com a utilização de ligações telefônicas ou com a ida de um atendente do órgão ao estabelecimento comercial para solucionar as pendências.

A secretária executiva, Belma Nolli, informa que o número de atendimentos aumentou em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros seis meses de 2017, foram feitos 7.029 atendimentos com índice de resolução de 76%. “O relatório reforça o compromisso do Procon em prestar serviço satisfatório e essencial à redução de litígios e à defesa dos consumidores, em busca da pacificação social”, afirma.

De acordo com o Procon, outras 1.153 pessoas receberam orientações sobre os problemas apresentados e muitos consumidores procuraram o órgão preventivamente, para se informar e evitar problemas. No período, foram abertos 48 processos administrativos com o envio de notificações para os reclamados, o que representa apenas 0,64% no número total de atendimentos.

Belma ressalta que os principais motivos de reclamação continuam sendo telefonia (13,28%), seguido de produtos com defeito (9,27%), renegociação de dívida (8,46%) e cartão de crédito (6%). Ela explica que houve alteração na lei de parcelamento das faturas de cartão de crédito e por isso muitos atendimentos relacionados ao tema foram feitos pelo Procon. “Os problemas com cartão não estavam entre as principais reclamações e com a mudança, vários consumidores procuram o serviço em busca de informações”, destaca.

Várias outras atividades foram desenvolvidas, como pesquisas de interesse da comunidade (material escolar e ovos de páscoa), Procon nos Bairros, Procon Mirim, lançamento do site do órgão (www.procon.araxa.mg.gov.br) e da Cartilha Cidadã, Encontro do Procon Estadual com Fornecedores, treinamento e capacitação dos servidores do órgão.

 

PMA – Prevenção da dengue
Cidade

Mais notícias da Categoria Cidade

Técnicos de enfermagem da Santa Casa de Araxá organizam greve neste exato momento

Técnicos de enfermagem da Santa Casa de Araxá organizam greve neste exato momento

Portal Araxá 15/03/2019
Prefeitura distribuirá mudas de plantas medicinais para a comunidade

Prefeitura distribuirá mudas de plantas medicinais para a comunidade

Portal Araxá 15/03/2019
Prefeitura de Araxá disponibiliza fatura online do IPTU 2019

Prefeitura de Araxá disponibiliza fatura online do IPTU 2019

Portal Araxá 13/03/2019
Prefeitura abre inscrições para programa Casa do Pequeno Jardineiro

Prefeitura abre inscrições para programa Casa do Pequeno Jardineiro

Portal Araxá 13/03/2019
Campanha de conscientização marca Dia Internacional do Consumidor

Campanha de conscientização marca Dia Internacional do Consumidor

Portal Araxá 12/03/2019
Prefeitura abre inscrições para processo seletivo de agente de combate às endemias

Prefeitura abre inscrições para processo seletivo de agente de combate às endemias

Portal Araxá 12/03/2019