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Procon orienta consumidor sobre compras na Black Friday
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Procon orienta consumidor sobre compras na Black Friday

Procon orienta consumidor sobre compras na Black Friday

Denominada como sexta-feira negra, a expressão americana é uma mega promoção dos varejistas que ocorre geralmente na quarta sexta-feira de novembro.

A unidade do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Araxá orienta a população sobre as ofertas atraentes no Black Friday (sexta-feira negra), uma experiência americana. O significado do Black Friday é uma mega promoção dos varejistas, que geralmente ocorre na quarta sexta-feira de novembro, após o feriado de Ação de Graças dos Estados Unidos. O evento tem duração de 24h e tem como finalidade renovar os estoques para as vendas de final de ano, sendo para o consumidor uma boa oportunidade para adiantar as compras de Natal. Este ano o Black Friday Brasil ocorrerá no dia 24 de novembro.

A secretária executiva do Procon Araxá, Belma Nolli relata que no Brasil, ao contrário dos EUA, o Black Friday apresenta ofertas e descontos em grandes lojas do e-commerce, que abrangem desde eletrônicos a companhias aéreas e concessionárias de veículos. “Os descontos podem chegar até a 80% do valor original, mas, infelizmente, muitos sites se aproveitam do evento para enganar os consumidores. Além da “maquiagem” dos preços, as maiores queixas após as compras do Black Friday são: produtos não entregues, demora na entrega, produtos trocados ou danificados, baixa qualidade”, explica Belma.

Ela lembra que toda informação repassada ao consumidor através de publicidade, torna-se obrigação e deve ser cumprida pelos lojistas e fabricantes. “Além disso, os direitos do consumidor valem também na Black Friday e nas compras feitas pela internet, quando o fornecedor estiver estabelecido no Brasil. Como a compra é feita fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem o direito de se arrepender da compra em até sete dias da data do recebimento da mercadoria”, reforça a secretária executiva do Procon Araxá.

Confira as dicas do Procon para garantia de compras mais seguras:

– Pesquise preços antes do Black Friday e em vários sites. Faça a pesquisa de preços, pelo menos, duas semanas antes da promoção em sites distintos para ter uma boa base de comparação, levando em consideração o que procuram de verdade e não se deixando levar por impulso.

– Cadastre-se nos sites das lojas confiáveis que vão participar do Black Friday. Só compre em sites idôneos. Desconfie de preços muito abaixo do preço médio praticado no mercado. Verifique se o site possui reclamações formalizadas contra ele nos órgãos de defesa do consumidor. No site deve constar o endereço físico da loja, telefone para contato, email, razão social e CNPJ. Verifique, ainda, se aparece um cadeado na barra de endereços que evita o vazamento de dados durante a transação. Entre no site da Receita Federal e confira a se a situação cadastral do e-commerce não aparece como baixada, cancelada ou inativa.

– Não clique em email de promoções, mesmo que seja de lojas conhecidas. Prefira acessar as páginas dos fornecedores e buscar pelo produto que você se interessou. Cuidado com as ofertas e vales-presentes recebidos por SMS, WhatsApp e Instagram (perfis fakes).

– Leia o site atentamente. É comum que algumas lojas mudem as políticas de troca e devolução dos produtos em promoção. Por isto, verifique se no site contém informações sobre a política de troca e devolução de produtos, prazos de entrega, formas de pagamento. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a loja. Fique atento às frases escritas no rodapé da página.

– Guarde toda documentação relacionada com a compra, como emails trocados, número do pedido, recibos, notas fiscais, números de protocolos, dentre outros. Esses documentos serão de extrema importância para resolver qualquer problema que surja.

– Exija a Nota Fiscal e o Termo de Garantia dos produtos eletrônicos e eletrodomésticos.

– No momento da compra evite os horários de pico (meia-noite, meio-dia e após às 18h). Nesses horários, geralmente os sites estão congestionados e a finalização da compra pode não se efetivar.

– Planeje-se. Elabore uma lista de desejos e não compre por impulso para não exceder seu orçamento e se endividar.

– Denuncie as irregularidades e ofertas falsas.

COPASA ( janeiro/fevereiro 2024)
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