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Programas de formação profissional buscam cada vez mais tecnologias educacionais
Educação

Programas de formação profissional buscam cada vez mais tecnologias educacionais

Programas de formação profissional buscam cada vez mais tecnologias educacionais

· Reformulação da tecnologia para entrega de educação a distância em diferentes instituições oferece ambiente virtual intuitivo

· Novas tecnologias de apoio à aprendizagem atendem ao crescimento da demanda por EAD

São Paulo, janeiro de 2018 – A tecnologia transformou a forma como o conteúdo é produzido e distribuído em todas as áreas da sociedade contemporânea, inclusive na educação. As plataformas tecnológicas estão cada vez mais presentes no ensino como opções de ferramentas importantes para promover a interação no processo de aprendizagem.

Empresas e instituições como a Fundação Lemann, Somos Educação e Unità Educacional são adeptas dessas novas tecnologias e utilizam o Canvas LMS no Brasil para ampliar sua atuação no ensino a distância. O Canvas LMS é uma plataforma baseada na nuvem, acessível a professores, alunos e gestores por meio da Web, com o diferencial de ser um software aberto, permitindo que diversos aplicativos e programas educacionais criados por outras empresas sejam integrados facilmente. Com recursos constantemente atualizados, está sempre disponível para acesso a partir de qualquer lugar, é adaptável à necessidade das escolas e universidades e pode acompanhar o crescimento delas.

A plataforma também foi adotada pela Fundação Roberto Marinho (FRM) para atender a formação dos educadores dos programas “Aprendiz Legal” e o “Florestabilidade”. O primeiro oferece a oportunidade do primeiro emprego a jovens entre 14 e 24 anos. O segundo é um projeto de educação para manejo florestal e atividades produtivas sustentáveis que reúne parceiros como a Skoll Foundation, o Serviço Florestal Brasileiro e o Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da observamos que houve boa receptividade por parte de todos envolvidos”, avalia Aparecida Lacerda, gerente geral de Educação Profissional na Fundação Roberto Marinho.

“Ambientes virtuais de aprendizagem de uso gratuito e auto hospedados trazem diversos custos associados, como a equipe necessária para desenvolver e executar o sistema, manutenção de hardware, e prejuízos indiretos relacionados a violações de segurança, falhas e tempo de inatividade. Por essa razão diversas instituições de ensino têm reavaliado seus sistemas e buscado alternativas mais inteligentes, afirma Lars Janér, diretor da Instructure para a América Latina.

Com as necessidades cada vez maiores em atender a demandas atuais, o uso de tecnologia transforma a experiência da educação tornando o ensino mais atraente e facilitando o trabalho de professores e administradores de instituições de ensino. O crescimento da base de usuários do Canvas é um medidor dessa adesão, incluindo as principais universidades nos Estados Unidos, conhecidas como Ivy League.

Aprendiz Legal

O Aprendiz Legal tem o intuito de oferecer aos jovens, entre 14 e 24 anos de idade, a oportunidade do primeiro emprego, de acordo com o escopo da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), que determina a contratação de aprendizes pelas empresas, num percentual que pode variar entre 5% e 15% do número de colaboradores. Os parceiros envolvidos são o CIEE – Centro de Integração Empresa Escola na maioria dos estados e a GERAR em Santa Catarina e no Paraná, que cuidam do relacionamento entre os estudantes e as empresas, acompanhando o desenvolvimento cotidiano dos aprendizes.

“A Lei de Aprendizagem estabelece a obrigatoriedade das empresas contratarem aprendizes que ficam geralmente quatro dias na empresa e um dia na instituição formadora. A FRM junto a seus parceiros (CIEE e GERAR) implementam o programa Aprendiz Legal. E, agora, o Canvas LMS é a ferramenta utilizada por nós para a preparação desses instrutores e analistas em todo Brasil”, explica Aparecida.

Florestabilidade e a preservação ambiental em curso online

O uso da plataforma Canvas também foi estendido para a unidade de Meio Ambiente da FRM, passando a ser utilizado no CAR – Curso Online de Cadastro Ambiental Rural, do programa Florestabilidade, desde julho de 2017.

O CAR foi lançado em dezembro de 2015, utilizando a plataforma edX. Agora, o conteúdo passou a ser acessado pelo Canvas pelas facilidades, elencadas anteriormente, que a plataforma proporciona principalmente aos usuários. Desde a criação do curso de CAR, mais de 800 cursistas de várias localidades no Brasil, muitos da Amazônia, acessaram os conteúdos do curso, alcançando a certificação. E nesse período quase três mil pessoas fizeram o registro no curso de CAR do Florestabilidade.

Com o Canvas, o acesso ao CAR ficou rápido, pois o ambiente virtual é mais leve. Os usuários também podem deixar comentários nos posts na seção de Notícias do CAR, atualizados pelo Florestabilidade, além de contatar a equipe do curso pela Caixa de Entrada, vinculada aos e-mails de cada cursista e do programa.

Trata-se de um curso online gratuito, sem prazo específico para ser concluído. O conteúdo aborda a realidade de imóveis e posses rurais da Amazônia, e as construções em área de preservação. O curso é constituído por 15 aulas que incluem atividades, textos, vídeo-aulas e documentários, com o intuito de capacitar profissionais da extensão rural, proprietários rurais e demais interessados.

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