PI de Maio | Pref. Araxá – IPTU
Projeto da LDO/2020 chega à Câmara Municipal
Política

Projeto da LDO/2020 chega à Câmara Municipal

Projeto da LDO/2020 chega à Câmara Municipal

Diminuição de repasses ao município também foi tema recorrente na Reunião Ordinária

Na abertura da Reunião Ordinária desta terça-feira (16/04), o Presidente da Casa da Cidadania, Vereador Roberto do Sindicato-SD, anunciou a chegada do Projeto de Lei do Poder Executivo que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária (LDO) para 2020.

A peça foi encaminhada para a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, composta pelos Vereadores Robson Magela-PRB (Presidente), Ceará da Padaria-PMB (Relator) e Garrado-PR (Membro). A maioria dos parlamentares voltou a falar das dificuldades enfrentadas pelos municípios em razão da diminuição dos repasses oriundos do governo do estado.

Tribuna:

Pastor Claudenir-PP

O Vereador Claudenir Dias celebrou a aprovação da Lei na Reunião passada, que veda a nomeação de cargos em comissão para pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha. O parlamentar apresentou uma ação de sua autoria, que irá promover aulas grátis de defesa pessoal para mulheres.

Pastor Claudenir também criticou o aumento dos preços nos postos de combustíveis de Araxá, mesmo depois do recuo do aumento previsto no âmbito nacional. Por fim, o Vereador criticou a administração do governo do estado, que gasta, por exemplo, milhões de reais com a administração do Mineirão e promove cortes de despesas em escolas de tempo integral.

Indicação: Instalação de tampa em bueiro na Rua José Barbosa, Max Newman

Indicação: Implantação de redutor de velocidade na Rua Tomaz de Lima, Pão de Açúcar

César Romero (Garrado-PR)

O Vereador Garrado lembrou o sucesso do evento Queima do Alho, ação realizada por diversos colaboradores que arrecadou fundos para cinco entidades. Ele também agradeceu ao Secretário Marco Antônio Rios a operação de limpeza e tapa buracos no bairro Parque das Flores e pediu a compreensão da população para este tipo de situação, em razão do período chuvoso no município.

Em seguida, Garrado comentou o trabalho da Secretária de Educação Gessy Glória Lemos. Ele afirmou ter ouvido rumores de uma troca da liderança da Secretaria e ficou assustado e comovido com a possibilidade, garantindo que ela desempenha um excelente trabalho à frente da pasta. Por fim, o parlamentar manifestou extrema preocupação com a possibilidade de redução de vagas em escolas de tempo integral, em razão da diminuição dos repasses do Governo do Estado.

Emílio de Paula Castilho-PR

O Vereador Emílio disse que estará em Brasília protocolando ofício ao gabinete do Deputado Federal Mário Heringer, relatando a situação precária do INSS/MG. Nas 14 agências da regional de Uberaba, da qual Araxá faz parte, existem aproximadamente 7,5 mil processos na fila de espera, provocando atrasos de até 10 meses.

O parlamentar também falou sobre o Projeto “Bem Social”, realizado de forma itinerante por seu gabinete nos bairros do município. Emílio também reapresentou Projeto de Lei que dispõe sobre a divulgação de informações de pessoas desaparecidas por meio dos sites oficiais dos Poderes Executivo e Legislativo. A peça recebeu ajustes da assessoria jurídica da Câmara.

Substitutivo ao Projeto de Lei nº009/2019- Dispõe sobre a divulgação de informações de pessoas desaparecidas por meio dos sites oficiais dos Poderes Executivo e Legislativo na internet.

Indicação- Instalação de redutor de velocidade na altura do número 462 na Rua Rios Grande do Norte, no Bairro São Geraldo.

Indicação- Estudo para fechamento de um beco existente no bairro São Geraldo, que dá acesso as Ruas Rio Grande do Norte e Fernando de Noronha.

Moção de Congratulações à FAMA (Fundação de Assistência à Mulher Araxaense) pelo recebimento do Prêmio Dr. Pinotti.

Moção de Pesar à família da senhora Deustina Lourenço tendo em vista seu falecimento na semana passada.

Fárley Cabeleireiro-DEM

O Vereador Fárley parabenizou a empresa responsável pela duplicação da Avenida Ítalo Rossi. Para ele, esta obra foi melhor planejada, com mais ações paliativas do que outras obras previamente realizadas em Araxá. Ele também lamentou a falta de um sinal positivo do Governo do Estado para a normalização dos repasses devidos. Diversas indicações foram apresentadas:

Indicação: Instalação de sinalização vertical em toda extensão do bairro Jardim Europa I, II, III, IV.

Indicação: Serviço urgente de limpeza e capina na calçada, onde há o escoamento de água da chuva, para o córrego da Rua José Soragi, situada no Bairro Veredas da Cidade.

Indicação: Instalação de iluminação na sequência das Ruas José Soragi, no Bairro Veredas da Cidade.

Indicação: Recapeamento asfáltico e tapa buraco nos bairros São Domingos, Serra Morena, Boa Vista, em especial na Rua Fernão de Noronha, no Bairro São Domingos.

Fernanda Castelha-PSL

A Vereadora Fernanda manifestou insatisfação com uma ação realizada pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá, o IPDSA. De acordo com ela, vários proprietários de lotes e casas que mantém gramado no passeio estavam sendo multados por não deixarem seus terrenos limpos, com a vegetação bem aparada.

A parlamentar afirmou que praticamente todo o bairro Jardim Europa foi notificado pelo IPDSA e que a maioria dos lotes que chegaram ao conhecimento dela estão em perfeitas condições, sem o menor sinal de irregularidade. Para a Vereadora o critério utilizado pelo IPDSA é questionável. Um Projeto de Lei foi apresentado:

Projeto de Lei: Institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o Combate ao Mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da Dengue, Chikungunya e Zica e dá outras providências.

Indicação: Que seja feita a capina e limpeza no entorno da casa administrativa, situada no aterro sanitário, local onde trabalha e reside um funcionário público municipal.

Indicação: Capina e limpeza do acostamento na rua Francisco Penello, entre a Capela Nossa Senhora de Fátima e a Sociedade Hípica Araxaense, no bairro Bela Vista, e posterior construção de calçada para pedestres.

Indicação: Que seja estudada pela empresa Vera Cruz a possibilidade de alterar o atual ponto de ônibus da rua Amador Carneiro de Melo para a rua Sebastião Moreira, situado no bairro Mangabeiras.

Indicação: Que seja recapeada a rua Oswaldo Oliveira, no bairro Boa Vista.

Luiz Carlos Bittencourt-Podemos

O Vereador Luiz Carlos disse não ser contra o Governo do Estado, mas não aprovou os cortes na educação e de vagas em escolas de tempo integral. Ele pediu mais apoio ao produtor rural de Araxá, principalmente aos produtores de queijo (indicação abaixo). De acordo com o parlamentar, há muita cobrança dos órgãos competentes, mas pouco incentivo por parte do Poder Público.

Ele agradeceu a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos pela iluminação na Praça Dom Bosco e limpeza no entorno da Igreja Santo Antônio. Luiz Carlos também anunciou a realização de uma palestra solicitada por ele, na Câmara Municipal, para pré-candidatos (2020), no dia 08/05. O tema será “as vedações legais no último ano de mandato”.

Projeto de Resolução: Altera a Resolução nº 533 / 2018 que dispõe sobre criação do Diploma de Reconhecimento “Aluno Destaque e Aluno Nota Dez” para estudantes do 6º ao 9º ano da Rede Pública de Ensino Estadual e Rede Pública de Ensino Municipal; dando nova redação ao § 6º do seu Art. 1º.

Indicação: Levantamento Técnico ou Diagnóstico que trata da Vulnerabilidade na Infância, Adolescência e na Terceira Idade realizado no município de Araxá.

Indicação: Estudo de viabilidade financeira para apoiar o evento “Mundial do Queijo do Brasil Araxá 2019”, através de um repasse no valor de R$100 mil à Associação dos Produtores de Queijo de Araxá – AQMARA.

Fabiano Santos Cunha-PRB

O Vereador Fabiano criticou o atendimento da Caixa Econômica Federal em Araxá, invariavelmente composto por longas filas de espera na agência. Ele apresentou um gráfico comprovando como o município é desfavorecido em relação ao número de agências, quando comparado com cidades de tamanho semelhante.

Ele ressaltou que o banco faz diversos atendimentos além das operações tradicionais, como financiamento para o Minha Casa Minha Vida e saque de FGTS, o que aumenta a necessidade de uma ampliação no município. Fabiano também celebrou a escolha de Araxá para a realização do Campeonato Nacional do Desporto de Orientação e pediu atenção para as exigências que um evento deste porte irá demandar.

Indicação: ao prefeito, para firmar convênio com o Hospital Casa do Caminho para o término da Ala de Fisioterapia e do Jardim da Longa Permanência.

Indicação: apoio para a execução de todas as etapas de organização, para assegurar a realização do Brasileiro de Orientação em Araxá, no ano de 2021.

Indicação: projeto que possa levar os alunos da Rede Municipal de Ensino para usufruírem do Bicicross, considerando toda a estrutura que a cidade dispõe.

Indicação: ao prefeito, licitação para a compra dos serviços de cateterismo, para atender demanda existente na rede municipal de saúde de Araxá.

Moção de Congratulações e Reconhecimento aos atletas araxaenses do bicicross, Juliano Maikon, primeiro colocado na categoria MTB cross, e James Gabriel, segundo lugar na categoria 17 a 24 anos expert, e primeiro colocado na categoria sem pedalar, que foram campeões nas etapas do campeonato brasileiro de BMX, realizado em Araxá, entre os dias 12 e 14 de abril de 2019.

Uniaraxá – Vestibular Junho 2019
Política

Mais notícias da Categoria Política

Audiência Pública cobra retorno do Tempo Integral nas escolas estaduais de Araxá

Audiência Pública cobra retorno do Tempo Integral nas escolas estaduais de Araxá

Portal Araxá 24/05/2019
Municipalização é a solução para imóveis notificados na Avenida do Comboio

Municipalização é a solução para imóveis notificados na Avenida do Comboio

Portal Araxá 24/05/2019
Robson Magela quer saber como Prefeitura gastou recursos devolvidos pela Câmara

Robson Magela quer saber como Prefeitura gastou recursos devolvidos pela Câmara

Portal Araxá 23/05/2019
Codemig confirma que fará readequações na Vila do Artesanato

Codemig confirma que fará readequações na Vila do Artesanato

Portal Araxá 23/05/2019
Prefeitura de Araxá ainda não cumpriu as emendas ao orçamento apresentadas pelos vereadores

Prefeitura de Araxá ainda não cumpriu as emendas ao orçamento apresentadas pelos vereadores

Portal Araxá 22/05/2019
Romeu Zema lança sistema digital de fiscalização ambiental

Romeu Zema lança sistema digital de fiscalização ambiental

Portal Araxá 21/05/2019