MOVE – Super Banner
Projeto de Uberlândia ganha prêmio nacional de Aprendizagem Solidária
Cultura

Projeto de Uberlândia ganha prêmio nacional de Aprendizagem Solidária

Projeto de Uberlândia ganha prêmio nacional de Aprendizagem Solidária

Ideias Incontidas tem foco na criação literária e é realizado há sete anos pelo EMCANTAR Social em parceria com Instituto Algar. Metodologia utilizada no projeto foi também publicada em livro recentemente

No próximo dia 05 de dezembro (sábado), das 10h às 13h, acontecerá a cerimônia virtual de premiação do 1º Prêmio de Aprendizagem Solidária – Experiências que Transformam.

Realizado no Brasil, em sua primeira edição, pela Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária (RBAS), o Prêmio tem coordenação técnica do Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), Centro Latino-Americano de Aprendizagem e Serviço Solidário (CLAYSS), Instituto Singularidade, Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) no Brasil, Movimento Futuro e Mori Educação, e apoio do CLAYSS e da Rede Iberoamericana de Aprendizagem-Serviço.

A premiação tem como objetivo disseminar o conceito de Aprendizagem Solidária no Brasil, a partir do mapeamento de boas práticas no território brasileiro, de seu reconhecimento e valorização, para que possam inspirar outras iniciativas que envolvam crianças, adolescentes, jovens e adultos em projetos/experiências de intervenção nas comunidades/territórios, bem como promover a articulação e a troca de saberes entre os diversos atores envolvidos.

Uberlândia em destaque

Entre os premiados da 1º edição do Prêmio está o projeto Ideias Incontidas – Ano V realizado em Uberlândia (MG) pelo EMCANTAR Social, que levou o terceiro lugar na categoria 4 voltada a organizações da sociedade civil.

O projeto viabilizou a realização de um processo de formação continuada em experiência e criação literária, realizando 181 oficinas semanais durante o ano letivo de 2019, para 136 crianças e adolescentes com faixa etária de 06 a 14 anos, moradoras de bairros periféricos da cidade. A partir desse processo, foi publicado o livro coletivo “Ideias Incontidas – Ano V”, com tiragem de 1000 exemplares, composto exclusivamente por criações dos alunos (contos, poemas, haikais, ilustrações), e distribuído gratuitamente para bibliotecas, escolas e organizações da sociedade civil.

“A proposta do projeto objetivou aproximar a literatura das crianças e adolescentes, ressignificando-a como algo próximo, atrativo, divertido. A problemática a ser resolvida foi, portanto, não só o desenvolvimento da escrita na formação, mas a aquisição do gosto pela leitura e pela criação literária. Ao mesmo tempo, o processo de criação e publicação de um livro gerou a oportunidade de dar voz aos alunos na sociedade, constituindo uma intervenção social na qual os educandos passaram a se perceber como agentes, e não somente como receptores. Além dos alunos, o projeto envolveu familiares e organizações sociais da comunidade”, detalha Ana Lopez, coordenadora do EMCANTAR Social.

O projeto Ideias Incontidas é apresentado pelo Ministério da Cidadania e Instituto Algar, realizado pela Associação EMCANTAR em parceria com Programa Transforma e incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Metodologia também ganha livro em 2020

Em suas ações formativas, o EMCANTAR Social utiliza metodologias desenvolvidas em mais de 20 anos de atividades, condensadas agora no livro Pedagogia do Encantamento, que acaba de ser publicado.

“Nessa metodologia, os participantes interagem com um ciclo composto por Estímulos, Criação e Produção, os quais se sobrepõem em interdependência em torno de objetivos comuns e desafios estéticos compartilhados, gerando Comunidades de Sentido. Os alunos tiveram contato com obras e técnicas literárias e de ilustração (Estímulos) para daí criarem seus próprios textos e traços (Criação); do conjunto criado, partiu-se para o desafio de selecionar e organizar o livro e os eventos de lançamento (Produção). Em todo o processo, conciliou-se a diversidade do olhar singular de cada um (dimensão individual – Caleidoscopia), aproveitado em favor dos objetivos do grupo (dimensão coletiva – Comunidade de Sentido). Os textos produzidos são, portanto, resultados do encantamento propiciado pelo processo”, explica Marco Aurélio Querubim, fundador e diretor da Cia Cultural EMCANTAR e autor do livro Pedagogia do Encantamento, disponível para aquisição pelo site www.emcantar.org.

Mais sobre o EMCANTAR

A Cia. Cultural EMCANTAR surgiu em 1996, quando um jovem de pouco mais de 20 anos e 13 crianças e adolescentes reuniram-se para cantar. Alguns deles estão no grupo até hoje, e se transformaram em artistas, educadores e gestores. Da intuição inicial despertada pelo canto coletivo, o grupo descobriu suas motivações, numa perspectiva de encantamento com o mundo e transformação social por meio da arte. Hoje, a companhia divide suas ações em duas frentes interligadas: EMCANTAR Social (que já realizou mais de 100 projetos socioculturais de formação) e Grupo EMCANTAR (trabalho artístico com espetáculos, discos, etc.). O jeito próprio de trabalhar levou à publicação do livro “Pedagogia do Encantamento”, em 2020. Todo esse movimento tem como norte a visão de “fazer arte e encantar pessoas” e a missão de “promover oportunidades de vivências artístico-culturais possibilitando o desenvolvimento humano, o potencial criativo e o protagonismo”.

Entre inúmeras instituições parceiras que colaboram para o trabalho do EMCANTAR está o Instituto Algar de Responsabilidade Social que através de leis de incentivo à cultura viabiliza, entre outros, o Projeto Ideias Incontidas, premiado pelo Prêmio de Aprendizagem Solidária.

Sobre o Instituto Algar

Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o Grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. A ideia é contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar, que hoje atua nas frentes: educação, cultura, esporte e social.

Bem Brasil – 2020
Cultura

Mais notícias da Categoria Cultura

Pirataria na internet: Jornalista e especialista em tecnologia diz que nem o Facebook entende a imprensa no Brasil

Pirataria na internet: Jornalista e especialista em tecnologia diz que nem o Facebook entende a imprensa no Brasil

Portal Araxá 11/01/2021
Últimos dias de FestNatal Araxá; programe-se para não perder nada!

Últimos dias de FestNatal Araxá; programe-se para não perder nada!

Portal Araxá 21/12/2020
Auto e celebração religiosa encerram programação do FestNatal Araxá

Auto e celebração religiosa encerram programação do FestNatal Araxá

Portal Araxá 21/12/2020
Biblioteca Móvel “Embarque nas Letras” é revitalizada e irá retornar as ruas de Araxá no próximo ano

Biblioteca Móvel “Embarque nas Letras” é revitalizada e irá retornar as ruas de Araxá no próximo ano

Portal Araxá 18/12/2020
Giro Gastronômico: live com receita inédita comemora os 155 anos de Araxá

Giro Gastronômico: live com receita inédita comemora os 155 anos de Araxá

Portal Araxá 18/12/2020
FestNatal: Mariana Rios comandará a festa no aniversário de Araxá

FestNatal: Mariana Rios comandará a festa no aniversário de Araxá

Portal Araxá 18/12/2020