Vecol
Redações de alunos da rede pública são premiadas no “Patrulha do Patrimônio”
Educação

Redações de alunos da rede pública são premiadas no “Patrulha do Patrimônio”

Redações de alunos da rede pública são premiadas no “Patrulha do Patrimônio”

Primeira edição do projeto foi realizada com cerca de 500 alunos em visitações e aprendizado sobre o patrimônio histórico de Araxá

O encerramento da primeira edição do projeto Patrulha do Patrimônio, realizado nesta quinta-feira, 9, no Memorial de Araxá, foi marcado pela comemoração de dever cumprido: a conscientização de estudantes da rede municipal sobre a importância de cuidar do patrimônio histórico e cultural de Araxá. O projeto foi desenvolvido pela Fundação Cultural Calmon Barreto em parceria com as secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovações Tecnológicas.

A participação no projeto conferiu aos alunos o título de Patrulheiros-Mirins de Araxá. Cerca de 500 alunos produziram redações sobre as percepções após visitarem oito pontos turístico e culturais. Dez redações foram campeãs, em julgamento feito por comissão de professores do Uniaraxá e membros da Academia Araxaense de Letras.

Os premiados com brindes e troféus foram: Gustavo Ribeiro Souza, Kaylany Ketly Pacheco Ribeiro, Ana Victória da Silva Santos e Mirela Daniela (Professora Elis Regina de Campos Cordeiro – Escola Municipal Manoela Lemos); Paola Gabriely Leandro Ribeiro e Kauan Brito Gusmão (Professora Carina Luciana Vieira – Escola Municipal Aziz J Chaer); Kawany Alves de Ávila (Professora Elaine Borges Soares Afonso – Escola Municipal Dona Gabriela); Gleiciane Santana Santos (Professora Sirley Ribeiro Cunha – Escola Municipal Professora Leonilda Montandon); Isabel Helena dos Santos (Professora Celina Rosa da Silva – Escola Municipal Professora Romália Porfírio de Azevedo Leite); e Maria de Fátima Pimenta Ferreira Custódio (Professora Maria da Penha Domingues Góes – Oratório Nossa Senhora Auxiliadora). Houve também premiação especial pela criatividade de uma paródia feita por alunos do 5º ano da Escola Municipal Manoela Lemos.

“O saldo que consideramos de conclusão do projeto é extremamente positivo, tendo visto as redações campeãs que foram lidas para todos os presentes, os comentários de diretoras e professoras e, principalmente, a consciência que os alunos têm de serem sujeitos da história. Esses alunos que agora são, também, ‘Patrulheiros-Mirins’ têm direito e dever de patrulhar, cuidar, vigiar e defender o patrimônio histórico. Nossa intenção é de que o projeto continue e tenha um efeito multiplicador além da realização anual. A coletividade é o que entendemos por fator principal na comprovação de que o nosso objetivo foi alcançado”, analisa a presidente da FCCB, Annette Akel.

A secretária Gessy Glória destaca que o projeto se mostrou importante ao auxiliar o trabalho desenvolvido em sala de aula por meio da produção textual, do conhecimento histórico e da cidadania. “É um projeto inovador que permitiu que nossos alunos conhecessem os patrimônios históricos que temos e, também, recebessem informações e ensinamentos a respeito da preservação dos espaços públicos. Eles recebendo o título de ‘Patrulheiros-Mirins’, eu tenho certeza de que esses alunos estarão sempre alerta e serão defensores do patrimônio de Araxá”, salienta a secretária.

Conscientização na escola

A professora do Oratório Nossa Senhora Auxiliadora, Maria da Penha Domingues Góes, participou ativamente das visitações. Ela afirma que os alunos participantes já demonstram o zelo com os bens patrimoniais na rotina escolar.

“Com esse projeto vem, também, a conscientização de que os alunos têm que cuidar das carteiras e materiais escolares e de todos os bens da escola, pois são patrimônio. O projeto é um estímulo ao cultivo da cultura e incentiva os alunos a não se esquecerem que na vida tudo tem que ser cuidado”, afirma a professora.

Durante a avaliação dos textos, alunos da Escola Municipal Manoela Lemos chamaram a atenção da comissão avaliadora e foram convidados a apresentar uma paródia retratando a conservação dos pontos culturais da cidade. A aluna Mirella Daniela diz ter aprendido muito durante o projeto. “Aprendi que devemos preservar os nossos patrimônios, porque são eles que guardam a história de Araxá, dos nossos antepassados e também do nosso futuro”, afirma a estudante.

Campanha Vestibular 2019
Educação

Mais notícias da Categoria Educação

UNIARAXÁ participará da próxima edição do Projeto Rondon

UNIARAXÁ participará da próxima edição do Projeto Rondon

Portal Araxá 17/10/2018
Evolução tecnológica é tema de livro infantil

Evolução tecnológica é tema de livro infantil

Portal Araxá 10/10/2018
UNIARAXÁ realiza mais uma edição da Semana da Ciência e Tecnologia

UNIARAXÁ realiza mais uma edição da Semana da Ciência e Tecnologia

Portal Araxá 10/10/2018
Com Enem, horário de verão começa apenas em novembro

Com Enem, horário de verão começa apenas em novembro

Portal Araxá 05/10/2018
Pesquisa mostra evasão de 30% em cursos superiores privados

Pesquisa mostra evasão de 30% em cursos superiores privados

Portal Araxá 28/09/2018
UNIARAXÁ se prepara para a Semana de Ciência e Tecnologia

UNIARAXÁ se prepara para a Semana de Ciência e Tecnologia

Portal Araxá 27/09/2018