Sete escolas rurais de Minas Gerais recebem melhorias do projeto Escola Transforma
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Sete escolas rurais de Minas Gerais recebem melhorias do projeto Escola Transforma

Sete escolas rurais de Minas Gerais recebem melhorias do projeto Escola Transforma

Realizado pelo Instituto Cuidare em parceria com a Nutrien, o projeto promove melhorias de infraestrutura que vão impactar a experiência escolar de 700 estudantes de áreas rurais do estado mineiro

Minas Gerais, novembro de 2024 – Um total de 700 crianças e jovens moradores de áreas rurais mineiras dos municípios de Alfenas, Araxá, Três Corações, Uberaba, Ibiá, Coromandel e Lavras terão, a partir de novembro, sua rotina de aprendizado transformada com a chegada de novos espaços e equipamentos do projeto Escola Transforma nas escolas onde estão matriculados. Realizado pelo Instituto Cuidare em parceria com a Nutrien Soluções Agrícolas, o Escola Transforma atua na promoção de infraestrutura educacional com atenção especial a escolas rurais, quilombolas e indígenas.

As escolas municipais contempladas são a Abrão Adolpho Engel, em Alfenas, Francisco Primo de Melo, em Araxá, Orlando Rezende Andrade, em Três Corações, Maria Carolina Mendes, em Uberaba, Pedro Alves de Paiva, em Ibiá, Humberto de Campos, em Coromandel, e a Escola Municipal Professor Paulo De Souza, em Lavras.

Fotos: Divulgação Instituto Cuidare

Matriculados em séries do Ensino Infantil ao Ensino Médio, os estudantes poderão usufruir dos novos espaços e do valor social e educativo que eles agregam. Entre as melhorias entregues, estão hortas, parquinhos e salas de leitura com acervo de 400 novos livros. Algumas instituições também foram contempladas com mobiliário de cozinha, como fogão e forno industrial, geladeira, bebedouro, microondas e mesas de refeitório.

Direito ao brincar – As necessidades de cada instituição do interior de Minas Gerais foram identificadas junto à comunidade escolar e com apoio da Secretaria de Educação de cada município. O objetivo das intervenções é ampliar as possibilidades de aprendizado, reconhecendo o impacto significativo que um ambiente propício ao ensino tem no desempenho acadêmico e no bem-estar dos alunos.

Com foco no acesso à leitura, no direito ao brincar e na sustentabilidade como tema da vivência escolar, o projeto chama atenção para o fato das escolas rurais serem a única opção possível de educação em inúmeras regiões do país. No cenário em que estão inseridas, faltam espaços de leitura e acesso à internet, o analfabetismo permanece elevado e as séries são frequentadas por estudantes fora da faixa etária convencional.

Fotos: Divulgação Instituto Cuidare

“Diante do cenário de tantas dificuldades na estrutura de escolas rurais, indígenas e quilombolas, e sabendo que elas representam, o Escola Transforma envolve o poder público, empresas privadas e sociedade organizada para mostrar como ações planejadas junto com as instituições de ensino podem fazer a diferença no desenvolvimento intelectual e social dos estudantes. A escola pública brasileira é compromisso de todos e, apenas através dela, podemos construir uma fundação sólida para futuras gerações”, defende Kátia Rocha, presidente do Instituto Cuidare.

Segundo a diretora da Escola Municipal Abrão Adolpho Engel, de Alfenas, as intervenções do projeto tornaram a instituição mais atrativa, alegre, bonita, moderna e o ensino-aprendizagem muito mais prazeroso e significativo. “A biblioteca ficou lindíssima, toda reformada, com livros e mobiliários novos e histórias encantadoras, o que despertou nos alunos o gosto pela leitura, pois o ambiente ficou muito acolhedor e mágico. Nossa escola não tinha playground e toda a comunidade escolar ficou encantada com os brinquedos. Não há palavras suficientes para expressar nossa gratidão por esse trabalho magnífico”, comenta.

Fotos: Divulgação Instituto Cuidare

Já na Escola Municipal Maria Carolina Mendes, em Uberaba, o entusiasmo dos estudantes está dividido entre a horta, o parque e a sala de leitura. “Com a chegada da horta suspensa, temos visto o carinho dos alunos plantando as mudinhas, preocupados com a rega diária. O nosso pequeno playground agora tem novos brinquedos, que trouxeram muita expectativa nos pequeninos. E nossa biblioteca, que há bastante tempo não conseguia repor os livros desgastados, agora tem um novo acervo, com livros em braile, jogos, brinquedos, como um verdadeiro oásis, seja pelas cores ou pelo cheiro de novo”, relata o diretor Claudemir Nery de Lima.

Na visão de Rita Moreno, gerente sênior de sustentabilidade da Nutrien, contribuir para o desenvolvimento das escolas rurais é investir no futuro das comunidades onde a empresa atua. “Ao financiar melhorias como salas de leitura, cozinhas, áreas de alimentação, parquinhos e hortas, buscamos oferecer um ambiente mais seguro e estimulante para as crianças, reafirmando nosso compromisso com a educação e o bem-estar das novas gerações”, assegura.

Sobre o Escola Transforma – Em 2024, as entregas do Escola Transforma irão impactar a vivência escolar de 4.900 estudantes brasileiros matriculados em 30 escolas rurais de 12 estados do país. O intuito do projeto é criar um ambiente acolhedor e inspirador a partir de diferentes melhorias na infraestrutura escolar e capacitação de professores. Com uma abordagem colaborativa, o projeto não apenas cria espaços de aprendizagem, mas também cultiva uma cultura de participação e engajamento.

Desde sua concepção em 2021, sob a execução da Rede Educare e posterior apoio do Instituto Cuidare, o projeto tem superado as expectativas. De 50 escolas previstas para serem beneficiadas em quatro anos, o Escola Transforma chega a 2024 somando 91 escolas atendidas, localizadas em 83 cidades de 12 estados brasileiros, num total de 22.200 estudantes beneficiados.

No total, o Escola Transforma entregou mais de 290 equipamentos e estruturas que contribuem no desenvolvimento pedagógico das instituições. Entre as melhorias entregues, chama atenção o marco de 76 salas de leituras, 77 hortas e 68 parques, além de laboratório de ciências e sala multissensorial, espaço adaptado para crianças atípicas.

Sobre o Instituto Cuidare – O Instituto Cuidare é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2022 e formada por pedagogos, professores, administradores, comunicadores, engenheiros, arquitetos e artistas. São pessoas que acreditam no poder transformador da educação para a regeneração de uma sociedade mais justa e equitativa; que acreditam que a educação é um dos principais instrumentos para a redução da pobreza e das desigualdades sociais; que sabem que a educação é um direito humano fundamental para que cada pessoa possa desenvolver o seu maior potencial.

Para colocar seu propósito em prática, o Instituto Cuidare atua dentro das escolas públicas, porque é um lugar para todos, que reúne toda a comunidade. Trabalha em parceria com outras entidades e organizações para alcançar resultados na formação de estudantes e de professores, e na construção de um ambiente escolar acolhedor e motivador.

Apesar de uma constituição recente, a sua história começa em 2008, com a Rede Educare, uma produtora cultural, que realiza projetos voltados à educação, sustentabilidade, formação de leitores, promoção da diversidade por meio da implementação de espaços de leitura, exposições e publicações de livros por todo o Brasil. Por entender a dimensão e a importância da educação, nasceu assim o Instituto Cuidare.

Sobre a Nutrien Soluções Agrícolas – No Brasil, a Nutrien Soluções Agrícolas se destaca como uma das maiores plataformas de soluções agrícolas, comprometida em atender os agricultores de forma inclusiva e sustentável. A empresa adota um novo conceito de varejo, oferecendo um portfólio diversificado de produtos, serviços e soluções.

Com cerca de 3 mil colaboradores altamente capacitados, a Nutrien proporciona atendimento presencial e uma logística diferenciada, garantindo uma experiência personalizada e integrada a uma plataforma digital. A relação com os clientes é baseada em soluções integradas, com o objetivo de maximizar a produtividade agrícola, promover práticas ambientais responsáveis e aumentar a rentabilidade e a qualidade de vida no campo.

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