Uniaraxá – Vestibular Agendado 2018
Sete Vereadores usam a tribuna em Reunião Ordinária da Câmara
Política

Sete Vereadores usam a tribuna em Reunião Ordinária da Câmara

Sete Vereadores usam a tribuna em Reunião Ordinária da Câmara

Serviços Urbanos, Saúde e Segurança foram lembrados pelos Parlamentares

A Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Araxá ocorreu excepcionalmente nessa quinta- feira (14). O Presidente do Legislativo, Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), convidou a comunidade para participar da Solenidade de Entrega dos Veículos adquiridos com recursos economizados e devolvidos pelo Legislativo referente ao exercício de 2017.

Na oportunidade serão entregues duas UTIs Móveis, que serão utilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, e um automóvel adaptado para o Canil Municipal. A Cerimônia vai ocorrer no dia 18 de junho (segunda- feira), às 16 horas, no Pátio da Câmara Municipal de Araxá.

Os seguintes Vereadores usaram a tribuna nessa quinta- feira: Robson Magela (PRB), Bosco Júnior (AV), José dos Reis de Paula (Zezinho- PT), José Valdez da Silva (Ceará- PMB), Luiz Carlos Bittencourt (PODE), Raphael Rios (SD) e Fernanda Castelha (PSL).

Robson Magela

Abrindo as participações na Tribuna, o Vereador Robson Magela comentou que o problema da coleta de lixo na cidade continua. Ele lembrou que a Prefeitura contratou uma empresa e três caminhões para auxiliar na coleta. Na época da paralisação dos caminhoneiros, a PMA anunciou que a falta de combustíveis estava prejudicando os trabalhos, porém, com o fim da greve, o lixo segue acumulado por toda cidade. Robson cobrou providências do poder público em relação ao problema.

O parlamentar voltou a criticar a construção dos viadutos em Araxá e falou da necessidade de realização do Fórum Comunitário, solicitado por ele, para debater a obra. Robson ressaltou que está parado na Câmara um Projeto de Decreto Legislativo, que convoca um plebiscito para perguntar à população se eles são a favor ou contra os viadutos.

A demolição não concluída de alguns imóveis na Rua Uberaba, onde vai ser construído um dos viadutos projetados pela Prefeitura, também foi tema de comentários do Vereador. Os locais, sem portas e janelas, têm sido usados para atos ilícitos e isso tem preocupado quem mora nas imediações da via. Robson reforçou que, para ele, não há necessidade do viaduto nessa região, e que a obra vai consumir algo em torno de R$ 10 milhões dos cofres públicos.

Indicação – Construção de Ginásio Poliesportivo na Escola Estadual Luiza de Oliveira Faria.

Bosco Junior

O Vereador Bosco Júnior apresentou, em sua participação na Tribuna do Plenário Guilherme Gotelip Neto, um projeto que visa coibir o descarte irregular de entulhos em vários locais da cidade, que sempre são alvos desse problema. A proposta é feita em parceria com o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA). Um número de contato, via Whats App, está sendo disponibilizado para que qualquer cidadão possa fotografar e denunciar descartes irregulares.

Áreas como as estradas vicinais de acesso ao Mourão Rachado, ao Distrito de São José da Antinha, no final da Avenida Honório de Paiva Abreu, no Bela Vista e atrás do Cemitério São João Batista, por exemplo, são pontos de descarte irregular na cidade. Além do número de telefone, placas indicativas estão sendo instaladas nos locais citados.

Segundo Bosco Júnior, a população não precisa se identificar e pode encaminhar denúncias com fotos de pessoas que praticaram a irregularidade. Essa denúncia será encaminhada ao Ministério Público e Polícia de Meio Ambiente. A ideia é promover a redução do descarte irregular. Bosco pediu apoio da comunidade para ajudar a divulgar o contato, reduzindo os descartes e protegendo o meio ambiente. O número é (34) 9 8861-4079.

Moção de Congratulações – Ao Uniaraxá, pela implantação dos cursos na modalidade Educação à Distância.

Indicação – Ao Curso de Direto do Uniaraxá e ao Professor Nilson Carvalho, coordenador de cursos no Centro Universitário, pela nota 4 na avaliação do MEC.

José dos Reis de Paula

A concessionária de telecomunicações que atua em Araxá, empresa OI, foi alvo dos comentários do Vereador Zezinho na Tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (14). O Vereador disse que os serviços da operadora na cidade continuam sendo insuficientes no que se refere aos atendimentos básicos e respostas de reclamações feitas pela comunidade.

Zezinho disse que fez queixas à empresa e não obteve nenhuma resposta. Por isso, protocolou na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pedido de informações da estatal sobre a fiscalização e regularização dos serviços prestados pela empresa em Araxá. O Vereador reforçou que recebe diariamente reclamações de pessoas físicas e empresas com relação á oferta dos serviços e cumprimento dos planos feitos. Ainda, disse que não tem visto nenhuma melhora, nos serviços e nem nos atendimentos e respostas da operadora.

Zezinho também comentou a posse dos novos Conselheiros de Saúde e o trabalho realizado por eles em Araxá. Ele falou da importância do Conselho, que delibera sobre diversos assuntos relacionados à saúde no Município e as ações do Sistema Único de Saúde (SUS). José dos Reis cumprimentou os novos conselheiros e desejou sucesso nos trabalhos em prol do desenvolvimento e das boas ações praticadas na Saúde Pública de Araxá.

José Valdez da Silva

Ao usar a tribuna na tarde dessa quinta-feira, o Vereador Ceará fez críticas ao Poder Executivo, pela falta de realização de diversos serviços, que são cobrados na Câmara e não são executados pela Prefeitura. Segundo José Valdez, a cidade está repleta de buracos e mato alto em diversas ruas e comunidades. O parlamentar voltou a falar dos problemas que atingem o Bairro Boa Vista e que é constantemente cobrado pela população, mas, as indicações enviadas não são resolvidas pela PMA.

Valdez afirmou que o papel do Vereador é cobrar, mas cabe ao Prefeito determinar as realizações, afinal, segundo Ceará, a cidade tem dinheiro para atender o que a população tem anseio. O Vereador ainda afirmou que os serviços de saúde precisam de melhorias, como disponibilização de medicamentos na Farmácia Municipal. Ele pediu aos gestores, que cuidam do dinheiro público, que pensem mais no cidadão araxaense.

Projeto de Lei – Denominação de Via Pública para Rua Maria José “Lalica” a atual Rua A, do Loteamento Residencial Dona Adélia II.

Luiz Carlos Bittencourt

O Vereador Luiz Carlos destacou o trabalho do “Projeto Tecendo Sonho” realizado no Centro de Convivência do Pão de Açúcar, em que 30 idosas fazem toucas e cachecóis para serem doados a crianças em tratamento contra o câncer. Luiz Carlos pediu a colaboração da população com a doação de lãs para que os voluntários possam ajudar, atendendo também os adultos que estão em tratamento

O Parlamentar também levou à tribuna a situação dos barraqueiros da Feira do Complexo do Barreiro. Ele esteve no local para verificar o início da obra para Construção da Vila do Artesanato e conversou com os comerciantes que reclamaram que foram comunicados que serão retirados de seu local de trabalho, sem nenhuma programação.

Em conversa com a Engenheira responsável pela obra, Luiz Carlos mostrou a necessidade de resolver a situação o mais breve possível e sugeriu um novo espaço para instalação dos barraqueiros. Após a reivindicação do vereador a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG), marcou uma reunião com os barraqueiros. Luiz Carlos informou que pretende acompanhar de perto as negociações para que esses comerciantes não sejam prejudicados.

Projeto de Lei– Dispõe sobre a proibição de apreensão de veículos por falta de quitação do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Raphael Rios

Diante da onda de ataques a caixas eletrônicos o Vereador Raphael Rios exibiu fotos de diversos crimes do tipo ocorridos em Araxá e cidades da região. Ele alertou sobre o alto preparo e o forte armamento dessas quadrilhas especializadas e citou o nome das cidades, na área de atuação do 37º Batalhão, que já sofreram com esse tipo de crime. Diante da justificativa Raphael apresentou o seguinte Projeto de Lei, com o objetivo de dificultar a atuação desses criminosos.

Projeto de Lei- Dispõe sobre a instalação de forte anteparo metálico e dispositivo de segurança com nebulização de fumaça no local onde se encontrar caixa (s) eletrônico (s) nos estabelecimentos bancários.

Moção de Congratulações- Ao Professor Universitário Dr. Bruno Barbosa Borges, pelo lançamento do livro: “O Controle de Convencionalidade no Sistema Interamericano: Entre o conflito e o diálogo de jurisdições”, lançado no último dia 7 de junho, durante o 1° Seminário Direitos Humanos, no Teatro Municipal.

Moção de Pesar – Aos familiares da jovem Lara Melo da Silva, pelo seu falecimento no dia 5 de junho de 2018.

Fernanda Castelha

Finalizando o Grande Expediente, a Vereadora Fernanda Castelha usou a tribuna para agradecer todos que compareceram e colaboraram para a realização do “1º Arraiau Solidário”, que teve a renda totalmente revertida para o Lar Castelha. Fernanda declarou sua satisfação em perceber que a causa animal, defendida por ela, também é apoiada por outras pessoas.

Moção de Congratulações- Os Truta da Viola (Luiz Carlos e Silvinho), Os Arachás, Lippi e Fernando, pelos relevantes serviços prestados a cidade de Araxá.

Indicação- Instalação de câmeras de videomonitoramento em frente o Velório Municipal, na Rua Carvalho Lopes.

Moção e Projeto apresentado pela Mesa Diretora

Moção de Pesar- Aos familiares do Senhor Juarez Borges (irmão do Vereador Jairinho Borges), que faleceu no último dia 12 de junho. (Moção assinada por todos os vereadores

Projeto de Lei – Denominação de Via Pública para Rua Antônio da Costa Pereira, a atual Rua 2, do Condomínio Residencial Villagio II. (Vereador Presidente Fabiano Santos Cunha).

Guiatel
Política

Mais notícias da Categoria Política

Após reunião com diretoria da Mosaic, Fabiano visita obras na Avenida Arafértil, realizadas pela empresa

Após reunião com diretoria da Mosaic, Fabiano visita obras na Avenida Arafértil, realizadas pela empresa

Portal Araxá 11/09/2018
Robson Magela apresenta demandas do povo de Araxá

Robson Magela apresenta demandas do povo de Araxá

Portal Araxá 10/09/2018
Mais uma edição do Gabinete Itinerante

Mais uma edição do Gabinete Itinerante

Portal Araxá 05/09/2018
Câmara apresenta Projeto de Resolução que cria o Código de Ética Parlamentar

Câmara apresenta Projeto de Resolução que cria o Código de Ética Parlamentar

Portal Araxá 05/09/2018
Pátio da Câmara de Araxá recebe Projeto para castração de animais

Pátio da Câmara de Araxá recebe Projeto para castração de animais

Portal Araxá 30/08/2018
Vereadores solicitam melhorias no trânsito e serviços urbanos

Vereadores solicitam melhorias no trânsito e serviços urbanos

Portal Araxá 29/08/2018