Terminal rodoferroviário inaugurado em Iturama, no Triângulo Mineiro, representa marco logístico no estado
Minas Gerais

Terminal rodoferroviário inaugurado em Iturama, no Triângulo Mineiro, representa marco logístico no estado

Terminal rodoferroviário inaugurado em Iturama, no Triângulo Mineiro, representa marco logístico no estado

Investimento em infraestrutura e logística contribui para o desenvolvimento econômico da região

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João Neto / Usina Coruripe (mais fotos: clique aqui)

O terminal rodoferroviário Comendador Rubem Montenegro Wanderley, em Iturama, no Triângulo Mineiro, já é realidade. A unidade de transbordo instalada na usina Coruripe, uma das maiores do estado no setor sucroenergético, está interligada ao trecho da Ferrovia Norte-Sul sob concessão da Rumo, maior operadora de ferrovias do país.

O terminal tem capacidade para movimentar 2 milhões de toneladas de açúcar de exportação (VHP) por ano e representa um marco estratégico para a logística da região do Triângulo Mineiro e contou com investimentos de R$ 95 milhões por parte da Usina Coruripe.

O novo terminal atenderá, além do volume da Usina, outras empresas interessadas na logística ferroviária e inaugura a atividade comercial da Ferrovia Norte Sul, operada pela Rumo Logística, no estado de Minas Gerais.

O gerenciamento da infraestrutura será feito pela empresa sucroenergética, cabendo à Rumo o transporte ferroviário até o Porto de Santos.

Foram gerados 350 empregos diretos na região — sendo 300 pessoas contratadas para a construção e outras 50 para a efetiva operação do terminal, em vagas nas áreas de operação de tombador, armazenagem e expedição.

“Estive aqui, acompanhando o governador Romeu Zema, há dois anos, no lançamento da pedra fundamental. Acreditamos que este terminal seja um reflexo de uma ideia que o governador vem procurando, incansavelmente, implantar no Estado, que é a ideia de desburocratizar, facilitar o investimento e, acima de tudo, gerar empregos”, comemorou o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.

O terminal

O governador Romeu Zema participou, em outubro de 2020, do lançamento da pedra fundamental do Terminal Comendador Rubem Montenegro Wanderley.

O terminal iniciou a fase de testes em maio e a operação com a capacidade total será a partir deste mês. A unidade assegura competitividade nos fretes para todo o setor num raio entre 400 e 500 quilômetros. Com isso, vai atender todo o Triângulo Mineiro e as usinas do Sul de Goiás. A eficiência operacional é o principal diferencial da unidade, que conta com uma área total de 20 hectares.

A estrutura moderna e altamente produtiva inclui uma pera ferroviária para agilizar o processo de carregamento, dois tombadores, um armazém de 45 mil toneladas de capacidade estática e uma tulha de carregamento de 1.500 toneladas por hora, com potencial para carregar três trens por dia de forma ágil e eficiente.

Já na parte de recepção rodoviária, a capacidade prevista é de quase 300 caminhões por dia. Considerando cada caminhão carregado com 35 toneladas, o terminal poderá receber 10 mil toneladas por dia.

Estima-se a saída de 15 trens por mês, com 120 vagões cada, de Iturama em direção ao porto de Santos, durante o pico da safra entre junho e outubro.

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