PI 4726 | Banner Agosto | Pref. Municipal de Araxá
Todos os gêneros literários marcam presença no Fliaraxá
Cultura

Todos os gêneros literários marcam presença no Fliaraxá

Todos os gêneros literários marcam presença no Fliaraxá

Se você experimentar observar a programação do Fliaraxá atentamente, vai detectar uma coisa. Quase todos os gêneros literários estarão em discussão. Teremos mesas sobre poesia, sobre conto, sobre romance, sobre biografias.

Mais um sinal de que programação deste ano está extensa e pensada para todos os gostos. Teremos, ainda, exposição itinerante, programação adulta, infantil e infantojuvenil, autor homenageado, gastronomia e muitas outras atrações.

A programação de quinta-feira, dia 20, por exemplo, começa com o debate do tema Poesia Hoje: Até Onde Vai o Poema?. Foram convidados para a discussão, Clarice Sabino, Rafael Cavalcanti, Wally Wilde e Zack Magiezi. No mesmo dia, o curador Afonso Borges e o homenageado de 2019, Valter Hugo Mãe participam da mesa Conto, Gênero Maldito?. Eles vão discutir as questões que estão relacionadas a esse gênero literário e as suas implicações. Também no dia 20, Schneider Carpeggiani, Paulo Werneck, Lucas Guimaraens e José Eduardo Gonçalves debatem as revistas literárias no Brasil.

Assuntos relacionados ao feminino também estão fortemente presentes. Leila Ferreira, Carla Madeira, Daniella Zupo e Cris Guerra discutem as narrativas femininas, e todos os dias tem a mesa Mulheres extraordinárias, uma novidade desta edição. Esta programação foi pensada pela filósofa Márcia Tiburi e será um espaço dedicado a rodas de conversas com mulheres e sobre mulheres.  

O cenário político, social e econômico que atravessamos também é tema de debate. Autores como Heloísa Starling, que é uma das curadoras do Fliaraxá, Sérgio Abranches e José Eduardo Agualusa comentam a relação da democracia com a realidade e a ficção.

Além de tudo isso, a programação adulta fala de poesia, estética na literatura, revistas literárias, os rumos da narrativa brasileira e também sobre biografia, com Tom Farias e Vagner Fernandes. Na ocasião, Tom Farias lança o livro Carolina: uma biografia, que já foi tema de reportagem aqui no site do Fliaraxá. No sábado, dia 22, será momento de debater a crônica. Míriam Leitão, Antonio Prata e Ignácio de Loyola Brandão estarão na mesa A Crônica e sua Arte, marcada para 18h30.

Já na programação infanto juvenil, a meninada vai poder conferir contação de histórias com Fê Liz e Lucrécia Leite, bate-papo com autores como Pedro Bandeira e Luiz Aguiar, e sarau. Várias sessões de autógrafos estão programadas. Um dos destaques da programação infanto juvenil de sábado, dia 22 de junho, é Ala Mitchell. O escritor vai falar sobre a criação de roteiros para a Turma da Mônica. No mesmo dia, Leo Cunha fala sobre o afeto e a imaginação na literatura infantil.

 

 

Programação local

A programação local não poderia deixar de estar presente. Os araxaenses e os visitantes da cidade poderão conhecer um pouco mais sobre Araxá a partir da sua literatura, gastronomia e história a começar pela homenageada (in memorian), Maria Santos Teixeira. A escritora será a patrona local.

Outros temas que serão tratados dentro da programação local são literatura e mídia sociais, empreendedorismo, ilustração na literatura, protagonismo feminino e violência contra a mulher e até conversa sobre coach literário. Tem ainda oficina de escrita criativa com Dr. Renato Zupo e a equipe da startup literária Palavra Pronta.

Sempre um Papo

E quem marca presença mais uma vez no Fliaraxá é o Sempre um Papo. O projeto foi criado em 1986 pelo jornalista Afonso Borges (também curador do Fliaraxá) e realiza encontros entre nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público. Os encontros acontecem em auditórios e teatros e já reuniu um total de público superior a um milhão de pessoas.

No Fliaraxá não será diferente. Durante a quinta, a sexta-feira e o sábado de realização do festival diferentes autores sobem ao palco. No primeiro dia de Sempre um Papo, 20 de junho, o encontro está marcado com Maurício Lara, Adalberto Luiz e Flávio Oliveira, Chico Mendonça, Alice Ruiz, Cristóvão Tezza, Mara Sylvia de Vasconcellos Macini, Brisa Marques, Gilda Vaz e Regina Beatriz Simões e Talita Taliberti. Talita ministrará um workshop sobre como publicar um livro na Amazon e como ele pode ajudar escritores a alcançar leitores de todo o mundo.

EAD UNIARAXÁ
Cultura

Mais notícias da Categoria Cultura

Minas participa da 13ª Primavera de Museus

Minas participa da 13ª Primavera de Museus

Portal Araxá 20/09/2019
Inscrições abertas para o 1° Concurso Miss e Mister Beleza Negra Kids

Inscrições abertas para o 1° Concurso Miss e Mister Beleza Negra Kids

Portal Araxá 13/09/2019
Secretaria de Cultura e Turismo lança Edital Orquestra de Minas

Secretaria de Cultura e Turismo lança Edital Orquestra de Minas

Portal Araxá 02/09/2019
Projeto cultural: ‘Minha Memória Tem Histórias’

Projeto cultural: ‘Minha Memória Tem Histórias’

Portal Araxá 28/08/2019
7ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural é realizada em Araxá

7ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural é realizada em Araxá

Portal Araxá 27/08/2019
Prefeitura realiza 7ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural

Prefeitura realiza 7ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural

Portal Araxá 22/08/2019