Bem Brasil – Maio
Três Projetos são aprovados em Reunião Ordinária da Câmara
Política

Três Projetos são aprovados em Reunião Ordinária da Câmara

Três Projetos são aprovados em Reunião Ordinária da Câmara

Vereadores solicitaram limpeza e recapeamento em Bairros da Cidade

Finalizando o mês de março, a Câmara Municipal de Araxá realizou, nessa terça- feira (27), sua última Reunião Ordinária. A Mesa Diretora apresentou Moção de Pesar aos familiares do jornalista Araxaense Antônio Carlos Drummond, que faleceu no dia 24 de março de 2018. Toninho Drummond, como era conhecido, assumiu a direção do jornalismo da Globo em Brasília em meados dos anos 70 e foi um dos responsáveis pela implantação do Telejornal Bom Dia Brasil.

Toninho também foi o fundador da afiliada da TV Globo em Araxá, a então TV Jaguara, na década de 80, que depois, passou a fazer parte do Grupo Integração. Toninho deixa a esposa, três filhos, netos, familiares e uma legião de amigos.

A Mesa também apresentou Moção de Congratulações e Reconhecimentos ao escritor, José Dagualberto Borges, pelo lançamento do Livro ‘Álbum Histórico das Famílias Araxaenses’, no dia 26 de março de 2018.

Usaram a tribuna os Vereadores: Fárley Pereira de Aquino (DEM), Fernanda Castelha (PSL), Hudson Fiuza (PSL), Carlos Roberto Rosa (Roberto do Sindicato- SD), César Romero da Silva (Garrado- PR), Edinho Souza (PTB) e Emílio de Paula Castilho (PR).

Fárley Pereira de Aquino

Primeiro a usar a tribuna, o Vereador Fárley apresentou diversas indicações direcionadas ao Setor Norte. Ele alertou que a tendência é que esse setor cresça com o lançamento de diversos loteamentos nessa região.

O Parlamentar comentou que recebeu informações de que os caminhões estão tendo dificuldades para descarregar o lixo no aterro sanitário. O Vereador pediu atenção do setor responsável para que tome providências, afim de facilitar esse depósito de insumos e agilizar o processo.

Indicação – Estudo para construção de Cemei para atendimento aos Bairros Villa Verde, Vila Mayor e Jardim das Oliveiras.

Indicação – Construção de Unidade Básica de Saúde (UBS), no Bairro Villa Mayor.

Indicação – Estudo para construção de uma passarela interligando o Bairro Villa Mayor ao Bairro Pão de Açúcar IV.

Indicação – Ao Deputado Bosco, que intervenha junto ao Governo de MG, para envio de verba para construção de escola no Bairro Jardim Natália.

Indicação – Estudo para implantar redutor de velocidade na Rua Antonio Alves da Costa, na Vila Rica, na altura do número 95.

Fernanda Castelha

A Vereadora Fernanda comentou os problemas ocorridos no Canil Municipal. A Parlamentar tentou realizar uma visita de fiscalização, mas só conseguiu entrar após acionar a Polícia Militar. Ao analisar o local ela identificou problemas como a higienização indevida das baias e a ausência de um veterinário responsável. Fernanda informou que levou a situação ao conhecimento do Ministério Público, que deve tomar providências em breve.

Os animais doentes que vivem soltos pelas ruas da cidade são outra preocupação apontada pela vereadora. Ela alertou que já existem casos de leishmaniose em Araxá e que é preciso recolher os animais enfermos.

Indicação – Implantação de passagem em nível para pedestres na Rua Edmundo Rodrigues da Silva, em frente ao Núcleo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Indicação – Reforçada a pintura da faixa e pedestres na Avenida Amazonas, próximo a rotatória do Uniaraxá.

Indicação – Que seja feita a capina em toda extensão da Avenida João Moreira Sales.

Indicação – Calçamento da Rua Cônego Cassiano, nas proximidades do número 155, no Centro.

Indicação – Aos Correios, que informe o porquê não está sendo realizada a entrega de correspondências em várias regiões da cidade.

Indicação – Que seja feito estudo para instalação de câmera de videomonitoramento em frente ao Canil Municipal.

Indicação – Ao IPDSA, para que seja estudado o plantio de árvores no Canil Municipal de Araxá.

Indicação – Que seja realizada a coleta de lixo com mais frequência na caçamba situada na entrada do Racho Estrela Dalva.

Hudson Fiuza

O Vereador Hudson Fiuza iniciou sua participação fazendo uma reflexão sobre as mortes de Policiais. Hudson destacou que a imprensa deu ampla cobertura para o crime contra a Vereadora Marielle Franco, mas que é preciso lembrar também dos Policiais que morrem todos os dias, vítimas de assassinato. Hudson citou o exemplo do Sargento Gilmar de Oliveira, que foi morto na cidade de Uberaba.

Indicação – Que se faça a revitalização da Praça José Hermógenes da Silva, no Bairro Santa Terezinha, com reforma dos brinquedos, instalação de aparelhos de ginástica e melhoria da iluminação pública.

Indicação – Que seja estudada a possibilidade de transferência do Programa Saúde da Família (PSF) do Bairro Tiradentes para o antigo endereço entre as Ruas Dorvalina Martins e Av. Dr. Atílio Colombo.

Indicação – Limpeza e poda das árvores de uma área institucional localizada entre a Rua Dorvalina Martins e a Rua Rosa Cavalini, no Bairro Tiradentes.

Roberto do Sindicato

O Vereador Roberto do Sindicato apresentou reivindicações para o Bairro Villa Mayor. Ele ressaltou que existe uma rua na comunidade que está muito danificada e que metade do asfalto praticamente não existe. Ele pediu operação tapa buracos para o local.

Roberto também criticou a coleta de lixo, que não está sendo feita da forma como deveria e o mato alto nas avenidas e ruas da cidade. O Parlamentar destacou que o Papel do vereador é fiscalizar e os requerimentos são um instrumento para apontar as melhorias necessárias. Diante dessa reflexão, Roberto lamentou que a maior parte dos pedidos não estejam sendo atendidos pelo Poder Executivo.

Roberto voltou a reclamar da sujeira no Complexo do Barreiro e o descaso da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG) com Araxá. Para o parlamentar a estatal não cumpri com os compromissos firmados com a cidade e não cuida dos locais sob sua responsabilidade.

Projeto de Lei – Passa a ser de competência exclusiva do Poder Legislativo, o reajuste de tarifas do transporte público coletivo em Araxá.

Projeto de Lei – Estabelece número de máximo de alunos por agrupamentos ou turmas nos estabelecimentos de ensino da Rede Municipal de Araxá.

César Romero da Silva

O Vereador Garrado comentou os prejuízos da reforma trabalhista para o brasileiro. Ele citou o exemplo da empresa Mosaic: os funcionários demitidos não poderão ser recontratados pela mesma, nem por suas empreiteiras, nos próximos 18 meses.

O Parlamentar também comentou o cenário da política nacional e pediu aos eleitores que analisem aqueles candidatos que estão ligados a política Araxaense e contribuem para o crescimento da cidade, antes de definir o voto.

O Vereador agradeceu os Secretários pela limpeza da Praça da Mangueira, e da Avenida Tonico Veloso. Para Garrado, com o fim do período chuvoso, os serviços urbanos da cidade ficarão em dia.

Ele foi mais um parlamentar que criticou a possível transformação da CODEMIG em sociedade de economia mista e comentou o descaso da estatal com Araxá, de onde ela retira quase toda sua arrecadação.

Edinho Souza

O Vereador Edinho Souza iniciou sua participação agradecendo a Secretaria de Serviços Urbanos pela revitalização e limpeza do Bairro Parque das Flores.

Reforçando a opinião do Vereador Garrado, Edinho também se declarou contra a venda da CODEMIG e pediu que as instituições de Araxá unam forças para lutar contra o Projeto de Lei que transforma a Companhia em Sociedade de Economia Mista.

Indicação – Estudo para a completa reforma do Ginásio Poliesportivo do Bairro Parque das Flores.

Indicação – Recapeamento da Rua dos Hibiscos, no Bairro Parque das Flores.

Indicação – Limpeza e revitalização do Centro de Convivência (Central da Zoonoses) e entorno do Ginásio do Bairro Santa Luzia.

Indicação – Limpeza e revitalização da Praça Heronides de Souza, no Bairro Santa Luzia.

Indicação – Limpeza e revitalização e recapeamento nas ruas dos Bairros Novo São Geraldo e Leblon.

Emílio de Paula Castilho

Emílio esclareceu que a Escola Francisco Braga será demolida para ser construída no local uma extensão da Feira do Produtor. Já existe o Projeto para uma nova sede para a Escola, que será construída próximo ao local.

O Vereador citou diversas obras que já foram entregues e outras que estão em andamento pela cidade como o CEMEI do Bairro São Pedro, cobertura da Feira do Urciano Lemos, construção da Escola Municipal Alice Moura, duplicação da Avenida Hitalo Ross e instalação da ciclovia no local, retorno das obras do Centro Administrativo, revitalização das Praças da Avenida Imbiara e reforma de ginásios.

Emílio também falou sobre a licitação para contratação de empresa para realizar o serviço de coleta de lixo. Trinta empresas se apresentaram para a licitação, tornando o processo demorado. Em caráter de urgência, mais três caminhões com o triplo da capacidade dos existentes, foram disponibilizados para solucionar o problema, até que o processo seja concluído.

Emílio divulgou que seu gabinete vai realizar, no dia 14 de Abril, no Bairro Max Neumann, em parceria com a Comunidade Evangélica Getsêmani, seu Segundo Bazar Solidário. O primeiro ocorreu em parceria com as Obras Sociais Jesus Te Ama.

Indicação – Que seja estudada a possibilidade de implantar semáforo na confluência da Rua Mariano de Ávila com Rua Capitão Izidro, no Centro de Araxá.

Projeto de Lei – Institui o Dia de Doar na cidade de Araxá, a ser comemorado anualmente na última terça-feira do mês de novembro.

Projetos Aprovados

Projeto 011/18- Autoriza a realização de despesas – Despesas o valor de até R$ 60.000,00 para custear a 15ª Copa Internacional de Mountain Bike os dias 13 a 15 de abril no complexo do Barreiro.

Projeto 012/18- Autoriza o Município de Araxá a doar com encargos, área industrial e conceder estímulos à empresa Comercial Agrícola São Gotardo Ltda., e dá outras providências – Doação do lote 10 da Quadra 03 (3.492,95m²), localizado no Distrito Industrial de Araxá.

Projeto 013/18- Institui o Programa de Incentivo ao Estágio Obrigatório não remunerado no âmbito da Administração Pública Direta

Move – Pilates
Política

Mais notícias da Categoria Política

Vereadores aprovam realização de campanha para arrecadação de donativos para população do Rio Grande do Sul

Vereadores aprovam realização de campanha para arrecadação de donativos para população do Rio Grande do Sul

Portal Araxá 08/05/2024
Vereadores aprovam termos de fomento com CONSEP, CAMTA e AMPARA

Vereadores aprovam termos de fomento com CONSEP, CAMTA e AMPARA

Portal Araxá 28/03/2024
Vereadores instauram Comissão Processante em Reunião Ordinária

Vereadores instauram Comissão Processante em Reunião Ordinária

Portal Araxá 06/03/2024
Câmara aprova Termos de Fomento com o CONSEP

Câmara aprova Termos de Fomento com o CONSEP

Portal Araxá 21/02/2024
Câmara realiza a primeira Reunião Ordinária do ano com uso de Tribuna

Câmara realiza a primeira Reunião Ordinária do ano com uso de Tribuna

Portal Araxá 19/02/2024
Deputado Bosco reúne-se com autoridades para solucionar falta de energia na área rural de Araxá e região

Deputado Bosco reúne-se com autoridades para solucionar falta de energia na área rural de Araxá e região

Portal Araxá 14/02/2024