Usuários do transporte coletivo metropolitano terão mais facilidade para acesso à informação
Minas Gerais

Usuários do transporte coletivo metropolitano terão mais facilidade para acesso à informação

Usuários do transporte coletivo metropolitano terão mais facilidade para acesso à informação

Reclamações e denúncias poderão ser registradas por novo número telefônico e dados sobre a operação das linhas serão disponibilizados na internet

imagem de destaque

Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), passa a oferecer, a partir desta segunda-feira (1/3), dois novos serviços para a população: o registro de reclamações, denúncias e sugestões sobre o transporte público, pelo telefone 162, da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), e a disponibilização do Boletim do Transporte Metropolitano, com informações claras e atualizadas sobre a operação das linhas gerenciadas pela secretaria.

As ações abrem uma série de medidas que a Seinfra vem adotando para reforçar a regulação e fiscalização do transporte coletivo, como explica o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato. “Vamos trazer mais transparência e comunicação direta com os usuários. Pelo Painel de Informações, será possível acompanhar os números das operações e as ações de fiscalização. Por meio da centralização das manifestações dos usuários na Ouvidoria, conseguiremos monitorar de forma efetiva quais as principais reivindicações e insatisfações dos usuários”, esclarece.

Boletim

No www.infraestrutura.mg.gov.br/metropolitano, a população poderá acompanhar os serviços prestados pelas empresas que operam o Sistema de Transporte Metropolitano. No endereço serão disponibilizadas informações como número de viagens realizadas, quantidade de passageiros transportados, linhas com mais atrasos, média de viagens ao longo do dia, linhas autuadas e gráficos comparativos.

O painel será alimentado por servidores da Seinfra e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), órgão responsável pela fiscalização das linhas metropolitanas. Os dados serão atualizados mensalmente, com o consolidado das informações colhidas no mês anterior. Desta forma, a população poderá acompanhar a qualidade do serviço e cobrar das empresas as melhorias necessárias.

Atendimento

Outra novidade é a centralização das manifestações dos usuários do transporte coletivo na Ouvidoria-Geral do Estado pelo telefone 162, dígito 9. Esse canal receberá reclamações, críticas, elogios e sugestões. O usuário poderá acompanhar o andamento por meio do protocolo gerado no atendimento. A OGE contatará os pontos focais na Seinfra e no DER-MG para o tratamento das demandas.

“A Ouvidoria-Geral do Estado tem infraestrutura completa e já recebe manifestações de usuários de diversos serviços públicos do Estado. A partir de agora será possível acompanhar em tempo real a percepção do usuário do transporte coletivo sobre o serviço, gerando dados estatísticos que permitam à Seinfra regular com maior qualidade. Especificamente no transporte metropolitano, a reclamação dos usuários é um indicador de desempenho, um dos pilares condicionantes da manutenção dos contratos”, destaca Gabriel Ribeiro Fajardo, superintendente de Transportes.

Além do telefone, os usuários continuam tendo à disposição os demais canais de atendimento, como o site da OGE e o aplicativo MG APP. Já as solicitações de serviços, tais como criação de linhas e novos horários, serão mantidas no site do DER-MG e também pelo aplicativo MG app.

O Consórcio Ótimo, que reúne todos os concessionários do transporte metropolitano, continuará recebendo as demandas relativas ao Cartão Ótimo.

Minas Gerais

Mais notícias da Categoria Minas Gerais

Governo de Minas anuncia mudança no secretariado

Governo de Minas anuncia mudança no secretariado

Portal Araxá 09/04/2021
Secretário de Saúde alerta para alto risco de contaminação durante a Semana Santa

Secretário de Saúde alerta para alto risco de contaminação durante a Semana Santa

Portal Araxá 01/04/2021
Governo disponibiliza R$ 32 mi para escolas estaduais finalizarem adequações para novo protocolo sanitário

Governo disponibiliza R$ 32 mi para escolas estaduais finalizarem adequações para novo protocolo sanitário

Portal Araxá 01/03/2021
Governo de Minas vai antecipar seis parcelas do ICMS a municípios castigados pelas chuvas

Governo de Minas vai antecipar seis parcelas do ICMS a municípios castigados pelas chuvas

Portal Araxá 25/02/2021
Governo aumenta em 82% o valor da multa para transporte clandestino

Governo aumenta em 82% o valor da multa para transporte clandestino

Portal Araxá 23/02/2021
Governo de Minas inicia audiências públicas de 2021 do Programa de Regularização Fundiária Rural

Governo de Minas inicia audiências públicas de 2021 do Programa de Regularização Fundiária Rural

Portal Araxá 18/02/2021