EAD UNIARAXÁ
Vereadora Fernanda Castelha propõe criação de Centro POP em Araxá
Política

Vereadora Fernanda Castelha propõe criação de Centro POP em Araxá

Vereadora Fernanda Castelha propõe criação de Centro POP em Araxá

A vereadora Fernanda Castelha (PSL) propôs na tarde de ontem, terça-feira (9), durante a reunião ordinária da Câmara Legislativa, a criação de um Centro de Referência Especializado para a população em situação de rua em Araxá. O Centro Pop, como é mais conhecido, além de ser um ponto de acolhimento, assegura atendimento social especializado, auxílio e reinserção no mercado de trabalho, facilitação com a documentação pessoal, localização de familiares, acompanhamento e desenvolvimento de atividades sociais que permitam a recuperação e a reintegração do abrigado ao convívio pleno em sociedade.

“Em Araxá existe a Casa Transitória “Caminheiros do Bem”, gerida pelo Subcomandate da Polícia Militar da cidade, Major Fagundes, que presta o serviço de acolhimento através de um convênio firmado com a Prefeitura Municipal. Apesar do esforço e trabalho incontestável de Fagundes, infelizmente, a Casa tem suas funções limitadas, e serve mesmo como um breve alento para os que estão de passagem por Araxá”, disse a vereadora.

Fernanda apresentou o modelo adotado pelo Centro Pop de Uberaba e elogiou bastante o método adotado pela cidade. “É um dos programas assistenciais mais bem sucedidos que já conheci, e tem sido implementado por Uberaba e outros municípios vizinhos de Araxá”, disse a parlamentar.

Além da vereadora Fernanda Castelha, o parlamentar Fárley de Aquino (DEM) também apresentou proposta similar para criação do Centro Pop na cidade, em maio desde ano.

Centro Pop Uberaba (fonte: http://www.uberaba.mg.gov.br )

O Serviço Abordagem Social tem como eixo central a prevenção da violência, criminalidade e preservação da dignidade humana, no âmbito da assistência social.

Objetivos:

• Abordar, aconselhar, encaminhar e acompanhar, crianças e adolescentes em situação de mendicância, exploração sexual, abandono familiar, maus tratos, perambulação e trabalho em vias públicas, a instituições responsáveis pela garantia dos direitos humanos desses segmentos sociais.

• Abordar, aconselhar, encaminhar e acompanhar, famílias, adultos ou idosos em condições de itinerantes desabrigados, em situação de rua, em estado alterado de consciência, sofredor mental até à instituição que responde por ações de garantia dos direitos humanos.

• Abordar, aconselhar, encaminhar e acompanhar idosos em situação de abandono, desamparo, maus tratos ou estado senil, até à instituição responsável pelo acolhimento desse segmento social, em situação de rua.

Lei Municipal – Fogos de Artifícios Ruidosos

A vereadora Fernanda Castelha ainda abordou, na reunião ordinária, a questão da lei que proíbe a queima e venda de fogos de artifício ruidosos em Araxá.

“Muitos podem achar ser um assunto com prazo de validade expirado, que já deu o que tinha que dar pois é muito polêmico, e que há outras questões mais sérias e importantes para o Município de Araxá. Na contramão dessas pessoas, que tenho certeza que são uma minoria, cada dia que passa estou mais convencida e convicta de que é um tema fundamental para a evolução da cidade em uma perspectiva cultural e social e, consequentemente, para o bem-estar de toda a população araxaense.

Eu estou sendo literalmente massacrada nas redes sociais e exaustivamente cobrada em relação ao cumprimento da lei. Eu vejo uma movimentação, principalmente pela internet, de alguns “ditos profissionais” que querem desconstruir uma lei que já foi amplamente estudada e implementada em várias cidades do Brasil e também mundo afora. A desinformação praticada com propósito de manipulação de massas é preocupante e muito grave para a construção e manutenção de nossa democracia.

Todos nós sabemos que uma lei não é aprovada sem passar por um rígido controle dos poderes Legislativo e do Executivo. A lei dos fogos tramitou por comissões internas aqui na Câmara Municipal, o projeto foi fundamentado com depoimentos de pessoas reais, e conversamos com professores doutores, médicos e veterinários, todos esclarecendo e afirmando como a queima de fogos ruidosos é nociva à saúde para diversas pessoas e animais. Em seguida, o projeto foi vetado pela Prefeitura e voltou à Casa Legislativa para ser novamente aprovado com o apoio de 9 colegas parlamentares. A proposição e iniciativa da lei foi minha, mas a partir do momento em que ela é sancionada e entra em vigor, não é mais uma lei da vereadora Fernanda Castelha, e sim uma lei do Município de Araxá. Portanto, não existe capricho ou vaidade na aprovação de uma lei! É um trabalho sério e feito em cima de muita pesquisa.

Até então não tinha me pronunciado publicamente sobre isto, mas hoje quero colocar um ponto final nessa história! Para os que se incomodam e fazem pirraças contra as leis que vigoram no Município, eu só posso lamentar. Até o dia 31 de dezembro de 2020, enquanto estiver ocupando essa cadeira como representante do povo, continuarei levantando as bandeiras em que acredito e convicta dos meus ideais”, finalizou.

A vereadora Fernanda encaminhou um ofício ao Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) com cópia para o Ministério Público, solicitando que o órgão municipal passe a fiscalizar os incidentes de fogos ruidosos na cidade, fazendo com que a lei seja cumprida.

Indicação:

. Que seja providenciado um acesso coberto para pedestres, interligando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) até a parada de ônibus da referida unidade de saúde, localizada na rua João Paulo II.

PI 4726 | Banner Agosto | Pref. Municipal de Araxá
Política

Mais notícias da Categoria Política

Governador Romeu Zema assina protocolo com a Usiminas para investimentos no estado

Governador Romeu Zema assina protocolo com a Usiminas para investimentos no estado

Portal Araxá 19/09/2019
Reunião Ordinária realizada nesta terça-feira (17/09)

Reunião Ordinária realizada nesta terça-feira (17/09)

Portal Araxá 18/09/2019
Raphael Rios cobra providências para evitar o surgimento de favelas em Araxá

Raphael Rios cobra providências para evitar o surgimento de favelas em Araxá

Portal Araxá 18/09/2019
Sedese busca ampliar inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Sedese busca ampliar inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Portal Araxá 17/09/2019
Prefeito participou de reuniões em Brasília para tratar do convênio de R$ 45 milhões

Prefeito participou de reuniões em Brasília para tratar do convênio de R$ 45 milhões

Portal Araxá 16/09/2019
Romeu Zema negocia cooperação econômica e comercial com a China em encontro no Norte de Minas

Romeu Zema negocia cooperação econômica e comercial com a China em encontro no Norte de Minas

Portal Araxá 16/09/2019