Bem Brasil – Maio
Vereadores aprovam Programa para apoiar pequenos negócios
Política

Vereadores aprovam Programa para apoiar pequenos negócios

Vereadores aprovam Programa para apoiar pequenos negócios

A Câmara Municipal de Araxá realizou nesta terça-feira (30) a 17ª sessão legislativa do ano. Respeitando o revezamento semanal, seis vereadores usaram a tribuna durante o grande expediente: Wellington da Bit, Evaldo do Ferrocarril, Luiz Carlos Bittencourt, João Veras, Dirley da Escolinha e Fernanda Castelha.

Na ordem do dia, os parlamentares aprovaram o projeto de lei 47/2023: “Institui o programa municipal ‘Araxá Juro Zero’ visando estimular o crédito, apoiar pequenos negócios e manter postos de trabalho no Município de Araxá e dá outras providências”.

Divulgação

O programa tem como objetivo primordial auxiliar microempreendedores individuais (MEI) e as Microempresas (ME), a fim de assegurar a manutenção de suas atividades, visando fomentar um ambiente de fortalecimento da economia local e estimular o crédito, facilitando a manutenção dos empregos.

Dentre os pequenos negócios, o projeto prevê prioridade para as empresas cujos proprietários são mulheres, pessoas com deficiência, negros e outros públicos em situação de vulnerabilidade social.

O programa terá validade de 12 meses, ou enquanto houver disponibilidade de empréstimo para pagamento dos juros pelo Município, no limite máximo de R$ 300.000,00 que serão investidos pelo Executivo.

A íntegra do projeto pode ser consultada no site da Câmara: araxa.mg.leg

Projetos aprovados:

Projeto de Lei 47/2023: Institui o programa municipal “Araxá Juro Zero” visando estimular o crédito, apoiar pequenos negócios e manter postos de trabalho no Município de Araxá e dá outras providências. Autor: Executivo;

Projeto de Lei 74/2023: Dispõe sobre denominação de Via Pública e dá outras providências, a atual Rua (Três) do Loteamento Residencial Aurora, Rua Zilda Alves Gonçalves. Autora: vereadora Leni Nobre;

Projeto de Lei 75/2023: Dispõe sobre denominação de Via Pública e dá outras providências, a atual Rua (Quatro) do Loteamento Residencial Aurora, Rua Orlando Pinto Teixeira. Autor: vereador Zidane;

Projeto de Lei 76/2023: Dispõe sobre denominação de Via Pública e dá outras providências, a atual Rua (Dois) do Loteamento Residencial Portal do Sol, rua Richard Leandro Valeriano. Autor: vereador Valtinho da Farmácia.

Tribuna:

Vereador Wellington da Bit

O vereador Wellington da Bit abriu os trabalhos do grande expediente apresentando indicação para implantação de serviço de coleta seletiva por meio tecnológico, com uso de aplicativo; instalação de iluminação especial na região da Capela Nossa Senhora de Fátima e melhorias, com verificação de alterações de fluxo e possível instalação de passarela elevada na avenida Amazonas.

Ele apresentou dois projetos para nomear ruas, passando a denominar rua Murilo Mariano Borges, a atual “rua Dezesseis” do loteamento residencial Portal do Sol, e rua José Alvares dos Santos, a atual “rua Dez” do loteamento Residencial Aurora.

Uma moção de congratulações homenageou Cesar Campos, em razão de seu histórico profissional de humanidade, amor à profissão e às pessoas.

Vereador Evaldo do Ferrocarril

O vereador Evaldo do Ferrocarril abriu sua fala fazendo um manifesto contra o racismo. Ele pediu o pagamento integral do piso da enfermagem, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e parteira, independentemente da jornada de trabalho, conforme determina lei federal, e a afixação de placas indicando atendimento prioritário em todos os setores da Prefeitura.

Outras indicações apresentadas solicitaram a instalação de câmeras de videomonitoramento no bairro Bom Jesus; limpeza e retirada de lixo no bairro Pão de Açúcar; implantação de placas de sinalização de “proibido estacionar” no bairro Urciano Lemos, próximo à escola CAIC; instalação de um quebra-molas no bairro Pedra Azul; entre outras reivindicações.

Vereador Luiz Carlos Bittencourt

O vereador Luiz Carlos Bittencourt solicitou o envio de ofício à empresa Triunfo Concebra, solicitando a implantação de pagamento por meio de Pix e aproximação de cartões de crédito ou débito para os usuários da Rodovia BR 262.

Uma moção de aplausos e congratulações homenageou Maria Aparecida da Silva, pelos seus 102 anos de vida. Projeto de denominação de via pública: “Passa a denominar-se Geralda Rosa de Oliveira, a rua Vinte do loteamento residencial Portal do Sol.”

Outros pedidos apresentados incluíram: instalação de placas indicativas de localização do Ecoponto no final da rua Terêncio Pereira; aumento do adicional de insalubridade para os servidores públicos municipais que exercem a função de coveiros.

Vereador João Veras

O vereador João Veras apresentou dois projetos de lei buscando melhorias para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): ele sugeriu a realização de sessões exclusivas de cinema para esse público e suas famílias no município e a emissão da Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA), destinada a conferir identificação à pessoa diagnosticada com o transtorno, residente em Araxá.

João Veras indicou a realização de capina, limpeza e coleta de entulhos nas vias de diversos bairros do setor Norte e apresentou projeto de denominação de via pública: “Passa a denominar-se rua Maria Elvira da Silva, a atual rua 08 (oito), do loteamento Residencial Portal do Sol.”

Vereador Dirley da Escolinha

O vereador Dirley da Escolinha solicitou recapeamento asfáltico em todo o bairro João

Ribeiro, implantação de asfalto na rua Oliverio de Moura Barreto, bairro Guilhermina Vieira Chaer, e a fiscalização da sinalização de solo nas vias públicas do município.

O parlamentar também sugeriu a realização de parcerias para a promoção de palestras mensais ou quinzenais, para a prevenção ao uso de drogas e saúde emocional, em todas as Escolas Municipais de Araxá.

Projeto de denominação de via pública: “Passa a nomear rua Valdeci Soares de Carvalho a atual rua “18” do loteamento residencial Portal do Sol.”

Vereadora Fernanda Castelha

Última a usar a tribuna, a vereadora Fernanda Castelha pediu a realização da reforma completa do imóvel e outras melhorias no local onde funcionava o antigo Pronto Atendimento Municipal (PAM), localizado na rua Calimério Guimarães, onde estão sediados o Centro de Vacinação, o Laboratório Municipal e o Setor de Raio-X.

Fernanda também indicou a realização de reciclagem profissional, visando à atualização, capacitação, aquisição de novos conhecimentos e atitudes dos profissionais da saúde responsáveis pelas salas de vacinação das Unidades de Saúde do Município de Araxá, e a construção de coberturas na área externa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), tanto na parte frontal quanto na parte traseira do prédio.

PMA – Março, Albril e Maio (Saúde)
Política

Mais notícias da Categoria Política

Vereadores aprovam realização de campanha para arrecadação de donativos para população do Rio Grande do Sul

Vereadores aprovam realização de campanha para arrecadação de donativos para população do Rio Grande do Sul

Portal Araxá 08/05/2024
Vereadores aprovam termos de fomento com CONSEP, CAMTA e AMPARA

Vereadores aprovam termos de fomento com CONSEP, CAMTA e AMPARA

Portal Araxá 28/03/2024
Vereadores instauram Comissão Processante em Reunião Ordinária

Vereadores instauram Comissão Processante em Reunião Ordinária

Portal Araxá 06/03/2024
Câmara aprova Termos de Fomento com o CONSEP

Câmara aprova Termos de Fomento com o CONSEP

Portal Araxá 21/02/2024
Câmara realiza a primeira Reunião Ordinária do ano com uso de Tribuna

Câmara realiza a primeira Reunião Ordinária do ano com uso de Tribuna

Portal Araxá 19/02/2024
Deputado Bosco reúne-se com autoridades para solucionar falta de energia na área rural de Araxá e região

Deputado Bosco reúne-se com autoridades para solucionar falta de energia na área rural de Araxá e região

Portal Araxá 14/02/2024