PMA – mês junho/2024
Vereadores comentam Saúde, Meio Ambiente e Trânsito
Política

Vereadores comentam Saúde, Meio Ambiente e Trânsito

Vereadores comentam Saúde, Meio Ambiente e Trânsito

Reunião Ordinária da Câmara também aprovou três Projetos de Lei

A Câmara Municipal de Araxá realizou mais uma reunião ordinária na última terça-feira, dia 14. Respeitando o revezamento semanal, seis vereadores discursaram durante o grande expediente: Luiz Carlos, João Veras, Dirley da Escolinha, Fernanda Castelha, Omara Paolinelli e Evaldo do Ferrocarril. Durante a ordem do dia, os parlamentares votaram e aprovaram 3 (três) projetos de Lei:

O projeto de lei 186/2023, de autoria do vereador Bosco Junior, irá alterar a Lei Municipal 7.691, de 17 de dezembro de 2021. Instituindo como tema a ser abordado no contraturno das escolas municipais de educação integral, por meio do programa “Direito na Escola”, noções de direito e cidadania, a ser oferecido pelos membros ativos da Comissão Direito na Escola, da 33ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais, OAB Araxá, no âmbito das escolas municipais.

O Projeto de Lei 194/2023 institui o Dia Municipal do Rosário da Virgem Maria no calendário do Município de Araxá, a ser celebrado em 7 (sete) de outubro de cada ano. A matéria é de autoria dos vereadores Omara Paolinelli, Luiz Carlos e Maristela Dutra.

Outra matéria aprovada foi o Projeto de Lei 197/2023, que reconhece como de Utilidade Pública Municipal a Associação Casa de Luiza. Os autores são os vereadores Raphael Rios e Bosco Júnior.

A íntegra das matérias pode ser acessada através do site da Câmara: araxa.mg.leg.br.

Tribuna:

Luiz Carlos

O vereador Luiz Carlos abriu o grande expediente. Ele solicitou a convocação da Secretária Municipal de Saúde para discorrer sobre a situação dos médicos que ocupam os cargos de Diretor Técnico e Diretor Clínico da UPA, em conformidade com o Edital de Credenciamento n° 171/2022, com as respectivas remunerações e a relação de todos os médicos contratados e o saldo extra teto de cada um.

O parlamentar usou seu tempo regimental para apresentar as seguintes homenagens: à Delegacia Rural de Polícia Civil de Araxá, pela excelência nos serviços prestados há 04 anos, e à Polícia Civil, através do Delegado Conrado Costa Silva e Equipe, pelos trabalhos desenvolvidos na operação Triton.

Impossibilitada de comparecer à cerimônia de outorga de honrarias do Legislativo Municipal, Elisa Borges Viana da Costa Baião Macêdo, indicada pelo vereador para receber o título de cidadania honorária, recebeu a honraria das mãos de Luiz Carlos durante a reunião.

João Veras:

O vereador João Veras pediu a realização da “Operação Proteção Escolar” – Ponto Base, pela Polícia Militar e Guarda Municipal, em frente à Escola Rotary – bairro Urciano Lemos e imediações, de segunda a sexta-feira, das 17h às 18h.

O parlamentar também solicitou que seja realizada operação tapa-buracos na rua Francisco Penello; capina, limpeza e manutenção das calçadas na rua Antônio Vieira Lopes; capina e limpeza das calçadas e canteiros em ambos os lados da av. Hítalo Ross e a instalação de duas faixas elevadas de pedestres, sinalização vertical e horizontal na rua Sargento Gislei Oliveira Reis, bairro Pão de Açúcar IV.

Dirley da Escolinha:

O vereador Dirley da Escolinha indicou que seja realizada a limpeza em todas as calçadas que tenham pontos de ônibus na cidade; a fiscalização e, caso seja necessária, a apreensão dos animais de médio/grande porte soltos em vias públicas; e a poda da árvore situada na avenida Amazonas, em frente à Casa de Parafusos (Agro Parafusos).

O parlamentar também pediu a disponibilização de uma secretária fixa para cada Unidade Básica de Saúde do Município e que seja realizada a limpeza interna e externa no entorno do alambrado do Aeroporto Municipal de Araxá “Romeu Zema”, situado entre a rua Joana D’arc Gonçalves e av. José Passos de Oliveira, bairro Abolição.

Fernanda Castelha:

A vereadora Fernanda pediu que sejam realizados esforços visando a conclusão dos procedimentos necessários para que a desapropriação e restauração do imóvel que sediava o extinto Cineteatro Brasil, sejam realizadas com máxima urgência. Ela também pediu informações e esclarecimentos sobre a execução do contrato n.º 458/2022, referente à obra de revitalização da praça da Banheira.

A parlamentar também apresentou demandas relacionadas ao meio ambiente, sugerindo limpezas de terreno, arborização e paisagismo de vias e praças da cidade. Dentre as sugestões, destaca-se a implantação de um plano municipal de arborização do perímetro urbano e de recuperação e revitalização de áreas de preservação permanente.

Moção de Pesar foi destinada à família da senhora Vera Lúcia dos Reis.

Omara Paolinelli:

A vereadora Omara Paolinelli apresentou Projeto de Lei que cria a Política Municipal de Proteção Integral aos Portadores de Doença Celíaca.

Ela realizou indicação para que a Prefeitura implante Assistência Psicológica para mulheres antes e após o parto, nos termos da Lei Federal 14.721/23 e apresentou indicação para a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, pedindo informações sobre a Reforma Tributária.

A parlamentar defendeu o Projeto de Lei nº 195/2023 de sua autoria, que trata da criação de área de embarque e desembarque de usuários de táxi, veículos de aplicativo e moto-táxi em áreas de grande fluxo de pedestres e veículos, e reforçou o pedido para que sejam instaladas passarelas elevadas (com acessibilidade) na avenida Hítalo Ross, em frente ao Posto Deck.

Evaldo do Ferrocarril:

O vereador Evaldo pediu que sejam tomadas as medidas necessárias para possibilitar a internação involuntária de dependentes químicos, conforme prevê a lei federal nº 13.840/2019.

O parlamentar comentou a realização da Solenidade de Entrega de Honrarias do Legislativo Municipal, em que ele homenageou com a Medalha Dom José Gaspar o Sr. Gildo José Ferreira, e com o Título de Cidadania Honoraria a Sra. Magna Maria Pinto

Dentre outros assuntos comentados, Evaldo falou sobre a realização da 1ª Conferência Regional dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e ACE (Agentes de Combates à Endemias) do triângulo mineiro e Alto Paranaíba, que foi organizado pelo Sinplalto (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais das Prefeituras Câmaras e Autarquias da Micro Região do Planalto de Araxá).

Move – Pilates

Mais notícias da Categoria Política

Vereadores aprovam realização de campanha para arrecadação de donativos para população do Rio Grande do Sul

Vereadores aprovam realização de campanha para arrecadação de donativos para população do Rio Grande do Sul

Portal Araxá 08/05/2024
Vereadores aprovam termos de fomento com CONSEP, CAMTA e AMPARA

Vereadores aprovam termos de fomento com CONSEP, CAMTA e AMPARA

Portal Araxá 28/03/2024
Vereadores instauram Comissão Processante em Reunião Ordinária

Vereadores instauram Comissão Processante em Reunião Ordinária

Portal Araxá 06/03/2024
Câmara aprova Termos de Fomento com o CONSEP

Câmara aprova Termos de Fomento com o CONSEP

Portal Araxá 21/02/2024
Câmara realiza a primeira Reunião Ordinária do ano com uso de Tribuna

Câmara realiza a primeira Reunião Ordinária do ano com uso de Tribuna

Portal Araxá 19/02/2024
Deputado Bosco reúne-se com autoridades para solucionar falta de energia na área rural de Araxá e região

Deputado Bosco reúne-se com autoridades para solucionar falta de energia na área rural de Araxá e região

Portal Araxá 14/02/2024