Fadecit
Vereadores comentam Saúde, Segurança Pública e Meio Ambiente em Reunião Ordinária
Política

Vereadores comentam Saúde, Segurança Pública e Meio Ambiente em Reunião Ordinária

Vereadores comentam Saúde, Segurança Pública e Meio Ambiente em Reunião Ordinária

Cinco Vereadores usaram a tribuna em Reunião realizada excepcionalmente nesta quarta-feira

A Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Araxá ocorreu excepcionalmente nesta quarta-feira (09) por causa do feriado de São Domingos, padroeiro da cidade. A próxima Reunião Ordinária, na semana que vem, também vai acontecer na quarta-feira (16), em razão do Feriado de Nossa Senhora da Abadia.

O Presidente do Legislativo, Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), abriu a Reunião agradecendo a presença dos Vereadores que compareceram ao Plenário Guilherme Gotelip Neto, na última quinta-feira (03), na Reunião Preparatória para o 1° Seminário das Câmaras Municipais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

O encontro anunciou aos legisladores a programação do Seminário que vai ocorrer nos dias 14 e 15 de Setembro, no Teatro Municipal de Araxá e, segundo o Presidente, tem o objetivo de mobilizar agentes públicos para lutar por causas de interesse coletivo, voltadas para a macrorregião das 66 Câmaras participantes.

Na tarde desta quarta-feira (09) usaram a tribuna os Vereadores: Bosco Júnior (Avante), Fárley Pereira de Aquino (DEM), Emílio de Paula Castilho (PR), Luiz Carlos Bittencourt (Podemos) e Jairo Sávio Borges (PRP).

Bosco Júnior

O Vereador Bosco Júnior foi o primeiro a usar a tribuna, ele apresentou algumas ações voltadas ao Complexo do Barreiro, apontando indicações que contemplam o local.

Indicação – Solicita aos órgãos fiscalizadores do meio ambiente, a participação ativa da Câmara Municipal de Araxá, nos processos de licenciamento ambiental e autorizativos para as empresas de mineração.

Indicação – Informações a respeito do alambrado que está sendo construído no entorno das Ruínas do Hotel Rádio, no Complexo do Barreiro.

Bosco também comentou que, nos próximos dias, irá reapresentar algumas indicações mais antigas para que providências possam ser tomadas em relação as que ainda não foram atendidas.

Indicação – A Cemig, que esclareça porque não foi ligada a energia nos postes na Alameda Helena Ferreira de Moraes.

Fárley Pereira de Aquino

Fárley informou sobre o andamento do estudo de parceria entre a Prefeitura e o Hospital Dom Bosco para realização de procedimentos de angioplastia, cateterismo e hemodinâmica. O Parlamentar informou que, em conversa com o Secretário de Saúde, foi informado que a parceria está sendo analisada e que será viabilizada em breve.

Indicação – Estudo para construir Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) para atender ao Bairro Jardim Europa e adjacências.

Indicação – Estudo para regulamentar mais vagas de estacionamento para motocicletas e similares.

Indicação – Melhorias na iluminação pública nas seguintes vias: Avenida Waldomira Lemos Guimarães, no Bairro Pão de Açúcar e na Avenida Ananias Teixeira, no Bairro Santa Rita.

Indicação – À Cemig, que substitua poste de iluminação de energia elétrica, na Rua João Verçosa, esquina com Rua Antônio Alves da Costa, na Vila São Pedro.

Moção de Congratulações – Aos empresários Eduardo Batista da Silva e José Renato Batista, pela comemoração de aniversário de 12 anos da empresa Auto Elétrica Silva.

Emílio de Paula Castilho

A Segurança Pública foi um dos principais temas comentados em tribuna pelo Vereador Emílio. O Parlamentar afirmou que Araxá atualmente é referência no assunto e relatou a participação do Secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Dr. Hélvio Berttoni, na última quinta-feira (03), do 1° Fórum das Cidades Digitais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, onde teve a oportunidade de apresentar detalhadamente o funcionamento da Central de Videomonitoramento de Araxá.

Emílio também comentou visita realizada ao Projeto Cultura Empreendedora nas Escolas, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Poder Público Municipal. O Vereador também esteve no canteiro de obras da Escola Alice Moura, que vai gerar cerca de 70 empregos, e após concluída, irá acolher 360 alunos nos três turnos.

Projeto de Lei – Cria o Dia Municipal dos Serviços Leonístico, que será comemorado em 08 de outubro.

Projeto de Lei – Inclusão da disciplina de história de Araxá na Rede Municipal de Educação.

Luiz Carlos Bittencourt

O Vereador Luiz Carlos Bittencourt dedicou seu tempo em tribuna a área rural. O Parlamentar afirmou a necessidade de valorização do homem do campo e a importância do trabalho rural para a economia.

Luiz Carlos também comentou reunião realizada entre o Sindicato Rural e o 37° Batalhão da Polícia Militar, quando foi identificado que, atualmente, o problema para melhorar o monitoramento da Zona Rural não é o efetivo de policiais e sim a falta de viaturas. O Vereador anunciou que, através do Deputado Federal Marcelo Álvaro (PR), será destinada uma emenda parlamentar para a compra de uma viatura rural.

Ainda em defesa da Classe Rural, Luiz Carlos comentou a importância de se destinar mais recursos para o setor e a necessidade de fortalecimento das associações rurais, para que possam se unir e priorizar algumas pautas.

Moção de Congratulações – Aos produtores rurais de Araxá, Reinaldo Antônio de Lima e Dalva de Lima, pela conquista do Prêmio de Melhor Queijo Minas Artesanal de Minas Gerais.

Jairo Sávio Borges

O Vereador Jairinho Borges foi o último a usar a tribuna. O trabalho da Classe Rural também foi comentado pelo Parlamentar, que falou sobre a implantação, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação Tecnológica, de um projeto para empreender o Turismo no Setor Rural. Inicialmente, o novo circuito vai disponibilizar quatro roteiros diferentes em empreendimentos rurais, que oferecem produtos de destaque e estrutura para receber turistas.

Jairinho também anunciou que em breve serão iniciadas as obras para construção das novas sedes da Casa Lar e Casa Abrigo. As instituições são lares que acolhem crianças e adolescentes em situação de risco.

Moção de Congratulações – A Clínica de Fisioterapia do Uniaraxá, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

Indicação – Continuidade da Rua Geraldo José Mariano e Rua Venezuela, no Bairro Novo Orozino.

Indicação – Reforma e construção dos bancos de reserva dos campos de futebol amador de Araxá.

Indicação – Analise na Rua Calimério Guimarães, na altura do número 722, Centro, para colocação de um redutor de velocidade

Indicação – Refazer sinalização vertical e horizontal na Avenida José Ananias de Aguiar (Avenida do Comboio).

Indicação – Mudança de placa de proibido estacionar na Rua Cônego Cassiano, do 633 para o número 623.

Web Código – Agência Digital
Política

Mais notícias da Categoria Política

Raphael Rios aborda situação do Hotel Rádio na Câmara Municipal

Raphael Rios aborda situação do Hotel Rádio na Câmara Municipal

Portal Araxá 17/08/2017
Vereadores debatem Turismo, Obras Públicas e Saneamento

Vereadores debatem Turismo, Obras Públicas e Saneamento

Portal Araxá 17/08/2017
Robson Magela visita a Casa de Apoio aos Pacientes de Araxá em Uberaba

Robson Magela visita a Casa de Apoio aos Pacientes de Araxá em Uberaba

Portal Araxá 07/08/2017
Robson Magela questiona construção de rampas em locais onde não existem calçada

Robson Magela questiona construção de rampas em locais onde não existem calçada

Portal Araxá 04/08/2017
Araxá recebe cidades da microrregião em última reunião preparatória para Seminário de Câmaras Municipais

Araxá recebe cidades da microrregião em última reunião preparatória para Seminário de Câmaras Municipais

Portal Araxá 04/08/2017
Emenda parlamentar do deputado Bosco viabiliza novos carros para quatro municípios

Emenda parlamentar do deputado Bosco viabiliza novos carros para quatro municípios

Portal Araxá 03/08/2017