PMA – Março e Albril (Saúde)
Vereadora Fernanda Castelha critica funcionamento do Canil Municipal de Araxá
Política

Vereadora Fernanda Castelha critica funcionamento do Canil Municipal de Araxá

Vereadora Fernanda Castelha critica funcionamento do Canil Municipal de Araxá

Na tarde de terça-feira (25), a Vereadora Fernanda Castelha (PSL) participou da Reunião Ordinária que está sendo provisoriamente realizada no Teatro Municipal enquanto a Câmara Legislativa passa por reformas em suas dependências. A parlamentar teve a oportunidade de apontar diversas situações alarmantes em Araxá, pedindo às respectivas Secretarias soluções mais ágeis para os problemas.

Em pedido dirigido à Secretaria de Saúde, Fernanda Castelha cobrou a efetivação do cargo de motorista do Canil Municipal que ainda não foi provido, mesmo já existindo o veículo e o abrigo funcionando há quase um ano. “O carro adaptado do Canil, comprado com o dinheiro devolvido pela Câmara Municipal, em 2017, aos cofres do Executivo, está sendo usado como veículo de apoio da Zoonoses e não para sua finalidade específica que é conduzir os animais para o abrigo. A desculpa de sempre é que não foi feita a efetivação do motorista, mas até quando essa situação vai perdurar? Vemos a carretinha reboque no pátio do Canil, sem utilização alguma, no tempo, a céu aberto, e logo logo precisará de manutenção e reparos sem nunca sequer ter rodado.”

A Vereadora aproveitou seu tempo de tribuna para cobrar maior empenho da Prefeitura com o Canil Municipal. ”Gostaria de enfatizar também a lamentável situação, o descaso com o dinheiro público e a falta de planejamento da Prefeitura Municipal que, há quase um ano, inaugurou o Canil da cidade e até hoje, o abrigo que foi criado para 700 animais, entre cães e gatos, não está em pleno funcionamento. A obra que custou quase 1 milhão e 500 mil reais aos cofres públicos está sendo subutilizada e continua sendo negligenciada pela Administração da cidade, disse Fernanda.

”Em abril deste ano, firmamos uma parceria com o Ministério Público, a Polícia Militar, a Polícia Ambiental e o próprio Canil para que os animais vítimas de maus-tratos, abandonados ou em situação de risco fossem recolhidos das ruas e levados ao abrigo municipal. Na oportunidade, todas as autoridades presentes expuseram suas dúvidas em relação ao modo operacional dos resgates, apontaram suas sugestões e, por fim, ficou definido a solução para esses animais em situação de vulnerabilidade”, explicou a vereadora.

”A determinação do Ministério Público foi a seguinte: O número 190 da Polícia Militar foi disponibilizado para qualquer pessoa comum ligar e comunicar o caso de maus-tratos ou abandono. A partir daí, a PM seria novamente acionada para registar um boletim de ocorrência e o animal seria posteriormente encaminhado ao Canil Municipal. Os responsáveis pelo órgão da prefeitura concordaram com os termos propostos pelo Promotor Dr. Márcio Oliveira Pereira e, dali em diante, esperava-se um horizonte melhor para a situação”, prosseguiu Fernanda em sua explanação.

”Como o Canil Municipal ainda não tinha o veículo para condução de cães e gatos, eu e minhas assessoras nos disponibilizamos em ajudar, buscando os cães e gatos que aparecessem nessas condições, enquanto não havia o carro adaptado do abrigo. Desde abril, já fizemos mais de 130 resgates, ficamos responsáveis por ir no Batalhão da Polícia Militar, registrar a ocorrência e, além disso, levar todos os animais para o Canil”.

”O problema é que toda a responsabilidade por retirar os animais das ruas recaiu sobre a gente. Funcionários da Prefeitura, da Zoonoses e até a Polícia Militar ligam para o meu gabinete querendo que a gente realize os resgates e faça os trâmites administrativos para dar entrada no Canil. Pessoas ligam para o gabinete, encaminhadas por estes órgãos, comprando o argumento de que a Vereadora Fernanda Castelha é a responsável pelos animais de Araxá. É uma situação absurda e totalmente descabida! São casos recorrentes lá na Câmara; acontecem todos os dias!”, criticou a parlamentar.

”Nunca fomos negligentes e atendemos com muito amor os casos, mas está claramente caraterizado o desvio de função e omissão da Prefeitura Municipal em relação aos animais de Araxá. É inaceitável a situação e a forma como a Prefeitura conduz essa cidade. Tanto desleixo e pouco caso com o dinheiro público, que ficamos desacreditados com o que cenário que vem pela frente. Iremos encaminhar essa indicação à Secretaria de Sáude, mas como é grande a descrença na política de transformação de Araxá, iremos novamente ao Ministério Público para que a lei seja cumprida por quem quer que seja e em todos seus aspectos legais”, finalizou a Vereadora.

As demais indicações feitas por Fernanda foram as seguintes:

. Realização de tapa buracos e recuperação do asfalto na rotatória da Rodovia MG-146 (Acesso a BR-262), bairro Jardim das Oliveiras, entre o ”Mart Minas” e a ”Bem Brasil”.

. Viabilidade para instalação de quebra-molas na Rua Sebastião Moreira, altura do número 375, no bairro Mangabeiras.

. Construção de área de lazer ou parques nos terrenos em frente ao conjunto habitacional, localizado na Av. João Moreira Sales, Área II (Vila Lamartine).

. Instalação de proteções em volta das mudas de árvores recém-plantadas pela CBMM, localizadas nas rotatórias do bairro Pão de Açúcar;

. Instalação de redutor de velocidade na Avenida Tancredo Neves, altura do Cemitério São João Batista, no bairro Dona Beja.

. Capina e retirada de entulho jogados na rua Tomás de Lima, no bairro Pão de Açúcar;

. Aquisição das fitas para medição de glicose nas farmácias populares.

Assessoria de Comunicação Vereadora Fernanda Castelha

Bem Brasil 2024
Política

Mais notícias da Categoria Política

Vereadores aprovam termos de fomento com CONSEP, CAMTA e AMPARA

Vereadores aprovam termos de fomento com CONSEP, CAMTA e AMPARA

Portal Araxá 28/03/2024
Vereadores instauram Comissão Processante em Reunião Ordinária

Vereadores instauram Comissão Processante em Reunião Ordinária

Portal Araxá 06/03/2024
Câmara aprova Termos de Fomento com o CONSEP

Câmara aprova Termos de Fomento com o CONSEP

Portal Araxá 21/02/2024
Câmara realiza a primeira Reunião Ordinária do ano com uso de Tribuna

Câmara realiza a primeira Reunião Ordinária do ano com uso de Tribuna

Portal Araxá 19/02/2024
Deputado Bosco reúne-se com autoridades para solucionar falta de energia na área rural de Araxá e região

Deputado Bosco reúne-se com autoridades para solucionar falta de energia na área rural de Araxá e região

Portal Araxá 14/02/2024
Vereador Raphael Rios preside Comissão mais imporante do Legislativo

Vereador Raphael Rios preside Comissão mais imporante do Legislativo

Portal Araxá 06/02/2024