PMA – Março e Albril (Saúde)
Governador Romeu Zema lança segunda etapa do programa Transforma Minas
Política

Governador Romeu Zema lança segunda etapa do programa Transforma Minas

Governador Romeu Zema lança segunda etapa do programa Transforma Minas

Nova fase é voltada a secretários e subsecretários de Minas Gerais para desenvolvimento de lideranças

O governador Romeu Zema deu início, nesta segunda-feira (4/11), durante reunião na Cidade Administrativa com todos os secretários e subsecretários de Estado, à segunda etapa do Transforma Minas, programa de gestão de pessoas por mérito e competência lançado em março. Nesta fase, será colocado em prática o Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL). Os gestores participarão de módulos para valorização e desenvolvimento de competências específicas, entre elas orientação para resultados, resiliência diante de desafios, engajamento de pessoas, desafio do status quo, comunicação e liderança.

O treinamento é coordenado pela Fundação João Pinheiro, enquanto a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) é responsável pelo Transforma Minas. Nesta segunda-feira, Romeu Zema apresentou a nova etapa, ao lado do vice-governador Paulo Brant e do ex-governador Paulo Hartung, que falou sobre equilíbrio fiscal e os exemplos de gestão implementados no Espírito Santo.

Romeu Zema ressaltou o potencial da equipe do governo e a intenção de fazer uma gestão diferente, voltada para a população.

“O que nós queremos são soluções concretas. Aqui estão as pessoas que têm condições de fazer algo para mudar. Por experiência própria, para mudar, é necessário envolvimento, disciplina, determinação e, acima de tudo, coragem. Vamos aproveitar esse momento único para o nosso desenvolvimento, que tem tudo a ver com a nossa realização. Uma das coisas mais gratificantes para o ser humano é quando ele vê que está desenvolvendo, que está aprendendo, que consegue ampliar o estoque de habilidades. Isso eu acho que todos nós almejamos. O que eu quero é que nosso governo, no futuro, seja lembrado como um governo que veio para mostrar que dá para fazer muita coisa de um modo diferente, mais leve e melhor para o povo”, afirmou.

“Temos um papel importantíssimo e essa equipe estando afinada é como um maestro numa orquestra que está tocando bem. Vocês são as pessoas que têm condições de fazer as coisas acontecerem nesse Estado e daí a importância desse time todo que está trabalhando em conjunto. Lembro que quem faz gestão, antes de tudo, lida com pessoas e pessoas não são máquinas”, completou o governador.

O ex-governador Paulo Hartung citou a recuperação econômica e social implementada por seu governo no Espírito Santo, a partir de 2003. “Pegamos o Estado quebrado e entregamos um governo organizado. Tínhamos uma boa equipe, muito planejamento, focávamos no que era prioritário. Colocar as coisas em ordem é desafiador”, explicou.

Segundo Hartung, iniciativas como essa do PDL são fundamentais para motivar os envolvidos e estabelecer prioridades. “Vocês têm que ser um time, uma organização. Haverá erros, óbvio. Mas é preciso corrigir. Se trabalhar como um time, colaborativo, uma secretaria ajudar a outra, com controle interno proativo, haverá resultados. É preciso ver onde estamos, onde queremos chegar em Minas Gerais, com estruturação de projetos, com gerenciamento de cada um. É como colocar um carimbo no que é prioritário. Já ouvi que o time daqui é de primeira”, acrescentou.

Debate

Durante a dinâmica desta segunda-feira, foi dada a oportunidade para os secretários e subsecretários levantarem pontos que consideram chave em sua atuação como líderes e também debaterem sobre como alcançar esses objetivos. Temas como integração estratégica do governo, motivação dos servidores, composição de equipes por meritocracia e comunicação das ações governamentais junto à população foram apresentadas.

Em sua apresentação, o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy, apresentou as metas já estabelecidas pelo governo e definidas no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).

“Para mim, líder é uma pessoa que atinge metas a partir de outras pessoas. Para mim, gente é tudo. A gente quer um grande time e com ambição na meta. Temos 31 metas estabelecidas pelo PMDI. São as lideranças que farão a diferença, estaremos investindo nesse processo, estabelecendo metas nos módulos de treinamento”, explicou.

O vice-governador Paulo Brant pontuou como o governo deve atender aos anseios da população. “Esse governo tem uma característica fundamental que é a boa-fé. Esse é um governo que não engana. As pessoas querem isso, elas estão ávidas por transparência, por atitudes e palavras que têm a ver com aquilo que a gente acredita e isso tem uma força revolucionária”.

Primeira fase

O Transforma Minas é um programa de atração e pré-seleção, desenvolvimento e acompanhamento de desempenho de profissionais selecionados para cargos de liderança na administração pública.

Até o momento, 140 lideranças já foram escolhidas por meio do programa. Há ainda 16 processos seletivos em andamento. Até 2022, terão sido 325 vagas abertas.

O programa possui critérios objetivos e transparentes e é inspirado em experiências internacionais bem-sucedidas – como na Austrália, no Reino Unido e no Chile.

O programa é fruto de Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo de Minas e a Aliança, iniciativa que reúne organizações do Terceiro Setor.

Crédito (fotos): Marco Evangelista/Imprensa MG

Move – Pilates
Política

Mais notícias da Categoria Política

Vereadores aprovam termos de fomento com CONSEP, CAMTA e AMPARA

Vereadores aprovam termos de fomento com CONSEP, CAMTA e AMPARA

Portal Araxá 28/03/2024
Vereadores instauram Comissão Processante em Reunião Ordinária

Vereadores instauram Comissão Processante em Reunião Ordinária

Portal Araxá 06/03/2024
Câmara aprova Termos de Fomento com o CONSEP

Câmara aprova Termos de Fomento com o CONSEP

Portal Araxá 21/02/2024
Câmara realiza a primeira Reunião Ordinária do ano com uso de Tribuna

Câmara realiza a primeira Reunião Ordinária do ano com uso de Tribuna

Portal Araxá 19/02/2024
Deputado Bosco reúne-se com autoridades para solucionar falta de energia na área rural de Araxá e região

Deputado Bosco reúne-se com autoridades para solucionar falta de energia na área rural de Araxá e região

Portal Araxá 14/02/2024
Vereador Raphael Rios preside Comissão mais imporante do Legislativo

Vereador Raphael Rios preside Comissão mais imporante do Legislativo

Portal Araxá 06/02/2024