PMA – 24.05.2022
Bem Brasil concretiza parceria com a eureciclo para compensar ambientalmente suas embalagens pós-consumo
Empresarial

Bem Brasil concretiza parceria com a eureciclo para compensar ambientalmente suas embalagens pós-consumo

Bem Brasil concretiza parceria com a eureciclo para compensar ambientalmente suas embalagens pós-consumo

Medida apoia centrais de triagem em todo o país, uma das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Bem Brasil Alimentos concretiziu a parceria com a eureciclo, maior certificadora de logística reversa de embalagens do Brasil. Esta é mais uma ação de sustentabilidade que passa a integrar o portfólio da Bem Brasil, que desde sua criação ressalta que o respeito e o cuidado com o ecossistema fazem parte da sua cultura organizacional e do seu DNA.

“A parceria consiste em destinar recursos proporcionais ao volume de embalagens geradas com a venda de nossos produtos, para a cadeia de reciclagem, a fim de mitigar o impacto ambiental dos nossos resíduos pós-consumo. Um compromisso que sempre tivemos não apenas com o nosso negócio, mas com o meio ambiente e com a sociedade. A empresa tem trabalhado, cada vez mais, com projetos permanentes que possam garantir a produção e o consumo responsáveis”, diz o CEO da empresa, Dênio de Oliveira.

Ao fazer a compensação ambiental aplicada à logística reversa das suas embalagens, a Bem Brasil receberá Certificados de Reciclagem emitidos pela eureciclo. Os documentos são rastreáveis e comprovam o volume do material destinado adequadamente, atendendo às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituídas pela Lei Federal 12.305/2010, que impõe a fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos embalados o dever de estruturar e operacionalizar sistemas que assegurem o retorno das embalagens pós-consumo ao processo produtivo, com a posterior destinação final ambientalmente adequada, do que for retornado.

Divulgação

Para cumprir as metas de logística reversa de embalagens pós-consumo definidas nacionalmente, as empresas devem recuperar ou compensar a quantidade mínima de 22% da massa total de embalagens colocadas no mercado. A Bem Brasil vai reciclar 1.273 toneladas de embalagens pós-consumo (sendo 305 toneladas de plástico e 968 toneladas de papel), que equivalem a 5.092 m³ de resíduos ou a mais de 4,5 piscinas olímpicas cheias de resíduos,

Com a parceria – que começou com a compensação voluntária em 9 estados brasileiros e agora será realizada em todo Brasil – a empresa passa a estampar o selo eureciclo, que informa ao consumidor o investimento no setor e nos agentes de reciclagem. Além do valor de venda do material, eles também são remunerados pelo serviço prestado ao direcionar resíduos para a reciclagem.

As cooperativas e operadores têm autonomia para investir os valores recebidos em treinamentos, equipamentos, estrutura e salários. “Na prática, significa que, ao compensar o impacto das nossas embalagens, a Bem Brasil ajuda a valorizar o trabalho prestado por essas organizações, desenvolvendo a cadeia de reciclagem do país. Este é, inclusive, um ponto importante da PNRS, que indica a importância de incluir cooperativas e catadores de materiais recicláveis no processo da logística reversa, como questão social e de geração de renda”, acrescenta Oliveira.

“Juntas, conseguimos alcançar maiores volumes reciclados e remuneramos profissionais do setor com valores adicionais, causando impacto ambiental e social. Na jornada da sustentabilidade, é importante nos unirmos para que os resultados sejam ampliados”, diz Luca Degrandis, da eureciclo.

A parceria da Bem Brasil com a eureciclo tem duração inicial de 2 anos. Além deste compromisso, outras ações na gestão de resíduos integram o portfólio da Gerência de Sustentabilidade da empresa. Uma delas é a destinação de sobras de isopor para uma parceira que as utiliza como matéria-prima na fabricação de blocos para construção civil, material que volta para a Bem Brasil e é aplicado nas câmaras frias de armazenamento de batata in natura.

Bem Brasil firma parceria para reciclar 1.273 toneladas de embalagens pós-consumo

Sobre a Bem Brasil

A Bem Brasil Alimentos, indústria 100% brasileira de batatas pré-fritas congeladas, atua no mercado há 15 anos, sendo pioneira na atividade. A marca é líder isolada em penetração da batata pré-frita congelada nos lares brasileiros – detém um share de 45%, conforme pesquisa Estatexport – e apresenta o maior índice de frequência de compras nos supermercados, de acordo com a consultoria Kantar. A companhia conta com duas unidades fabris no Triângulo Mineiro: uma em Araxá e a outra no município de Perdizes, que geram mais de 1000 empregos diretos e 2 mil indiretos. A ampliação da fábrica de Perdizes quase duplicou a atual capacidade produtiva da empresa, passando de 250 mil toneladas para mais de 450 mil toneladas de produtos.

Seu mix contempla mais de 20 produtos voltados para food service e varejo nacional. Além de contar com o reconhecimento do mercado pela qualidade de seus produtos, ao longo dos anos, a Bem Brasil conquistou diversos prêmios pela sua excelência em segurança de alimentos e gestão de pessoas. A empresa prima pela sustentabilidade, com uma atuação focada na responsabilidade socioambiental e na governança corporativa, o que também já rendeu diversas certificações, entre elas o Selo Mais Integridade 2021.

Sobre a eureciclo

A eureciclo certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo de empresas de todo o Brasil, por meio de uma plataforma de tecnologia que rastreia os dados da cadeia de reciclagem e confere consistência e escalabilidade ao processo, fornecendo para a indústria certificados de reciclagem robustos e transparentes. Para isso, utiliza o modelo de compensação ambiental, que consiste em garantir que o mesmo volume das embalagens que uma empresa coloca no mercado foi destinado à reciclagem. A homologação de seus operadores parceiros é um dos pontos-chave de sua operação, uma vez que promove a formalização e o desenvolvimento do setor e os torna aptos a receberem os investimentos provenientes das empresas que buscam a adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Dessa forma, as empresas que realizam a contratação da eureciclo e optam pela compensação a nível nacional, recebem, então, o selo eureciclo para estampar suas embalagens e comunicar aos consumidores seu compromisso com a reciclagem. Todo o processo é auditado pela EY. A empresa é certificada como Empresa B, conceito que indica um modelo de negócio voltado para o desenvolvimento social e ambiental e é a única brasileira presente no ranking 50 To Watch, lista que reúne companhias de todo o mundo que buscam soluções para combater a crise climática.

PMA –
Empresarial

Mais notícias da Categoria Empresarial

Bem Brasil anuncia patrocínio ao MasterChef Brasil

Bem Brasil anuncia patrocínio ao MasterChef Brasil

Portal Araxá 18/05/2022
CBMM recebe 40 novos estagiários

CBMM recebe 40 novos estagiários

Portal Araxá 13/05/2022
Copasa investe R$ 200 milhões em saneamento neste primeiro semestre

Copasa investe R$ 200 milhões em saneamento neste primeiro semestre

Portal Araxá 03/05/2022
Projeto orientado pela Epamig avalia substituição da gordura do leite por óleo de coco na fabricação do requeijão cremoso

Projeto orientado pela Epamig avalia substituição da gordura do leite por óleo de coco na fabricação do requeijão cremoso

Portal Araxá 02/05/2022
Conta com Pix: clientes da Cemig têm até 6/5 para participar do próximo sorteio da promoção

Conta com Pix: clientes da Cemig têm até 6/5 para participar do próximo sorteio da promoção

Portal Araxá 02/05/2022
Setor de chocolates pode ter aumento de vendas na Páscoa, explica economista

Setor de chocolates pode ter aumento de vendas na Páscoa, explica economista

Portal Araxá 12/04/2022