Bem Brasil 2024
Brasileiros já conquistaram quatro medalhas de ouro durante os Jogos
Esporte

Brasileiros já conquistaram quatro medalhas de ouro durante os Jogos

Brasileiros já conquistaram quatro medalhas de ouro durante os Jogos

Ana Marcela é mais uma atleta que recebe o Bolsa Pódio e conquista o primeiro lugar na competição

Brasileiros já conquistaram quatro medalhas de ouro durante os Jogos

Ana Marcela conquistou o primeiro lugar na maratona aquática. – Foto: Breno Barros/ rededoesporte.gov.br

O Brasil ganhou nova medalha olímpica de ouro. Dessa vez, foi na maratona aquática. Com 29 anos, a baiana Ana Marcela Cunha nadou por 10 quilômetros em águas abertas, superou as 24 rivais e garantiu o primeiro lugar na modalidade.

Ana Marcela Cunha recebe o Bolsa Pódio, principal categoria do Bolsa Atleta, voltada para quem se posiciona entre os 20 melhores do mundo em suas modalidades. Além disso, possui o suporte da Marinha no Programa de Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas.

“A gente sabe o quanto é difícil no Brasil e gente ter apoio, ter patrocínios. Já tenho mais de 10 anos com apoio do Bolsa Atleta, então, é algo que realmente fez e continua fazendo a diferença. Queria deixar um grande agradecimento por isso”, disse a campeã olímpica.

“Me preparei muito, acho que como nunca para essa prova. A gente se adaptou muito para a água quente que a gente ia enfrentar aqui, principalmente para esse calor. Uma estratégia foi nadar o máximo possível com um estilo mais tranquilo, mais alongado, menos braçada. Consegui colocar isso em prática que foi muito importante, o desgaste é menor e aí cheguei no final da prova mais inteira, conseguindo colocar tudo o que a gente treinou no momento que eu precisava”, contou Ana Marcela.

Trajetória de sucesso

A atleta tem lugar guardado na história como a maior medalhista de todos os tempos em Campeonatos Mundiais. São 11 pódios, sendo cinco de ouro, dois de prata e quatro de bronze. Ela ainda tem no currículo 33 pódios em Copas do Mundo, sendo 18 ouros, 10 pratas e 5 bronzes, entre diversos outros títulos nacionais e internacionais, como o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

A maratona aquática estreou nos Jogos Olímpicos na edição de 2008, em Pequim, e o Brasil conquistou a primeira medalha em 2016, no Rio de Janeiro, com Poliana Okimoto.

Bolsa Atleta

No ciclo entre os Jogos Rio 2016 e Tóquio 2021, o Governo Federal Brasileiro investiu de forma direta nos atletas da maratona aquática R$ 2,5 milhões, valor que permitiu a concessão de 100 bolsas.
Em Tóquio, 242 esportistas recebem o Bolsa Atleta, programa de patrocínio do Governo Federal que prevê repasses diretos de recursos. O número representa 80% dos inscritos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
De acordo com o Ministério da Cidadania, o Governo Federal é o maior patrocinador do esporte olímpico e paralímpico no país, com um investimento anual superior a R$ 750 milhões. Nesse valor estão abrigados o tripé que hoje representa a maior fonte de investimento do esporte brasileiro, formado pela Lei das Loterias, Bolsa Atleta e Lei de Incentivo ao Esporte.

Programa de Atletas de Alto Rendimento

Os atletas militares representam 30% da delegação brasileira em Tóquio com mais de 90 esportistas. Segundo o Ministério da Defesa, o programa é integrado por 551 militares atletas em 30 modalidades.
Ao fazer parte do programa, os atletas militares têm os benefícios da carreira que são salário, férias, assistência médica e odontológica, nutricionista e fisioterapeuta. Eles ainda têm à disposição instalações esportivas em organizações militares das Forças Armadas para treinar.

Medalhistas

O Brasil já recebeu 15 medalhas, sendo quatro de ouro, três de prata e oito de bronze. Confira os vencedores.

Medalha de Ouro

– Ana Marcela Cunha – maratona aquática. Recebe o Bolsa Pódio e é integrante do programa de Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas, pela Marinha.

– Ítalo Ferreira – surfe. Recebe o Bolsa Pódio do Governo Federal.

– Rebeca Andrade – medalha no salto da ginástica artística. Recebe o Bolsa Pódio do Governo Federal.

– Martine Grael e Kahena Kunze – vela. Recebem o Bolsa Pódio. Kahena Kunze também faz parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, na Marinha do Brasil.

Medalha de Prata

– Kelvin Hoefler – skate street. Recebe o Bolsa Pódio do Governo Federal.

– Rayssa Leal – skate street. Com 13 anos, não integra o programa. A idade mínima para fazer parte do Bolsa Atleta é 14 anos.

– Rebeca Andrade – medalha na ginástica artística feminina individual. Recebe o Bolsa Pódio do Governo Federal.

Medalha de Bronze

– Abner Teixeira – boxe, peso pesado. Recebe o Bolsa Atleta na categoria Internacional e participa do Programa de Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas, no Exército Brasileiro.

– Alison dos Santos – atletismo: 400 metros com barreiras. Recebe o Bolsa Pódio do Governo Federal. Faz parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, na Marinha do Brasil.

– Bruno Fratus – natação, nos 50 metros livre. Recebe o Bolsa Pódio do Governo Federal.

– Daniel Cargnin – judô, na categoria peso meio-leve, até 66 kg. Recebe o Bolsa Pódio do Governo Federal. Faz parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, no Marinha do Brasil.

– Fernando Scheffer – natação, nos 200 metros livre. Recebe o Bolsa Pódio do Governo Federal. Faz parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, no Exército Brasileiro.

– Luisa Stefani e Laura Pigossi – dupla de tênis. Luisa Stefani recebe Bolsa Atleta Internacional do Governo Federal.

– Mayra Aguiar – judô, na categoria meio-pesado, de até 78 kg. Recebe o Bolsa Pódio do Governo Federal.

– Thiago Braz – salto com vara. Recebe o Bolsa Atleta na categoria Pódio.

*Com informações do Ministério da Cidadania

ALMG – Violência Contra A Mulher
Esporte

Mais notícias da Categoria Esporte

Copa do Mundo e Copa Internacional de MTB gera mais de 30 milhões na economia

Copa do Mundo e Copa Internacional de MTB gera mais de 30 milhões na economia

Portal Araxá 26/04/2024
Circuito Sesc de Corridas retorna a Araxá em junho

Circuito Sesc de Corridas retorna a Araxá em junho

Portal Araxá 26/04/2024
Copa Internacional de Mountain Bike terá entrada gratuita; evento acontece no próximo fim de semana

Copa Internacional de Mountain Bike terá entrada gratuita; evento acontece no próximo fim de semana

Portal Araxá 24/04/2024
Araxá será sede da Copa do Mundo de Mountain Bike em 2025 e 2026

Araxá será sede da Copa do Mundo de Mountain Bike em 2025 e 2026

Portal Araxá 22/04/2024
Araxá recebe imprensa internacional para a Copa do Mundo de Mountain Bike

Araxá recebe imprensa internacional para a Copa do Mundo de Mountain Bike

Portal Araxá 19/04/2024
CBMM apresenta 21ª edição da Copa Internacional de Mountain Bike, em Araxá

CBMM apresenta 21ª edição da Copa Internacional de Mountain Bike, em Araxá

Portal Araxá 17/04/2024