O mundo digital: tendências e vantagens

O mundo é digital

O mundo digital: tendências e vantagens
O mundo digital: tendências e vantagens

Analista de Sistemas no UNIARAXÁ, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Sites e Aplicações Web e Empreendedor na Agência Digital WebCódigo. Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Banco de dados e Gestão de Projetos. contato@webcodigo.com

O mundo digital: tendências e vantagens

O mercado se transformou de maneira absurda desde o surgimento do ambiente digital. A ingressão de negócios, campanhas, vendas e atendimento a este novo ecossistema abriu um potencial gigantesco para expansão, personalização e, acima de tudo, imersão.

O foco do aspecto digital dos negócios é manter o usuário conectado e ciente da sua marca, através da expansão. As redes sociais contribuem muito para esse fator, pois a sua gama de conteúdo é imensa e mantém o interesse de seus visitantes por horas a fio. Assim sendo, eles são expostos diariamente a diferentes tipos de comerciais, propagandas, promoções, etc. Não apenas de forma programada, como uma postagem patrocinada ou oferecimento de ofertas baseado em dados de busca, mas também pelo boca a boca virtual: um amigo pode ver algo que queira compartilhar e espalhar entre seus conhecidos, assim propagando um conteúdo que poderia não ter sido visto por essas pessoas de outra forma.

Conforme se expande, o meio online dos negócios não traz apenas a consciência de que tal produto ou serviço está sendo oferecido, mas também há a possibilidade de adquiri-los diretamente através da internet. Por meio do e-commerce, clientes podem instantaneamente responder à personalização e imersão de anúncios e campanhas com apenas alguns cliques e realizar uma compra, sem demora ou adiamento. Por este motivo, o estabelecimento de uma plataforma online é extremamente importante, pois não apenas facilita a transação para os clientes como também replica e expande um negócio de forma exponencial, sem haver a necessidade imediata de novas localidades e filiais, por exemplo.

A personalização é outro diferencial das plataformas digitais. Através de dados de busca do usuário, páginas e perfis que visita, vídeos que assiste, etc, a ele é sugerido conteúdo que esteja alinhado com esses dados e, por consequência, com suas preferências. Assim, garante-se que haverá uma visualização real do que lhe for oferecido, não apenas uma rápida olhada e descarte de um anúncio ou propaganda, por exemplo.

Finalmente, chegamos à imersão, uma característica chave da presença de negócios e anúncios online. O conteúdo é preparado e elaborado de forma a atrair e manter a atenção dos usuários, seja através de formatos narrativos, interação com o público (através de chats e comentários), campanhas publicitárias que se aproximam do público com expressões e outros conteúdos midiáticos em alta ou combinações destes diversos fatores. O foco é o engajamento na marca, cuja consequência se mostra na participação dos usuários com comentários e compartilhamentos para seu círculo de amizades.

A consequência dessas características é o constante crescimento da participação de públicos com marcas e empresas, facilitando não apenas uma maior constância e facilidade de noticiar novidades, como também possibilitando respostas e feedbacks instantâneos e de fácil visualização. Portanto, as tendências do mundo digital chegaram com muito peso e influência em como se pensar o relacionamento com o cliente e a divulgação de uma marca. É importante que os negócios se adaptem, pois assim se tornarão mais relevantes e eficientes no mercado atual.

O mundo é digital

Analista de Sistemas no UNIARAXÁ, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Sites e Aplicações Web e Empreendedor na Agência Digital WebCódigo. Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Banco de dados e Gestão de Projetos. contato@webcodigo.com

Mais postagens da coluna - O mundo é digital

Startup Semexe lança a primeira ‘Tabela FIPE’ de bicicletas do Brasil  

Startup Semexe lança a primeira ‘Tabela FIPE’ de bicicletas do Brasil  

Alexsandro Luiz de Assis 09/09/2021
Brasil tem 152 milhões de pessoas com acesso à internet

Brasil tem 152 milhões de pessoas com acesso à internet

Alexsandro Luiz de Assis 23/08/2021
Compartilhamento de dados do open banking começa na próxima sexta

Compartilhamento de dados do open banking começa na próxima sexta

Alexsandro Luiz de Assis 10/08/2021
Cursos on-line gratuitos da Uaitec impulsionam conhecimentos digitais

Cursos on-line gratuitos da Uaitec impulsionam conhecimentos digitais

Alexsandro Luiz de Assis 23/07/2021
Startups e empresas que atendem demandas de inovação poderão prestar serviços para grandes industrias

Startups e empresas que atendem demandas de inovação poderão prestar serviços para grandes industrias

Alexsandro Luiz de Assis 20/07/2021
Chamada Pública do Lab Procel abre pré-inscrições

Chamada Pública do Lab Procel abre pré-inscrições

Alexsandro Luiz de Assis 06/07/2021
Programa Petrobras Conexões para Inovação lança edital

Programa Petrobras Conexões para Inovação lança edital

Alexsandro Luiz de Assis 15/06/2021
Missão oficial vai aos EUA para conhecer redes privativas de 5G

Missão oficial vai aos EUA para conhecer redes privativas de 5G

Alexsandro Luiz de Assis 02/06/2021
Governo sanciona Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador

Governo sanciona Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador

Alexsandro Luiz de Assis 01/06/2021
BDMG lança edital de R$ 20 mi para financiamento de projetos de inovação

BDMG lança edital de R$ 20 mi para financiamento de projetos de inovação

Alexsandro Luiz de Assis 19/05/2021
Santander oferece 50 mil bolsas de estudo para capacitação em TI

Santander oferece 50 mil bolsas de estudo para capacitação em TI

Alexsandro Luiz de Assis 17/05/2021
Firjan e Sesi promovem torneio de robótica em formato virtual

Firjan e Sesi promovem torneio de robótica em formato virtual

Alexsandro Luiz de Assis 07/05/2021