PMA – Março e Albril (Saúde)
Empresários do comércio mineiro estão otimistas com o 1º semestre de 2023, aponta pesquisa da Fecomércio MG
Empresarial

Empresários do comércio mineiro estão otimistas com o 1º semestre de 2023, aponta pesquisa da Fecomércio MG

Empresários do comércio mineiro estão otimistas com o 1º semestre de 2023, aponta pesquisa da Fecomércio MG

Embora o cenário econômico ainda não esteja favorável, empresários acreditam que primeiro semestre de 2023 será melhor que segundo semestre de 2022

O comércio varejista mineiro está mais esperançoso neste primeiro semestre de 2023, conforme aponta a pesquisa de Expectativa de Vendas, realizada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG. Segundo o estudo, 41,6% das empresas entrevistadas viram seu volume de vendas melhorar no segundo semestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano de 2021. Se comparado ao primeiro semestre do ano, 33% registraram aumento nas vendas.

Nesse início de ano, o arrefecimento da pandemia e a normalização da atividade econômica e do fluxo de pessoas nos centros urbanos, são fatores que podem impulsionar as vendas nos estabelecimentos varejistas que contam, ainda, com um cenário conjuntural mais positivo, frente ao mesmo período do ano passado.

Para impulsionar as vendas, é necessário que o empresário se planeje e atraia o consumidor. Para a economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, o primeiro semestre é marcado por datas importantes para o varejo, como a Páscoa e o Dia das Mães. “Dessa forma, planejar e inovar se tornam estratégias essenciais para atrair novos consumidores e fidelizar clientes”, analisa.

Reprodução

A pesquisa mostra que neste primeiro semestre de 2023, 27,2% realizarão promoções, 26,0% investirão em divulgação/propaganda e 4,7% investirão no atendimento diferenciado. Ao menos, 53,9% dos estabelecimentos são influenciados pelas datas comemorativas do primeiro semestre. Desses, 53,8% esperam vendas melhores que em 2022 para o período. Além disso, o Dia das Mães é a data comemorativa do primeiro semestre que impacta o maior número de estabelecimentos positivamente.

Vendas no segundo semestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano de 2021

Os resultados das vendas no segundo semestre de 2022 foram melhores para 41,6% das empresas, frente ao mesmo período do ano de 2021. Para 36,7% dessas, houve melhora de até 20% nas vendas. A piora nos resultados foi notada por 24,9% dos estabelecimentos. O percentual para a piora foi de até 20%, em 19,3% dos casos.

Para 53,7% dos empresários, as vendas do semestre alcançaram as expectativas

Para 33% das empresas, o segundo semestre de 2022 apresentou resultados melhores, frente ao primeiro semestre do ano. Em 37,8% dos estabelecimentos que apresentaram tal resultado, a melhora foi de até 20%. A piora nos resultados foi notada por 20,4% dos estabelecimentos. Para 21,7% desses, houve uma variação percentual de até 20%.

Expectativas para o volume de vendas

Acredita que as vendas neste semestre serão melhores que no segundo de 2022?

Movidos, principalmente, pelo otimismo e esperança e pela percepção de aquecimento do comércio, 42,1% do comércio varejista de Minas Gerais acredita que o primeiro semestre de 2023 será melhor se comparado ao segundo semestre de 2022.

Os segmentos com melhores expectativas são: Livros, jornais, revistas e papelaria (80,0%); e joias, óticas e artigos recreativos (62,5%).

Ações para o período

Para melhorar as vendas no período, 27,2% dos empresários prometem realizar promoções, 26,0% divulgações/propaganda e 4,7% irão investir no atendimento diferenciado. Os fatores que podem dificultar as vendas nos primeiros seis meses do ano mais comentados pelos empresários, foram: momento político (45,3%), preço alto dos produtos (18,4%), endividamento do consumidor (13,1%) e momento econômico do país (10,8%).

(1)Questão de múltiplas respostas, exceto para quem não soube ou não quis avaliar ou respondeu “Nenhum motivo”. Percentual de entrevistados do grupo que citou cada item.

 

Confira, na íntegra, a pesquisa Expectativa de Vendas – 1° semestre de 2023

 

 

Bem Brasil 2024
Empresarial

Mais notícias da Categoria Empresarial

CBMM investe para impulsionar divisão de materiais e tecnologia para baterias

CBMM investe para impulsionar divisão de materiais e tecnologia para baterias

Portal Araxá 24/04/2024
Informe copasa

Informe copasa

Portal Araxá 11/04/2024
Bem Brasil fecha parceria para a Copa do Mundo e da Copa Internacional de Mountain Bike

Bem Brasil fecha parceria para a Copa do Mundo e da Copa Internacional de Mountain Bike

Portal Araxá 10/04/2024
Prefeitura executa estratégias para captação de novas empresas e aumento de emprego e renda em Araxá

Prefeitura executa estratégias para captação de novas empresas e aumento de emprego e renda em Araxá

Portal Araxá 04/04/2024
Bem Brasil recebe o Selo Mais Integridade, concedido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária

Bem Brasil recebe o Selo Mais Integridade, concedido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária

Portal Araxá 28/03/2024
Copasa inicia em abril obras para ampliar sistema de reuso de água

Copasa inicia em abril obras para ampliar sistema de reuso de água

Portal Araxá 22/03/2024