Estande de Minas Gerais na World Travel Market chama a atenção com exposições
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Estande de Minas Gerais na World Travel Market chama a atenção com exposições

Estande de Minas Gerais na World Travel Market chama a atenção com exposições

Objetivo é promover o estado como destino cultural e turístico, atrair investimentos e gerar novas oportunidades de negócios e renda para os mineiros

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Governo de Minas promove programação diversa no estande da World Travel Market (WTM) Latin America, a maior feira de turismo da América Latina, realizada em São Paulo até quarta-feira (17/4).

A iniciativa objetiva apresentar o estado para visitantes e é promovida por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Uma das atrações é a mostra “São José – O Artesão”. A exposição reúne cerca de 30 itens feitos por 30 artistas de diversas cidades de Minas Gerais e tem co-curadoria da presidente do Servas, Christiana Renault. A mostra também ficou em cartaz no Palácio da Liberdade, na segunda quinzena de março, durante a programação do Minas Santa 2024.

Secult / Divulgação

“Eu quis trazer um pouco desse caráter, dessa austeridade carinhosa, que me parece muito típica de Minas Gerais. Minas Gerais é essa presença certa, sólida, discreta e singela, sempre presente nos momentos-chave da vida de nosso país. A alma de Minas está presente nesse José pai, simples, entalhado na madeira e que extrai dela a alma de Minas”, destaca Christiana.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, ressalta que Minas Gerais é o estado que apresenta o maior crescimento turístico do país, o dobro da média nacional em 2023.

“A base desse crescimento é nossa cultura: nossa hospitalidade, nossos festivais, nossas festas tradicionais como o Congado. Aqui tem o artesanato do Jequitinhonha. Todo esse conjunto cria uma ideia de casa, de pertencimento, de bem-receber, que nós, de Minas Gerais, temos”, registra.

O secretário também destaca os números do setor, da economia da criatividade e do turismo.

“Nós vemos números muito robustos. Por exemplo, em 2023, cerca de R$ 30 bilhões foram injetados na economia e no Carnaval mais de R$ 4 bilhões e ficamos ainda entre os três estados com mais turistas estrangeiros”, salienta.

Representatividade

O estande impressiona pelo tamanho e pela criatividade na concepção – uma releitura do fogão à lenha estilizado, como centro de mineiridade, e uma cor avermelhada, puxada para tons terrosos.

Gerente de Comunicação da Codemge, Paulo Guilherme destaca que Minas Gerais está representada por meio das riquezas, história, cultura e belezas naturais. Além da gastronomia, clássica e contemporânea.

“Promover turismo também é promover atração de investimentos, negócios, geração de empregos e, consequentemente, a economia. O estado cresce, a economia local, a cadeia produtiva. A Codemge é superparceria da Secult e vê no turismo oportunidade de fazer cultura e gerar desenvolvimento”, enfatiza.

Rotas turísticas

Uma das rotas apresentadas por Minas no WTM é a Rota Cicloturística Bahia-Minas, que ganhará reforço para impulsionar o cicloturismo nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, regiões impactadas com o fim das operações da extinta ferrovia que ligava Minas ao Sul da Bahia.

O percurso tem atraído novos visitantes e gerado oportunidades de negócios para pequenos empreendedores e comunidades localizadas ao longo do percurso. Com mais de 350 quilômetros, a Rota Cicloturística Bahia-Minas passa por seis municípios mineiros: Araçuaí, Novo Cruzeiro, Ladainha, Poté, Teófilo Otoni e Carlos Chagas.

O estande promoveu degustação de cachaças artesanais da Rota Bahia-Minas.

“O desenvolvimento do cicloturismo representa um novo começo para muitas comunidades afetadas pela desativação da antiga ferrovia. As belezas naturais, a história e a cultura atraem a atenção dos visitantes, e evidenciam o potencial turístico da região. Mais que simples um percurso, a Rota Bahia-Minas tem se tornado um símbolo de esperança, conectando pessoas, impulsionando a geração de emprego e renda, e oferecendo um novo propósito às comunidades e vilarejos da região”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Outra novidade apresentada é o reconhecimento mundial do Geoparque Uberaba pela Unesco, sendo o sexto do país e o primeiro da região Sudeste a receber essa chancela internacional.

Em torno do Geoparque Uberaba haverá a Rota Turística Caminhos do Geoparque de Uberaba, que contribuirá para fortalecer o potencial turístico da cidade do Triângulo Mineiro.

Essa será estruturada, mapeada e qualificada com novos produtos e experiências por meio do programa Check in Minas, do Sebrae Minas. O Governo do Estado, em parceria com o Sebrae Minas, também prevê ações para o desenvolvimento turístico da região e promoção do destino.

O nome ‘Terra de Gigantes” é uma alusão às três principais identidades históricas e culturais uberabenses, relacionadas ao patrimônio geológico – por abrigar fósseis de dinossauros -, ao potencial agropecuário – Uberaba é reconhecida como capital mundial da raça Zebu -, e por ser a cidade onde viveu o médium Chico Xavier.

Com todo esse potencial turístico, o Sebrae Minas, por meio do programa Check in Minas, e a Secult vão estruturar, mapear e qualificar novos produtos e experiências da Rota Turística Caminhos do Geoparque de Uberaba.

A participação na Feira WTM 2024 integra o programa Mais Turistas, fortalecendo a atividade no estado, e tem como parceiro o Centro Universitário UniBH e o Sebrae Minas.

Oito receptivos vão oferecer aos visitantes produtos e serviços de destinos como as cidades históricas, o Geoparque Uberaba, os roteiros turísticos Rota das Artes, Rota Cafés do Sul de Minas e Café do Cerrado Mineiro, e as regiões da Serra da Canastra, Serra da Mantiqueira, Campo das Vertentes e Cordilheira do Espinhaço

Sobre a WTM

A 11ª edição da WTM Latin America, importante encontro realizado em São Paulo, no Expo Center Norte, reunirá mais de 27 mil profissionais, agentes e expositores de países como Argentina, Chile, Equador, Bolívia, Venezuela, Colômbia, México, Peru, Paraguai, Uruguai, Itália, Espanha, França, Alemanha, Portugal, Estados Unidos, Canadá, China, Holanda, México, Ruanda, Tanzânia, África do Sul, Austrália e Azerbaijão, num total de mais de 40 destinos.

Entre as novidades a serem apresentadas pela WTM Latin America nesta edição está a Rota da Diversidade, iniciativa que tem o objetivo de incentivar inovações significativas, reconhecer e destacar projetos inovadores que abordem, de maneira única e criativa, as temáticas de Afroturismo, Turismo LGBTQIA+ e Turismo 60+.

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