PMA – mês junho/2024
ExpoQueijo Brasil já tem inscritos de praticamente todos os estados brasileiros
Cultura

ExpoQueijo Brasil já tem inscritos de praticamente todos os estados brasileiros

ExpoQueijo Brasil já tem inscritos de praticamente todos os estados brasileiros

Evento destaca internacionalmente a qualidade e a variedade do queijo produzido no país

Um produto que virou sinônimo de orgulho para o povo amazonense. O queijo produzido na região de Autazes vai participar pela primeira vez do Concurso Internacional da ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards. A expectativa dos produtores não poderia ser maior. “No ano passado participamos do evento em um estande e recebemos feedbacks muito positivos da crítica especializada, além da ótima aceitação do grande público. Neste ano, com o apoio do Sebrae, estaremos novamente em exposição na cidade Araxá, só que agora com a expectativa de participar do Concurso Internacional da ExpoQueijo Brasil, que pode coroar de uma vez por todas nosso empreendimento”, destaca a produtora Arleane Costa Figueiredo.

Arleane e Allan Kardec são da quarta geração de produtores e assumiram em 2019 a gestão do empreendimento, dando continuidade ao legado e à tradição familiar. “A Queijaria Tradição d’Lourdes é uma empresa familiar. O nome do empreendimento é uma homenagem à Maria de Lourdes, protagonista da segunda geração de queijeiros da família e personagem conhecida nas imediações do Rio Autaz-Mirim, onde em uma pequena estrutura flutuante produzia, com muito cuidado e carinho, queijos de excepcional qualidade”, explica Allan.

A fama dos queijos da família de Dona Maria de Lourdes acabou se expandindo para além dos limites do município de Autazes e agora quer ganhar o mundo, como aconteceu com os queijos da região da Canastra, no Centro-Oeste mineiro. De lá o número de concorrentes é tradicionalmente muito grande e se depender do produtor Sérgio de Paula Alves, vai aumentar ainda mais esse ano. “Estou ansioso para a próxima ExpoQueijo Brasil. Vou inscrever mais queijos que na última edição e, se Deus quiser, conquistar mais prêmios”, diz.

Serjão, como prefere ser chamado, ganhou de presente um pedaço da terra em que os avós trabalhavam com leite. Foi ele quem decidiu largar o curso de Direito e a corretora que tinha para começar a produzir queijos. Foi um sucesso. “Produzo queijo há oito anos na cidade de Piumhi. Faço parte da nova geração de produtores da Canastra, sendo nosso queijo medalha Super Ouro no Mondial Du Fromage, na França, em 2021. Temos orgulho de dizer que também ganhamos duas medalhas de prata na última ExpoQueijo. Aqui nos especializamos na produção do queijo da canastra mofado, que vem sendo destaque em concursos e no mercado nacional”, comenta.

Destaque nacional

Mantendo uma tradição, o concurso internacional da ExpoQueijo Brasil deve bater novo recorde de queijos estrangeiros inscritos, com representantes de cinco continentes; mas a competição também se orgulha de ser a que mais agrega regiões produtoras nacionais. “Nós já temos entre os participantes representantes de quase todas as regiões produtoras do país, de quase todos os estados. Isso é maravilhoso porque mostra a variedade de produtos que temos e, mais do que isso, destaca o quanto o queijo do Brasil cresceu em qualidade. O mercado internacional nota isso, muito a partir da ExpoQueijo Brasil”, ressalta a organizadora do evento, Maricell Hussein.

ExpoQueijo Brasil 2024 – Araxá International Cheese Awards Data: 27 e 30 de junho Local: Grande Hotel e Termas de Araxá. Rua Águas do Araxá, sem número – bairro Barreiro, Araxá (MG) Mais informações e inscrições: www.expoqueijobrasil.com.br

Um exemplo desse crescimento está na propriedade do produtor Henrique Lamim. O queijo da região da Mantiqueira participa da ExpoQueijo desde 2021: uma história de superação e sucesso. “Nos dois primeiros anos não ganhamos medalhas. Foram anos de melhorias, acertos e os concursos são ótimos para isso. Em 2023, ganhamos duas medalhas de bronze, ficamos muito felizes e isso trouxe uma mídia muito grande para a queijaria. Esse ano estamos com muita expectativa da medalha de ouro e de boas vendas no estande da associação”, comenta.

Últimos dias

As inscrições para o maior concurso internacional de queijos das Américas terminam no próximo dia 30 de maio. Nesta edição serão recebidos apenas 1100 queijos concorrentes.

Qualquer produtor de queijo artesanal com algum registro oficial de autoridades sanitárias do país de origem pode participar. As inscrições devem ser feitas pelo site www.expoqueijobrasil.com.br .

Assim como no ano passado, os queijos inscritos serão avaliados de acordo com o aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor. As premiações consistem em uma medalha para o primeiro lugar (ouro), uma para o segundo (prata) e uma para o terceiro (bronze) colocados por categoria, sendo ainda premiado um queijo com a honraria máxima (Super Ouro)”.

Outras atrações

Além do Concurso Internacional, a ExpoQueijo Brasil 2024 – Araxá International Cheese Awards – conta com uma Feira Internacional de Negócios com estandes que valorizam o consumo de produtos da agricultura familiar. O Fórum Internacional desenvolve uma agenda de palestras, conferências e mesas de debate sobre inovações, métodos e práticas para melhorar a qualidade e agregar valor comercial ao queijo artesanal regularizado, entre outros produtos da gastronomia rural. A vila gastronômica e cultural promove uma experiência sensorial na degustação de queijos artesanais harmonizados com outras iguarias da culinária regional. Uma celebração dos sabores e da cultura, com música ao vivo, mostras e exposições.

ExpoQueijo Brasil

Principal evento do segmento nas Américas, a ExpoQueijo Brasil 2024 – Araxá International Cheese Awards tem reconhecimento e participação dos principais países produtores, atraindo a atenção da comunidade internacional, de especialistas e da imprensa. O encontro conta com uma grande estrutura montada no pátio principal e nos luxuosos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá, patrimônio cultural e histórico de Minas Gerais.

Neste ano, a ExpoQueijo será realizada entre os dias 27 e 30 de junho e se prevê que tenha um impacto positivo em diversas áreas, como o turismo, varejo, agropecuária, logística, indústria alimentícia e de suprimentos e relações internacionais.

O evento é realizado pela Bonare Eventos, com patrocínio da CBMM, Copasa, Cemig, McCain, Sebrae, Sistema Ocemg e Sicoob Crediara. Tem parceria com associações de produtores de queijos e apoio de todas as instituições de fomento do agronegócio, com destaque para o Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Superintendência Federal de Agricultura MG; Governo de Minas, por meio da Seapa – Emater-MG, Epamig, IMA; Entreposto de Laticínios São Pedro, CCPR, Senar, Faemg e Prefeitura de Araxá. A Epamig – Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG ILCT), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) – Governo de Minas Gerais – é a entidade mantenedora da Expoqueijo Brasil 2024.

Campanha GRUPO EPR,
Cultura

Mais notícias da Categoria Cultura

ExpoQueijo Brasil terá 50 horas de programação técnica e cultural

ExpoQueijo Brasil terá 50 horas de programação técnica e cultural

Portal Araxá 13/06/2024
Myriam Scotti, autora manauara do premiado “Terra Úmida”, participará de mesas literárias na Fliaraxá

Myriam Scotti, autora manauara do premiado “Terra Úmida”, participará de mesas literárias na Fliaraxá

Portal Araxá 11/06/2024
Festival FloRIR o Cerrado atrai mais de 13 mil pessoas no Parque do Cristo em Araxá

Festival FloRIR o Cerrado atrai mais de 13 mil pessoas no Parque do Cristo em Araxá

Portal Araxá 11/06/2024
Fundação Cultural Calmon Barreto lança o quadro “Artista em Ação”

Fundação Cultural Calmon Barreto lança o quadro “Artista em Ação”

Portal Araxá 06/06/2024
Governo do Estado fará promoção do Destino Minas no Festival Internacional de Turismo

Governo do Estado fará promoção do Destino Minas no Festival Internacional de Turismo

Portal Araxá 05/06/2024
Prorrogadas as inscrições para o Concurso Internacional da ExpoQueijo Brasil 2024

Prorrogadas as inscrições para o Concurso Internacional da ExpoQueijo Brasil 2024

Portal Araxá 03/06/2024